14 de jan de 2012

Prior Provincial 2012-2015: frei Nicolás Pérez-Aradros Rúbio


Dia 14: Quinto dia do XV Capítulo Provincial 
da Província Santa Rita de Cássia


Frei Nicolás Pérez-Aradros Rubio:
Provincial para os anos 2012-2015
Conhecido como frei Nicolau, o novo Prior Provincial da Província Santa Rita de Cássia
foi eleito na tarde do dia 14 de janeiro de 2012, em sessão do XV Capítulo Provincial
da Província Santa Rita de Cássia, que acontece no seminário Nossa Senhora Aparecida.


Frei Nicolau em foto do dia 12, durante a homilia.


Dom Pedro Luis, bispo de Franca, presidiu a celebração Eucarística juntamente com toda a comunidade dos padres capitulares e frades agostinianos recoletos. No presbitério, Dom Pedro Luis com o Prior Geral e Presidente do XV Capítulo da Província Santa Rita de Cássia frei Miguel Miró Miró (lado direito da foto) e o diácono recém-ordenado frei Jacir (lado esquerdo da foto).

Dom Pedro Luis e frei Miguel, momentos antes a bênção final, agradecem a oportunidade de se encontrarem e ressaltam a importância da união e da fraternidade para o bom andamento em todas as instâncias da Igreja.

A manhã deste sábado dia 14 foi dedicada à conclusão das ordenações do Capítulo Provincial. As ordenações foram estudadas, comentadas, corrigidas e/ou modificadas (total ou parcialmente) e consequentemente votadas. Depois das devidas modificações, todas as ordenações foram aprovadas na primeira votação. O Prior Geral frei Miguel Miró agradeceu a todos pelo trabalho bem realizado.

A votação para Prior Provincial aconteceu pela tarde. Antes da votação, frei Francisco Sevolani Botacín, prior provincial no período 2008-2011, agradeceu a oportunidade e a honra do cargo de serviço que ocupou durante os quatro anos em que a Província este sob seu provincialato. 

Depois de várias votações, frei Nicolau foi o escolhido pelos capitulares para exercer este grande serviço à comunidade da Província agostiniana-recoleta Santa Rita de Cássia. 

Frei Nicolau, frei Miguel Miró e frei Francisco Sevolani, logo após o resultado da eleição.

Na Capela, o momento da posse de frei Nicolau.


O Prior Provincial frei Nicolau agradeceu a confiança depositada nele e pediu a colaboração de todos. Afinal de contas, a espiritualidade agostiniana-recoleta tem por fundamento a busca de "uma só alma e um só coração dirigidos para Deus".

Frei Francisco Sevolani Botacín cumprimenta frei Nicolau.

O Prior Geral frei Miguel e o Prior Provincial frei Nicolau.

O Capítulo Provincial não acabou. 
Domingo é dia de recesso do capítulo, que volta na segunda-feira. Temos ainda muito trabalho a ser feito. Aguardem por atualizações sobre o XV Capítulo Provincial da Província Santa Rita de Cássia.

MENSAGEM DOS SEGUIDORES

Queridos Freis Aqui estamos, acompanhando vocês. Paz e benção a todos nessa missão. Que a graça de Deus e a luz do Espírito Santo os ilumine para o que for melhor para a paróquia. Estamos em oração com vocês. Um forte abraço aos freis que já passaram por aqui e aos que ainda virão. Fiquem com Deus. 

Helen Marcia - Paróquia Santa Rita de Cássia - Igarapava-SP



Frei Mason, todos nos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e comunidades, estamos rezando para que tudo aconteça na vontade de Deus que ele ilumine a todos e a Nossa Senhora passe a Frente de todas decisões que serão tomadas, um abraço de todos, fiquem com Deus...

Sônia

MENSAGEM DOS SEGUIDORES

Ao XV Capitulo Geral da OAR: Estamos acompanhando com grande interesse pela internet o desenrolar desse Capitulo e unidos em orações, rogamos ao Altissimo e Onipotente Bom Senhor, os melhores frutos de revitalização e estruturação da Provincia e da OAR.Que o Espirito Santo ilumine a todas as resoluções tomadas para o bem do Reino de Deus, da OAR, da Igreja Povo de Deus e de vossas comunidades religiosas. Pedimos em particular tambem por nossa Paroquia 

Respeitosasmente, os Cristãos Leigos e Leigas da
 Paróquia de São Januario e Santo Agostinho da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

13 de jan de 2012

Quarto dia do XV Capítulo Provincial

Dia 13: Quarto dia do XV Capítulo Provincial 
da Província Santa Rita de Cássia


Objetivo Geral:


Revitalizar a Província desde a promoção vocacional e formação em todos os níveis, aprofundando a identidade carismática, a conversão pessoal e comunitária, a comunhão fraterna e eclesial para cumprir melhor a missão evangelizadora em nossos ministérios.


Frei Didier (30) e frei Romoaldo (na casa dos 80):
aniversariantes da semana homenageados pela comunidade.


A Eucaristia é a primeira ação da comunidade Capitular.
Neste dia 13 de janeiro, frei Fábio presidiu a Santa Missa.
Frei Domingos Sérgio (esquerda) e o diácono recém-ordenado frei Agostinho
acompanharam frei Fábio no presbitério.



Iniciamos nosso dia com a celebração da Eucaristia que foi presidida por Frei Fábio. Quem fez a homilia foi Frei Domingos Sérgio, que destacou a necesseidade do empenho pessoal de cada um dos religiosos para vitalizar a Província e nossa Ordem.

Às 08: 30 horas, na sala capítular foram lidas algumas mensagens chegadas ao Capítulo. Logo em seguida as quatro comições de Economia e Governo, de Formação e Promoção vocacional, de Espiritualidade e de Apostolado continuaram trabalhando nas Prioridades e Diretrizes do XV Capítulo. Este trabalho se estendeu por toda a manhã.



Os momentos de oração, estudo e lazer se realizam em comunidade para viver o ideal de Santo Agostinho: "Ter uma só alma e um só coração dirigidos para Deus".


Pela tarde, na Sala capitular, foi apresentado aos capitulares os trabalhos realizados pelas comissões de Governo e Economia, De Espiritualidade e de Formação e Promoção Vocacional. Foram feitas varias correções e dadas muitas sugestões nas propostas destas três comissões. Não havendo mais tempo para ler e debater sobre as propostas da comissão de Apostolado, esta sessão terminou às 17: 15 horas.

Pela noite, depois da oração das Vésperas e do Jantar, às 19: 30 horas, iniciou mais uma sessão do nosso Capítulo. A comissão de apostolado apresentou suas propostas de prioridades para o próximo quatriênio. Foram feitas observações e correções.

Logo a seguir, o presidente do capítulo, Frei Miguel Miró Miró deu a conhecer aos capitulares os nomes da terna para a eleição para Prior Provincial. A terna ficou Constituída: Frei Francisco, Frei Nicolau e Frei Toninho. Finalmente, as comissões sairam para os respectivos trabalhos de correções e avaliação das sugestões dadas pelas outras comissões.



Frei Nicolau (frente), frei José Carlos e frei Francisco Botacín se atualizam com as notícias do dia.


Frei Egisto (fundo), frei Enéas, frei Ademildo, frei Gracione e o Prior Geral frei Miguel Miró
em momento comunitário celebrando o dom da vida entre os irmãos.


Frei Domingos Sérgio (esquerda), frei Wagno, frei Raimundo e frei Alcimar:
momentos de lazer fazem parte da boa e santa convivência.

MENSAGEM DOS SEGUIDORES

Queridos Irmãos Frades Agostinianos Recoletos, que Nosso Senhor Jesus Cristo vos ilumine nestes dias de Capítulo para que tudo aconteça segundo a vontade de Deus e para o bem de nossa Ordem e de nossa amada Província. Que sob o olhar materno de Maria Santíssima, mãe de Aparecida e de Santa Rita de Cássia, possais conduzir os trabalhos de acordo com as necessidades e anseios de todo o povo de Deus presente em nossas comunidades. Que possamos ter de fato um só coração e uma só alma dirigidas para Deus... 

Com abraço Fraterno em Santo Agostinho Seminarista Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida

Terceiro dia do XV Capítulo Provincial

Dia 12: Terceiro dia do XV Capítulo Provincial 
da Província Santa Rita de Cássia

Frei Nicolau presidiu a Eucaristia. Frei Mason (esquerda da foto) e o recém-ordenado
diácono, frei Jacir (que auxilia os trabalhos de secretaria do Capítulo) acompanharam
frei Nicolau no presbitério.


Frei Nicolau durante a homilia. O XV Capítulo da Província Santa Rita de Cássia
acontece em Franca, no seminário Nossa Senhora Aparecida. Estamos todos
muito bem acompanhados.


Como de costume, ás 07 horas da manhã iniciamos nosso dia com a Celebração da Eucaristia, presidida por Frei Nicolau. Na homilia, ele destacou dois pontos muito importantes: 


     - 01) Da leitura de Samuel, destacou a Aliança entre Deus e Seu Povo. 
     - 02) da Leitura do Evangelho, destacou o comportamento de Jesus que, cheio de compaixão e misericórdia, estende a mão, toca no leproso e pronuncia a palavra de Cura. 


A partir deste exemplo de Cristo Jesus, disse que também nós, sonos chamados a sermos homens da misericórdia e da compaixão. Também nós devemos estender nossas mãos e pronunciar as palavras de Deus que traz cura para tantas pessoas enfermas.


Às 08: 30 horas na Sala Capitular, depois das leituras de várias mensagens que chegaram aos capitulares, o Presidente do Capítulo, Frei Miguel Miró Miró organizou os trabalhos das comissões. As quatro comissões ficaram assim constituídas:

Comissão de Espiritualidade: Fr. Domingos Sérgio, fr. Antônio Benedito, fr. Didier, fr. Jonas e fr. Mário.


Comissão de Espiritualidade: frei Domingos Sérgio, frei Didier (aniversariante do dia),
frei Mário Aparecido, frei Jonas (que é irmão de frei Domingos Sérgio) e frei Antônio Benedito
(conhecido como frei Ditinho).

Comissão de Formação e Promoção Vocacional: fr. Alcimar, fr. Sérgio Peres, fr. Hélton, fr. Ademildo, fr. Fábio e fr. Mason.


Comissão de Formação e Promoção Vocacional: Frei Ademildo, frei Sérgio Peres 
e frei Hélton (esquerda, do fundo para a frente); frei Mason, frei Fábio 
e frei Alcimar (direita, do fundo para a frente).



Comissão de Apostolado: fr. Wagno, fr. Raimundo, fr. Gracione, fr. Enéas, fr. José Carlos e fr. Nicolas.


Comissão de Apostolado: frei Gracione, frei José Carlos, frei Wagno, 
frei Raimundo, frei Nicolau e frei Enéas.

Comissão de Governo e Economia: fr. Miguel, fr. Marcus, fr. Francisco, fr. Antônio Jacintho e fr. Egisto.


Comissão de Governo e Economia: frei Antônio Jacintho (conhecido como frei Toninho),
frei Egisto, frei Francisco, frei Miguel (Prior Geral da Ordem dos Agostinianos Recoletos 
e Presidente deste Capítulo) e frei Marcus Vinícius.

Para o almoço, foi convidado um querido irmão nosso, fr. Romualdo que, ontem, dia 11 de Janeiro, completou 84 Anos de Idade. Seu aniversário foi comemorado juntos aos capitulares hoje, dia 12, em comunhão com fr. Didier, também padre capitular que completou 30 anos de idade neste dia 12 de janeiro.


.  .  .


Obrigado a todos 
pelas mensagens e orações!!!

Segundo dia do XV Capítulo Provincial

XV Capítulo da Província
Santa Rita de Cássia

O XV Capítulo Provincial da província Santa Rita de Cássia
acontece em Franca, no seminário Nossa Senhora Aparecida,
carinhosamente conhecido como Capelinha.

contamos com as orações de todos vocês


O padre frei Miguel Miró Miró, Prior Geral da Ordem dos Agostinianos Recoletos, preside o Capítulo Provincial. Na foto, do dia 10, primeiro dia do Capítulo, frei Miguel preside a Celebração Eucarística de abertura. No presbitério, frei Jonas (esquerda na foto) e frei Didier (direta na foto) concelebraram com o Prior Geral...

... em comunidade com todos os frades capitulares. Esta foto já é do dia 11.
Eucaristia: força, benção e fonte de amor para todos nós.

Segundo Dia: 11 de janeiro de 2012

Às 07 horas da manhã iniciamos o dia Com a Celebração da Eucaristia presidida por Frei Toninho. Na sua brevíssima homilia destacou a Vocação de Samuel. Segundo Ele, nós somos chamados a seguir o exemplo do Sacerdote Eli: devemos ajudar os homens a reconhecer a Palavra de Deus. 


Os padres capitulares durante o período da manhã, durante o Capítulo.

Depois do café da manhã, ás 08: 30 horas demos inicio à quarta sessão capitular. Continuamos com a leitura do informe do Padre Prior Provincial, tratando dos temas de governo e economia. 

O hora da refeição é momento de alimentar-se espiritualmente, também.

Os padres capitulares durante o período da tarde, durante o Capítulo.

Este assunto se prolongou também na sessão Quinta, iniciada ás 14 e 30 horas. 

Pela noite, depois de ler várias mensagens chegadas ao Capítulo de vário lugares do Brasil e do mundo, foram lidas, corrigidas e aprovadas as atas do Concílio.

Comunidade reunida para viver o ideal de Santo Agostinho: 
"Uma só alma e um só coração dirigidos para Deus"

MENSAGEM DOS SEGUIDORES

Queridos Freis. Que este momento possa ser na vida de cada um de vocês um reavivamento de tudo o que nos ensinou a viver Santo Agostinho, que seja um momento forte de oração e de escuta de Deus. Vocês fazem parte da história de cada um de nós. Agradecemos o carinho e amizade de todos e estamos rezando para que a vontade de Deus se realize e seja aceita por todos. Um grande abraço fraterno. 

Valéria e Marcia - Paróquia São José - Ribeirão Preto.

12 de jan de 2012

MENSAGEM DOS SEGUIDORES

Queridos Freis, Estamos em oração rogando a Deus que Ele envie o Divino Espirito Santo para que o capitulo provincial transcorra na santa paz, que em todas as decisões seja feita a Sua vontade, que todos os senhores tenham sabedoria, sejam iluminados e abençoados para acolhe-las. Que a paz de Deus esteja com todos.

 Ivonete Sacramento Paroquia Nossa Senhora de Lourdes - SP

MENSAGEM DOS SEGUIDORES

Queridos irmaos freis agostinianos da provincia Santa Rita. Soube hoje pelo blog que estao de capitulo provincial y nos missionarias agostinianas Recoletas de Argentina, estamos unidas e pedindo ao espirito Santo de Deus que ilumine a cada capitular. Em Cristo e em Santo Agostinho nosso Pai, 

suas irmas M.A.R de Argentina

11 de jan de 2012

MENSAGEM DOS SEGUIDORES

Paz para todos desejo a todos muita alegria muita Paz que o Senhor Deus continue vos abençoando para meditaçao de todos Salmos 133 estamos orando por todos vcs a voz de Deus esta ao alcançe de muitos coraçoes Deus vos abençoe.

De:Luis,Silvia,Natany e Kesia

MENSAGEM DOS SEGUIDORES

Estoy orando a nuestro Dios Uno y Trino, para que envíe el Espíritu Santo sobre ustedes hermanos capitulares de la Provincia de Santa Rita, para que así, para bien de su Provincia y de nuestra Orden realicen lo mejor y que sea para Gloria de Dios, si no es así, no tiene razón de ser el estar ahí congregados, por ello, "dejad que el Espíritu os ilumine y ayude a discernir absolutamente todo", Dios los bendiga y acompañe, porque tienen una misión muy grande, pero en él lo podemos todo. Fraternalmente, 

Fr. Aleycer (Colombia)
Província Nuestra Señora de la Candelaria

MENSAGEM DOS SEGUIDORES

Queridos Frades Agostinianos! Paz e Bem! Estamos unidos em oração,que o Senhor derrame o vosso Espírito sobre todos vocês, para que todas as decisões a serem tomadas sejam para o crescimento do reino de Deus. Que vocês estejam na presença d'ELE em todos os momentos. Fraternalmente em Santo Agostinho, 
Rosangela Milheiros Paróquia São João Batista-ES

Primeiro Dia do XV Capítulo Provincial

Primeiro Dia: 10 de janeiro de 2012

22 padres frades (incluindo o presidente Prior Geral Miguel Miró Miró) agostinianos recoletos participam do Capítulo

A primeira ação de todo dia foi a Santa Eucaristia

CELEBRAÇÃO DA MISSA VOTIVA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
Aos dez dias do mês de janeiro de dois mil e doze iniciamos o XV capítulo provincial com a missa votiva do Espírito Santo. Na homilia, o prior geral, frei Miguel Miró Miró, a partir dos textos sagrados, lembrou aos capitulares da necessidade de se deixar conduzir pela ação do Espírito Santo, e que todos somos responsáveis pelo futuro da província e da Ordem.


O Ato Penitencial foi presidido por frei Benedito Stéfani, nosso querido frei Ditinho

CELEBRAÇÃO PENITENCIAL E SACRAMENTO DA CONFISSÃO
Após a missa e o café da manhã, frei Antonio Benedito conduziu-nos numa celebração penitencial lembrando a cada um de nós sobre a necessidade de vivermos em família, como irmãos, reconhecendo nossos pecados e nos exortando a viver no amor e no perdão.

PRIMEIRA SESSÃO NA SALA CAPITULAR
Passamos a seguir à sala capitular, onde o prior geral dirigiu as boas vindas novamente aos capitulares e iniciou sua fala destacando sete pontos importantes para a reflexão dos irmãos capitulares. São eles: uma atitude de fé; vitalidade do carisma; diversidade e unidade; espírito de comunhão; o capítulo geral; disponibilidade ao Espírito e responsabilidade; olhar para o futuro com realismo e esperança. É o próprio Jesus que nos impulsiona a viver nossa vida com amor e alegria. Com essas palavras, o presidente do Capítulo, frei Miguel Miró Miró declarou aberto o XV Capítulo da Província de Santa Rita de Cássia.

OS  NOMES DOS CAPITULARES
Para dar continuidade aos trabalhos foi sugerido pelo presidente do capítulo e eleito secretário até a nomeação do secretário do capítulo fr. Marcus Vinicius Dorrigo Leite. A continuação o presidente pediu ao secretário que lêsse a lista dos delegados ao capítulo. São os seguintes: fr. Enéas Berilli, fr. Antonio Benedito Stéfani, fr. Antonio Jacintho Gomes Junqueira, fr. Nicolas Perez Aradros Rubio, fr. Egisto Cansian, fr. Francisco Sevolani Botacin, fr. José Roberto Mason, fr. Sérgio Peres de Paula, fr. Raimundo Nonato de Oliveira, fr. Mário Aparecido, fr. Domingos Sérgio Gusson, fr. Alcimar Fioresi, fr. Marcus Vinicius Dorrigo Leite, fr. Ademildo Gomes, fr. Fábio Freire Nôcal, fr. José Carlos Jacintho Barboza, fr. Wagno Broedel Palma, fr. Jonas Gusson, fr. Didier Esperidião Neto, fr. Hélton Pimenta Fernandes, fr. Gracione Augusto Alves.

O Prior Geral frei Miguel Miró Miró e os três escrutinadores: frei Hélton, frei Enéas e frei Gracione.
Os escrutinadores foram indicados pelo Presidente do Capítulo e aceitos pelos capitulares (os padres que participam do Capítulo). O critério usado foi escolher o mais velho e os dois mais novos de profissão religiosa.

ESCOLHA DOS ESCRUTINADORES
A seguir foi feita a indicação e votação por aclamação dos escrutinadores: foram escolhidos: fr. Enéas Berilli, fr. Hélton Pimenta Fernandes, fr. Gracione Augusto Alves. Os escrutinadores, junto com o presidente do capítulo, fizeram o juramento de guardar segredo durante todo o capítulo e mesmo após o seu término.


Frei Benedito (moderador), frei Miguel Miró Miró (presidente) e frei Sérgio Peres (moderador).
Os dois moderadores foram escolhidos pelos Capitulares por votação maioria absoluta.

ELEIÇÃO DOS MODERADORES
Fr. Miguel fala das funções dos dois moderadores do Capítulo: são eleitos pelos vogais por maioria absoluta de votos (cf. CA 390) e formam parte do Conselho do Capítulo. É função do moderador: Cuidar de que as sessões se desenvolvam ordenadamente e conforme o Ordo Capituliaprovado pelo próprio Capítulo; colaborar com o presidente do Capítulo em tudo o que se lhe requeira; comunicar à assembléia capitular as decisões tomadas pelo Conselho do Capítulo, a não ser que o presidente prefira fazê-lo pessoalmente; informar à sala capitular, segundo as indicações do Conselho do Capítulo, das mensagens mandadas ao Capítulo por pessoas particulares ou instituições. O presidente explica o que significa maioria absoluta, no caso deste capítulo, serão 12 os votos para maioria absoluta. Assim, foram eleitos fr. Antonio Benedito e fr. Sérgio Peres.

ELEIÇÃO DO SECRETÁRIO CAPITULAR
O prior geral explicou, segundo o Ordo Capituli, as funções do secretário do capítulo: Os vogais elegerão, por maioria absoluta de votos, um secretário do Capítulo que exercerá seu ofício até a nomeação do novo secretário provincial (cf. CA 390). Forma parte do Conselho do Capítulo. Corresponde ao secretário do Capítulo: Intervir nas reuniões do Conselho do Capítulo e levantar ata das mesmas reuniões; facilitar aos assistentes os documentos, escritos e o que seja necessário; recolher e transmitir ao Conselho do Capítulo as petições ou sugestões dos capitulares, que previamente lhe apresentaram por escrito; responsabilizar-se diretamente das atas das sessões capitulares, revisando-as pessoalmente e controlando as eventuais modificações ou retificações que se possam fazer. Foi eleito como secretário do capítulo fr. Marcus Vinicius.

O CONSELHEIRO DO CAPÍTULO
Passou-se depois à votação para conselheiro do capitulo. Foi eleito para esta função fr. Antonio Jacintho. E  deu-se um intervalo de tempo de 20 minutos. Retornando á sala capitular, e após oração inicial com a invocação de Santa Rita por nossa intercessão, fr. Miguel dirigiu a nomeação para a composição das comissões.

Para compor a EQUIPE DE COMUNICAÇÃO foram escolhidos fr. Ademildo, fr. Mason e fr. Wagno, com a tarefa de enviar e receber respostas.

Para a REDAÇÃO DA MENSAGEM OFICIAL DO CAPÍTULO foram escolhidos fr. Domingos Sérgio, fr. Hélton e fr. Mário. Para a organização da liturgia fr. Alcimar. E para o CONTROLE DO TEMPO das sessões (sineteiro): fr. Jonas.
            
A seguir, foi dada a palavra ao Padre Prior Provincial  fr. Francisco, para a leitura do relatório do provincial que tocou os seguintes pontos:
            01) acontecimentos relevantes do último quatriênio
            02) Vida Religiosa.
            03) Vida Espiritual.
            04) Vida Comunitária.


No período da tarde, fr. Antônio Benedito leu uma mensagem do presidente da FABRA, Pe. José Florêncio Blanco. Em seguida, Fr. Francisco retomou a leitura do relatório provincial concentrando-se nos temas Vocações e Formação, Promotores Vocacionais e os Formadores. Depois da leitura, a discussão do tema tomou bastante tempo. A transferência do seminário Santo Agostinho, o seminário “propedêutico” em Franca, o curso de filosofia do Instituto Agostiniano de filosofia e o Seminário teológico Santa Mônica e a formação permanente dos nossos religiosos... são questões delicadas e que necessitam serem pensadas com seriedade pelo capítulo.
            
Depois de diversas intervenções por parte dos Capitulares, o moderador, fr. Antônio Benedito dá a palavra a fr. Francisco para que continue a leitura do relatório. Chegamos assim no assunto do Apostolado da Provincia, e mais uma vez, choveu intervenções por parte dos Capitulares. Depois das intervenções, a sessão foi encerrada.

MENSAGEM DOS SEGUIDORES

Queridos Freis Agostinianos !

Estamos em oração, aqui em casa pedindo ao Espírito Santo, que derrame suas graças pelo pleno êxito do XV Capítulo.

Diácono Sérgio Ricardo

Paróquia Nossa Senhora da Consolação - ES

PROFISSÃO SIMPLES EM RIBEIRÃO PRETO

Paróquia São José
Ribeirão Preto - SP


No domingo, dia 07 de Janeiro de 2011, a paróquia de São José acolheu com muito carinho os mais novos frades da Província de Santa Rita. São eles Frei Laércio (Minas Gerais) e Frei Magno (Pernanbuco). Na celebração eucarística das 10h00 eles receberam a profissão simples publicamente assumindo o carisma agostiniano recoleto e os conselhos evangélicos: castidade, pobreza e obediência. A celebração foi presidida pelo prior Geral Miguel Miró e co-celebrada por Frei Francisco e demais sacerdotes e religiosos. Contamos com um grande número de fieis da paróquia, além de diversos visitantes de Franca, São Paulo e outras cidades. 
Millllllllllllll felicidades aos nossos novos frades e saibam que estaremos esperando-os
 em São Paulo.


Frei Rodolfo, oar. 







3 ANOS DE PROFISSÃO

Seminário Teológico - SP

Enquanto, isso em São Paulo, Capital Eu (Frei Rodolfo), juntamente com Frei Sérgio Sambl e Frei Clébson comemoramos o terceiro ano de Profissão Simples. Agradecemos e louvamos a Deus por ter concedidos a nós esta graça. Sabemos que são poucos anos mais que se converterão em muitos outros a favor da Província. Junto rezamos por este dia e partilharmos algo em comum como um bolo ao lado de nossa querida Ivonete Sacramento. Obrigado meu Deus por esta oportunidade e continuem rezando por nós.

Fraternalmente em Cristo, Frei Rodolfo, oar.


10 de jan de 2012

XV Capítulo Provincial da Província Santa Rita de Cássia


O Capítulo Provincial

     O XV (décimo quinto) Capítulo Provincial da Província Santa Rita de Cássia teve início no dia 9 de janeiro, dia em que todos os frades agostinianos recoletos da Província, em comunidade com o Prior Geral frei Miguel Miró Miró, se encontraram para a realização de mais esse importante evento na Província.

     O capítulo provincial representa toda a província; portanto, é a máxima autoridade da mesma província. Está presidido pelo prior geral ou por aquele a quem este nomeie. Felizmente, nosso prior geral está presente, pessoalmente, presidindo o Capítulo.

     É próprio do capítulo provincial, entre outras coisas:

     1- Examinar o estado da província e promover seu progresso tocante à vida espiritual e religiosa, à formação, disciplina, apostolado e administração econômica.


     2- Estudar a atuação do prior provincial e de quantos participaram de algum modo no governo da mesma província desde o último capítulo.


     3- Estudar as ordenações do último capítulo geral e aplicá-las à situação da província.


     4- Elaborar o programa para o próximo período, determinando nele o que se há de fomentar, fazer ou reformar para a posteridade da província.


     5- Eleger o prior provincial.


     6- Eleger os conselheiros provinciais.


     7- Eleger, por maioria absoluta, um delegado e um substituto ao capítulo geral, no capítulo provincial imediatamente anterior àquele.


     8- Revisar o diretório provincial.

.:.:.:.:.:.:.

Participantes do XV Capítulo Provincial:

Presidente: 
Prior Geral frei Miguel Miró Miró.

Delegados (por ordem de profissão)
frei Enéas Berilli
frei Antônio Benedito Stéfani
frei Antônio Jacintho Gomes Junqueira
frei Nicolás Perez Aradros Rubio
frei Egisto Cansian
frei Francisco Sevolani Botacin
frei José Roberto Mason
frei Sérgio Peres de Paula
frei Raimundo Nonato de Oliveira
frei Mário Aparecido
frei Domingos Sérgio Gusson
frei Alcimar Fioresi
frei Marcus Vinicius Dorrigo Leite
frei Ademildo Gomes
frei Fábio Freire Nôcal
frei José Carlos Jacinto Barboza
frei Wagno Broedel Palma
frei Jonas Gusson
frei Didier Esperidião Neto
frei Hélton Pimenta Fernandes
frei Gracione Augusto Alves


.:.:.:.:.:.:.

Aguardem por notícias diárias sobre o Capítulo Provincial

fraternalmente, frei Mason  


LIVRO DE VISITA

Aguardem estamos criando um livro de visita e você poderá deixar a sua mensagem direto no Blog sobre o Capítulo, aguardem em breve estará disponível. Mais uma novidade para você compartilhar grandes momentos conosco.

XV CAPÍTULO PROVINCIAL

Deu-se início no dia de ontem à noite, 09/01/2012 o XV Capítulo Provincial na Capelinha, em Franca - SP. Contamos com a presença do Prior Geral Frei Miguel Miró Miró, do Pe. Provincial Frei Francisco Sevolani Botacin, juntamente com os diversos religiosos sacerdotes da Província, além de contarmos com o apoio na secretaria de Frei Agostinho e Frei Jacir e do auxílio de nossos queridos seminaristas João e Laredo.

8 de jan de 2012

XV CAPÍTULO DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA

A partir do dia 09 de Janeiro daremos início ao Capítulo Provincial. Agora abaixo vocês encontrarão maiores informações do que consiste o Capítulo Provincial, vejam uma pequena explicação.


O Capítulo Provincial consiste de freis representativos eleitos e de direito da Província Santa Rita de Cássia, da Ordem dos Agostinianos Recoletos, que avaliam o andamento da Província, fazem recomendações para o futuro ("determinações") e elegem um novo Prior Provincial e o novo Conselho Provincial. O Capítulo Provincial na Província Santa Rita de Cássia acontece a cada quatro anos.

Prior Provincial é a autoridade regional (Província) no serviço prestado à Ordem. Suas responsabilidades (claramente definidas pelas Constituições da Ordem dos Agostinianos Recoletos) se extendem à todas as casas da respectiva província.

Conselho Provincial é formado por uma equipe de freis da Província que, consultados pelo Provincial, auxilia o mesmo na deliberação e tomada de certas decisões conforme prescrito nas Constituições.
O Capítulo Provincial
O Capítulo Provincial representa toda a Província e tem potestade sobre ela; é, portanto, a máxima autoridade da mesma. As principais responsabilidades do Capítulo Provincial são:
  • examinar o estado da Provincia e promover seu progresso no tocante a vida espiritual e religiosa, a formação, disciplina, apostolado e administração econômica;
  • estudar a atuação do Prior Provincial e todos os que participaram de algum modo do governo da mesma desde o último Capítulo;
  • elaborar o programa para o próximo período, nele determinando o que fomentar, fazer ou reformar para a posteridade da Província;
  • eleger o Prior e os Conselheiros provinciais;
  • eleger, por maioria absoluta, um delegado e um substituto ao Capítulo geral, no Capítulo provincial imediatamente anterior aquele;
  • revisar o Diretório Provincial.
Diretório Provincial é a aplicação das normas das Constituições da Ordem para a realidade da Província levando em consideração as circunstâncias históricas e culturais da respectiva província.

Enfim, contamos com as orações de todos neste período onde eles reunidos com o Prior Geral tomarão as devidas decisões. Fiquem todos na Paz!!!