10 de fev de 2012

CONVITE DE POSSE - FR. GRACIONE

Paróquia São João Batista
Muqui - ES

 

Rio de Janeiro recebe o primeiro encontro agostiniano recoleto de animadores e promotores vocacionais

Rio de Janeiro


Entre os dias 16 a 20 de Janeiro, no Brasil, a Ordem dos Agostinianos Recoletos reuniu uns trinta religiosos no “I encontro de promotores e animadores vocacionais”. O padre geral foi quem presidiu esta nova iniciativa, no intuito de criar entre todos os religiosos uma “cultura vocacional”, que contagie os jovens e os entusiasme a seguir Jesus no carisma agostiniano recoleto.

Os três primeiros dias de reflexão foi conduzido pela irmã Manuela Oliveira, carmelita missionária do Sagrado Coração, que trabalha há mais de trinta anos no serviço de animação vocacional em diversas partes do território brasileiro.
 

A irmã, abordou diretamente o tema da cultura vocacional, fazendo um recorrido histórico pelos diversos documentos do magistério desde o Concílio Vaticano II até os nossos dias, enfatizando particularmente os documentos elaborados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os documentos dos congressos internacionais de promotores e animadores vocacionais de Itaicí-Brasil (1995) e Cartago-Costa Rica (2011), e também o documento conclusivo da V Conferência Episcopal Latinoamerica e do Caribe (2007). 

Os participantes, analisaram com o auxílio da religiosa, o conteúdo do Plano de Pastoral Vocacional da Ordem (2004). Estudaram também, item por item, o programa de animação da Ordem elaborado em outubro de 2011, com a finalidade de melhorar o conteúdo. Em efeito, ficaria aos animadores vocacionais a tarefa de elaboração de materiais vocacionais que ajude a ser mais efetivo este programa. 



Tarefa de todos 

O prior geral, Miguel Miró Miró, recordou que a tarefa vocacional é hoje um grande desafio, e que “não deveria sucumbir em desânimo, mas sim em alegria ante o desafio, e num avivar a imaginação para ver como involucrar os religiosos na tarefa que é de todos”. 

Nos dias 19 e 20, foi a vez de Eder D’Artagnan Ferreira Guimarães, leigo que pertence à família marista, que abordaria os temas acompanhamento e itinerário vocacional. Os animadores vocacionais realizaram um trabalho interativo para reconhecer os lugares, presença e contato com os jovens. 

O palestrante centralizou a última parte do seu trabalho, em ajudar os participantes a interpretarem as perguntas que comumente se faz na tarefa de animadores vocacionais e a estender pontes com possíveis soluções que se podem vislumbrar no horizonte.

9 de fev de 2012

ACONTECEU EM SP - TARDE DE LOUVOR

Paróquia N. Sra. de Lourdes 
São Paulo - SP

No último dia 04, pela tarde, aconteceu no Salão Paroquial uma Tarde de Louvor organizada pelo grupo de Jovens "Anjo Gabriel". Contamos com a presença de aproximadamente uns 30 jovens da paróquia e região. Eles puderam sentir a presença de Deus de maneira bem concreta através do ministério de música, das palestras, das orações. Sem dúvida, foi um momento de renovação e animação a esses jovens, um momento único e inesquecível.
 Além disso enfocaram o valor do serviço doação, principalmente na animação vocacional para futuros religiosos ou religiosas.
Estiveram presentes também integrantes da RCC, uma irmã, além de contar com a presença dos professos da casa de Teologia e dos sacerdotes Frei Fábio e Frei Ademildo.


EXPERIÊNCIA EM LÁBREA - AM

No dia 10 de fevereiro os religiosos de São Paulo realizarão uma missa de envio para as missões de nosso querido amigo e irmão Frei Gustavo Barbieiro. Pois, no sábado pela manhã estará embarcando para o seu novo destino Lábrea - AM. Onde realizará diversos trabalhos na comunidade local, sobretudo na Casa Esperança. Ele se dispôs com muito carinho em assumir este novo ministério, na qual contará inicialmente com a ajuda do Fr. Wesley que retornará a nossa Província em breve. 
Desde já contamos com suas orações nesta nova etapa na vida de nosso irmão Frei Gustavo, que o Senhor te acompanhe e guie nesta nova jornada.