13 de jul de 2012

4º Dia do Retiro Provincial no RJ 12-07-2012

Rio de Janeiro

Na quinta-feira, dia 12/07 tivemos o nosso penúltimo dia de nosso retiro anual aqui na cidade do Rio de Janeiro. Começamos o dia com a oração da Liturgia das Horas, depois tivemos as exposições do Padre Alfonso Rúbio e finalizamos o dia com uma celebração penitencial e confissão auricular. Que o Senhor nos acompanhe sempre em nossa caminhada rumo ao Pai.



Acessem o Facebook pelo link no canto superior da página e 
vejam inúmeras outras fotos.


No Site Oficial da Província encontrarão uma pequena síntese de cada dia, 
acesse-o pela barra superior.



 

Momento de Lazer

 
Momentos comunitários






Palestra


Santa Missa




Oração


12 de jul de 2012

3º Dia do Retiro Provincial no RJ 10-7-2012

Rio de Janeiro


 O terceiro dia de nosso retiro provincial no Sítio Santo Agostinho na Cidade do Rio de Janeiro. Continuem rezando por nós, para que ouçamos a voz do Senhor em nossos corações.....

Acessem o Facebook pelo link no canto superior da página e 
vejam inúmeras outras fotos.


No Site Oficial da Província encontrarão uma pequena síntese de cada dia, 
acesse-o pela barra superior.










SEGUNDA SEMANA DE FORMAÇÃO - SAN MILLÁN DE LA COGOLLA

La Rioja, Espanha




Antes de iniciar a mais uma semana de oração, formação e espiritualidade. Tivemos a oportunidade de desfrutar alguns momentos de lazer junto com a comunidade dos frades no final de semana. Por isso, estivemos uma visita guiada pelo Monastério de San Millán de la Cogolla, desta maneira conhecendo um pouco sobre a história, além de ser Patrimônia da Humanidade pois é o berço da língua Casteliana (espanhola). 
 Também realizamos alguns passeios para desfrutar das paisagens próximas do Monastério; uma visita a catedral de Santo Domingo de la Calzada, la abadia cirtenciense de las Cañas e ao Monastério dos beneditinos de Valvanera, santuário onde está a patrona da região de La Rioja.



Cabe destacar a visita a cidade de Pamplona (Navarra), em plena Festa de São Firmino (conhecido mundialmente dos touros nas ruas soltos). Compartimos uma eucaristia  e um momento fraterno junto com as Monjas Agostinianas Recoletas de Navarra.







Na segunda semana de formação no curso em preparação para a Solene buscamos aprofundar sobre o Carisma Agostiniano Recoleto e a Regra. As palestras proferidas por Fr. Enrique (Irmão Religioso) que nos orienta com seu profundo conhecimento pessoal e formativo.Atualmente ele dirige um Colégio em Salamanca.
 Todos os dias pela tarde mostramos nossa admiração por Maria, por meio de atos marianos. E para encerrar nossa jornada com uma santa missa em agradecimento a Deus por todas as graças alcançada em mais um dia.  Agradecemos ao nosso bom Deus por nos agraciar com seus dons; sobretudo com o dom da vocação religiosa. Que a cada dia possamos renovar o nosso sim! Continuem rezando por nós. 

11 de jul de 2012

Rio de Janeiro


2º Dia do Retiro Provincial no RJ 10-7-2012



Hoje iniciamos nosso dia com a oração da Liturgia das Horas, já no decorrer do dia tivemos as exposições do Padre Alfonso Rúbio, a Santa Missa presidida pelo provincial Frei Nicolás e finalizamos o dia com o Momento Mariano. Que o Senhor nos ilumine nessa nova etapa que passa nossa Ordem: a revitalização.










Primeira meditação do dia: a revitalização da nossa vida religiosa supõe a superação da perspectiva dualista e o desenvolvimento de uma visão integrada da pessoa.

A pessoa humana é muito complexa. Nela, encontramos grande riqueza de dimensões: interiorização-abertura, espiritualidade-corporeidade, razão-afetos, etc. Compreende-se a facilidade com que se insinua a tentação do reducionismo dualista. De fato, a visão dualista está presente sempre que, para ressaltar uma dimensão ou aspecto do ser humano, a pessoa é levada a desvalorizar uma outra dimensão ou aspecto com a qual se encontra em tensão.
Contudo, a perspectiva integrada do ser humano predomina largamente na Sagrada Bíblia. Nesta, o ser humano é visto como uma unidade. É, assim, que Jesus Cristo vê o ser humano.  Ver, por exemplo, Mt 7, 24-27 e Jo 13, 17.

Segunda meditação do dia: O encontro com Deus na natureza. A gravidade do desafio ecológico atual é grande. A arrogância do homem da civilização industrial é enorme. 
É preciso vivenciar algo de comunhão com os outros seres criados, superando a arrogância e a cegueira. É necessário oração de louvor e de agradecimento, em ambiente de paz e de alegria.

Terceira meditação do dia: O encontro com o Deus do Amor gratuito e incondicional. Sabemos que Jesus não pregou a si próprio, mas a chegada do Reino de Deus. Este constitui o centro da sua mensagem e a motivação profunda de todas as suas atitudes e comportamento. 

A receptividade em relação ao amor gratuito de Deus desenvolve em nós um novo modo de ser caracterizado pela existência de que somos amados gratuitamente pelo Deus do Reino! Esta experiência nos impulsiona a viver com um pouco de gratuidade as nossas relações com as pessoas concretas. Nos torna capazes até de procurar amar os inimigos. Mateus 5,38-48 - devolvendo bem por mal.

Revisão:
- Será que temos medo de aceitar o amor de Deus?
- Como é a nossa oração?
- A oração está unido à vida?

conclusão do dia:
Ato devocional:
Momento Mariano
- terço vocacional -

10 de jul de 2012

ABERTURA DO RETIRO PROVINCIAL

Rio de Janeiro






Dia 9 de julho, segunda-feira: chegada, abertura e primeira meditação

Os religiosos agostinianos recoletos da Província Santa Rita de Cássia começaram a chegar ao Rio de Janeiro para o retiro anual no final da tarde do dia 9, segunda-feira. Os frades vieram:

- do Estado do Rio de Janeiro: Cidade do Rio de Janeiro;
- do Estado de São Paulo: São Paulo Capital, Ribeirão Preto, Franca e Igarapava;
- do Estado do Espírito Santo: Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Muqui.

Todos se reuniram para a oração seguida do jantar. Logo depois da refeição frei Alcimar deu as boas-vindas, o provincial frei Nicolau fez a abertura e padre Alfonso iniciou o retiro com a primeira meditação.




A meditação da noite do dia 9 foi sobre o retiro como “tempo-espaço simbólico”.

O ser humano é muito valorizado atualmente pelas funções e pela produtividade exercidas. Quem sou eu para além das funções e produtividade? O serviço eclesial nos leva a olhar para fora, para os outros. Isto é de fundamental importância, sem dúvida. Entretanto, é igualmente necessário olhar para o nosso interior, para o nosso “eu” profundo. A tentação do ativismo é muito grande.

Duas são as dimensões básicas da pessoa:

1- Interiorização: auto-possessão; liberdade e auto-responsabilidade; auto-finalidade.
2- Abertura: ao mundo; aos outros seres humanos; a Deus.

É uma necessidade a articulação entre a interiorização e a abertura. Também é preciso estar atendo ao risco da unilateralidade.







O retiro como “tempo e espaço simbólico” propicia vivenciar:

- a importância antropológica do silêncio;
- o encontro com o nosso “eu” mais profundo;
- o encontro mais profundo com o Deus Ágape;
- o encontro com os irmãos numa dimensão mais profunda.

O retiro propiciará também meditação sobre a revitalização que a Ordem dos Agostinianos Recoletos vivencia na atualidade.

Para fechar a noite, dois textos para meditação:

1- Evangelho de Mateus 13, 4-9
2- Evangelho de Mateus 13, 18-23




9 de jul de 2012

HOJE COMEÇA O RETIRO ANUAL DA PROVÍNCIA

Rio de Janeiro




É no espírito de revitalização da Província e da Ordem que os religiosos participam do retiro anual da Província Santa Rita de Cássia acontecerá entre os dias 9 e 13 de julho. 

O pregador do retiro será o padre Alfonso Garcia Rubio, padre diocesano espanhol redocadp mp Brasil desde 1959. Padre Alfonso é doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, Itália.


Escritor e profesor de Antropologia Teológica e de Cristologia nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Teologia da PUC/Rio, padre Alfonso tem vários livros publicados.

O hino leva consigo estas três coisas: cântico, louvor, e estar com Deus. Logo o louvor de Deus no cântico chama-se hino.

(Santo Agostinho, Comentário aos Salmos 148,17)

Acesse também  a página da Província: www.santarita-oar.org.br

8 de jul de 2012

PROFISSÃO SOLENE DE FR. GUSTAVO BARBIEIRO

Paróquia N. Sra. da Penha
Castelo

No dia 07/07/12 às 18h tivemos a alegria e grande emoção em participarmos da profissão solene de Fr Gustavo na Matriz de Castelo. A Missa foi presidida pelo Padre Provincial Frei Nicolau e concelebrada por varios freis agostinianos recoletos. 
Parabéns Frei Gustavo, que o Senhor te abençoe cada vez mais.