24 de mar de 2012

HISTÓRIA DO SEMINÁRIO N. SRA. APARECIDA - CAPELINHA

Província de Santa Rita de Cássia



Vocês encontrarão um vídeo com um breve histórico da chegada dos frades agostinianos recoletos no Brasil e a  história do Seminário Nossa Senhora Aparecida, Franca - SP. 
Espero que gostem!!!

   Crédito do Vídeo: Eduardocsm

22 de mar de 2012

NOVA RESIDÊNCIA DO FR. RICARDO, OAR

Paróquia N. Sra. da Penha
Castelo - ES




No último dia 13 de março deste ano de 2012, cheguei à cidade de Castelo-ES
para residir na comunidade religiosa da Paróquia Nossa Senhora de Penha.
Fui muito bem acolhido pelo prior e pároco frei Mário, pelos demais frades da
comunidade, frei Ademir e frei Jonas e por toda comunidade paroquial. Peço
as vossas orações para que essa experiência pastoral-comunitária que estou
vivenciando nesta comunidade me ajude a fim de entregar-me totalmente a
Deus e aos irmãos pela profissão solenemente dos conselhos evangélicos e
pelo sacramento da Ordem.

Que o Senhor seja sempre nossa força.

                                                                                                Frei Ricardo, OAR

MENSAGEM DE UM VOCACIONADO

Vocacionado Hélton
Ótimo esse Post ("sobre as vocações agostinianas"). Ajudou muito, deu-me muitas respostas de dúvidas minhas, e duvidas de amigos que me questionavam coisas que antes eu não sabia.

21 de mar de 2012

POSSE CANÔNICA FR. SÉRGIO EM RIBEIRÃO

Paróquia São José
Ribeirão Preto - SP










No último sábado, dia 17 de março, nas missas das 17h00 Frei Sérgio Peres de Paula tomou posse como pároco da Paróquia de São José em Ribeirão Preto, SP. Contamos com a presença do Prior Provincial Frei Nicolás, Fr. Mason, Fr. Raimundo, Fr. Ademildo, Fr. Hélton, Fr. Luiz Gonzaga, Fr. Marcus Vinicius com a presença de dois religiosos representando o seminário teológico Fr. Rodolfo e Fr. Sérgio. Além disso estavam presentes todos os seminaristas da Filosofia, do Seminário N. Sra. Aparecida; um grupo de paroquianos da cidade de Igarapava e de Franca.  
A celebração eucarística decorreu num ambiente austero e num espírito quaresmal. Logo, após a missa fomos recepcionados a quermesse de São José que aconteceu no espaço reservado para a mesma. 

20 de mar de 2012

A COMUNIDADE DE RIBEIRÃO PRETO ACOLHE FR. ANDRÉ

Paróquia São José
Ribeirão Preto - SP


   Pax Christi!

Confiante no amor de Deus que nos fere com sua Palavra e que nos lança no mistério do encontro com o outro deixei a comunidade do Teologado Santa Mônica para viver com os frades da Residência Provincial, localizada em Ribeirão Preto. Aqui, na Califórnia brasileira, como também é conhecida esta fascinante cidade, cheguei no dia 09 de março acompanhado do rev. Pe. Prior Provincia e de Fr. Raimundo, que regressavam da cidade do Rio de Janeiro. A comunidade da Residência Provincial me acolheu com muita alegria o que me ajudou a superar qualquer dificuldade de adaptação à nova realidade. Sem falar na expectativa dos paroquianos, que com muito carinho já me esperavam a alguns dias. Somente tenho que bendizer a Deus por todas as maravilhas que realiza em minha vida, por todo seu amor que me envolve e fortalece. Agradeço também a confiança que meus confrades depositaram em mim para assumir a Animação Vocacional de nossa Província, ou seja, formar e escolher aqueles que o Senhor já escolheu. Peçamos ao Senhor da messe que continue chamando jovens, moças e rapazes, que queiram seguir Jesus Cristo casto, pobre e obediente. Assumir por completo os valores do Reino, testemunhando com a própria vida a adesão radical e incondicional a vontade do Pai. Jovem, coragem, o Senhor te ama, Ele te chama!
Fraternalmente em nosso Pai Santo Agostinho,
                                                                                                                          Frei André, oar.

19 de mar de 2012

São José, esposo da Virgem Maria, Patrono da Ordem

Site oficial da Ordem

 
A devoção e o culto a São José se remonta, entre os agostinianos, ao século XV. O capítulo geral de 1491, celebrado em Roma, determinava: «Em todas as residências e conventos de nossa Ordem celebre-se o ofício de São José, cuja festa será dia 19 de março».
A festa do Patrocínio de São José começou a ser celebrada de forma particular no século XVII. Dentro da família agostiniana, foram os recoletos e descalços, que tinham faculdade para isso, que, em 1700, iniciaram a celebrá-la. À sua imitação, também os agostinianos calçados, em 1722, solicitaram poder celebrá-la. Pio IX a introduzirá no calendário romano, fixando a data no terceiro domingo depois da Páscoa. Pio X a transfere para a quarta-feira anterior. Foi, contudo, suprimida quando Pio XII instituiu a celebração de São José Operário para o dia 1º de maio.
Segundo nossas Constituições (n.º 80), a devoção e o culto a São José, especial protetor da Ordem –como o declarou o capítulo de 1669–, constitui também parte da espiritualidade agostiniano–recoleta.

FR. JACIR EM SUA NOVA RESIDÊNCIA NO ES

Paróquia Santa Rita de Cássia
Vitória-ES




Nessa Solenidade de São José completei 10 dias de moradia na residência recoleta da Praia do Canto, onde a comunidade de 4 religiosos servem à Paróquia assistida pela venerável Santa Rita de Cássia.
Meu tempo de engajamento é ainda recente, mas não lhe despista a vivacidade litúrgica, o espírito de serviço e o desejo de conhecer mais a fé que sobressaem como indicativos de muitas outras virtudes a se admirar como genuínas obras do Espírito Santo, desenvolvidas pelo trabalho dos que nos precederam.
De ótima localização na Avenida Reta de Penha, a comunidade-mãe é bastante procurada para celebrações matrimoniais, o que atesta um zelo especial pela casa do Senhor, que agrada e atrai. A Igreja está em reforma: predominam as paredes quase totalmente brancas; lembra a realidade celestial, porém desabitada.
De algumas outras comunidades se avista o horizonte da Baía de Vitória: é quando se tem a chance de elaborar um raro composto de contemplação da beleza natural com a esperança de um futuro equitativo.
No III Domingo da Quaresma foram reabertos os trabalhos da Pastoral da Catequese, num clima de entusiasmo e muitas expectativas. Esperemos que o Bom Jesus, nosso Pastor e Salvador, acuda aos que precisam de sua força, dispense a graça no coração dos que o amam, e que oriente nossas capacidades ao termo de sua vontade.
Agradeço em especial a acolhida de Fr. Cassiano, Fr. Silvestre e Fr. Leopoldo, pelos quais peço a bênção de Deus.
Fr. Jacir Silvio Sanson Junior