13 de fev de 2012

OUÇA A RÁDIO VIDA NOVA FM


Paróquia e Seminário N. Sra. Aparecida
Franca - SP

Caríssimos internautas disponibilizamos para você e sua família uma programação católica por meio da rádio. Vale a pena ouvir, basta acessar a home page da rádio e ouvir direto no seu computador, notebook, I Pad ou nos celulares.






REFORMA DOS VITRAIS

Paróquia N. Sra. da Consolação
Cachoeiro de Itapemirim - ES


A reforma dos vitrais do Santuário de Nossa Senhora da Consolação continuam... Depois de um tempo de paralisação, hoje, 08/02/2012, a empresa responsável pelo vitrais iniciaram a retirada dos vitrais do Altar-Mor. A previsão de restauração total dos vitrais é até o final do ano em curso.

Continuemos com as nossas orações para que tudo dê certo e que os vitrais retornem o quanto mais rápido para continuar embelezando a casa de Nossa Senhora.





CURSO DE RENOVAÇÃO - RIO DE JANEIRO

Aproximadamente cinquenta agostinianos recoletos se reunem no Rio de Janeiro para renovar e contagiar sua vocação.

Durante quase uma semana, do dia 16 a 20 de janeiro, foram 51, os agostinianos que ocuparam as instalações do Sítio Santo Agostinho. É um sítio, num dos bairros do Rio de Janeiro (Jacarepaguá, Zona Oeste da cidade), especialmente preparada para eventos e retiros.


Na verdade, quase a metade dos participantes, 23, estavam alí desde o dia 9 de janeiro e continuariam até o dia 4 de fevereiro. São os participantes do Curso de Renovação, a mais antiga atividade de formação permanente da Ordem. Acontece desde os anos 70 e desde então acontece uma vez ao ano, alternando entre Europa, América e Ásia. Este encontro do Rio corresponde a América e quase todos os participantes procediam de oito países do continente americano. 

Trata-se de um curso que busca atualizar os conhecimentos dos religiosos, porém também prioriza a convivência e a abertura à realidade geral da Ordem, além da região de trabalho de cada frei. É concluido com uma semana de exercícios espirituais. Tudo isto, unido ao ritmo tranquilo próprio do mês, as ótimas condições das casas escolhidas e os passeios de fim de semana. Tudo isto explica o sucesso da iniciativa, mantida há mais de quatro décadas. É uma autêntica fonte revigoração psíquica e espiritual, a que cada religioso deve se submeter a cada 10 anos, ao menos. 

VIVER PARA CONTAGIAR 

Os participantes do Curso de Renovação se perguntavam, no fundo, sobre o sentido de sua vocação religiosa e a forma de melhor vivê-la. Enquanto os outros 28 freis que se juntaram a eles do dia 16 ao 20 se questionavam como contagiar, descubrir e avivar a vocação religiosa em outras pessoas. Eram os promotores e animadores vocacionais de toda Ordem. Chegaram ao Rio de todos os pontos do mundo, convocados pelo Secretariado Geral de Pastoral Vocacional. 

Os dois grupos de agostinianos recoletos estiveram juntos três días, se segunda a quarta. Pela manhã escutavam as palestras de especialistas em assuntos vocacionais. À tarde se dedicavam a reunir-se, trocar opiniões e compartilhar experiências que mais tarde poríam em comum diante de todos. Tiveram também a oportunidade de conhecer, asimilar e enriquecer os dois documentos vocacionais que a Ordem produziu nos últimos anos: o Plano de Pastoral Vocacional (2004) e o Programa de Animação Vocacional (2011). 

REVITALIZAÇÃO 

A partir do dia 19, as reuniões aconteceram separadas. Promotores e animadores dedicaram todo seu tempo a analizar as formas e técnicas que permitem acompanhar melhor os jovens que sentem em suas vidas o chamado vocacional. Já os os participantes do Curso de Renovação seguiram atentos à chamada do Senhor, que os convoca a renovar sua vida. Nem uns nem outros estavam sozinhos. De alguma forma, o Sítio Santo Agostinho era neste período o centro da Ordem. Além de dois Conselheiros Gerais, Padre Jairo Gordillo e Padre José María Sánchez, que presidiam as atividades, também estava presente o Prior Geral,, Padre Miguel Miró. Ele se encarregou, inclusive, de dirigir os trabalhos dos días 19 e 20 sobre o tema principal da “Revitalização e reestruturação da Ordem”. Outro importante colaborador, do dia 23 ao 26, foi Monsenhor Jesús María Cizaurre, bispo de Cametá (Brasil), falando sobre o tema da “Nova Evangelização e novas constituições”.