4 de nov de 2011

FINADOS - PRÁTICAS E ESPERANÇA CRISTÃ

No dia 02 de novembro somos convidados a prestar nossa espacial homenagem aos nossos familiares e amigos que já partiram desta vida.

Apesar de tantos avanços científicos, tanto a vida quanto a morte ainda apresentam-se como mistério para nós seres humanos, gerando incertezas, questionamentos e receios.

Contudo, a mensagem cristã nos ensina que a nossa esperança está em Jesus Cristo, que morrendo destruiu o poder da morte com sua gloriosa Ressurreição.

O que isso significa? Em síntese, o significado da esperança cristã trata da atitude de fé, não da simples atitude de esperar. A esperança cristã está fundamentada no exemplo de Cristo em sua paixão, morte e ressurreição. Este sentido da esperança cristã, mostra-se positivo, pois na medida em que a terrível obscuridade da morte coloca o coração do ser humano em profundo desespero, na ressureição de Jesus Cristo o cristão tem fé da sua futura participação na vida plena de Deus que é amor. Há, portanto uma estreita relação da esperança com o mistério pascal de Cristo.


Dando sua vida em sacrifício e experimentando a morte, e morte na cruz (Fl 2, 8), Jesus Cristo ressuscitou para a salvação de toda a humanidade. Isto nos garante que, para quem crê, for batizado e seguir seus ensinamentos (Mc 16, 16), a morte é apenas a passagem para a vida definitiva, a vida feliz, a vida eterna no Reino do Pai onde a felicidade é plena.

Ao longo do tempo, os cristãos adotaram práticas para evidenciar sua fé e homenagear a memória dos que partiram. Entre elas destacam-se a oração, flores, velas, visitas aos túmulos e um dia especial de recordações.

É natural e perfeitamente compreensível que tenhamos saudade de nossos entes queridos. Porém, uma inconsolável e constante tristeza diante da morte evidencia uma incoerência com a perspectiva da mensagem cristã. O cristão é essencialmente pessoa de firme esperança. No dia 02 de novembro, ao recordar de nossos entes queridos, tenhamos presente que o objeto da esperança cristã é a realização da promessa salvação feita por Cristo.

Portanto, “vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor. Cristo morreu e ressuscitou exatamente para isto, para ser o Senhor dos mortos e dos vivos” (Rm 14, 9).


Fr. Agostinho Morosini

3 de nov de 2011

ENCONTRO DIOCESANO DE CEB's

Paróquia N. Sra. da Consolação
Cachoeiro de Itapemirim - ES



Entre os dias 4 a 6 de novembro de 2011 acontecerá o 7º Encontro Diocesano de CEB´s - Comunidades Eclesiais de Base - da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espírito Santo.
 
O Encontro acontecerá em Jerônimo Monteiro e terá como tema: CEB´s: Ecologia e Missão e o lema: Comunidades em Missão a Serviço da Vida. Veja a programação completa no site da diocese.

Fonte: Diocese de Cachoeiro de Itapemirim 

ENCONTRO COM JOVENS - SP

Paróquia N. Sra. de Lourdes
São Paulo - SP

No próximo dia 05 de novembro, a partir das 15h00 teremos um encontro com jovens da região Lapa no salão paroquial da Vila Hamburguesa. Teremos a presença especial de nosso bispo Dom Júlio (Região Lapa) na qual deseja conhecer a juventude de nossa região. Ao final teremos uma grande confraternização.

AGITA JOVEM

Paróquia São João Batista  
Muqui - ES


No dia 29 de outubro a Paróquia São João Batista, Muqui - ES,
 realizou o 4º Agita Jovem. Veja o vídeo.