13 de set de 2012

100 ANOS DA ORDEM AGOSTINIANA RECOLETA

Centenário da declaração dos Agostinianos Recoletos como Ordem Religiosa.

O 16 de setembro de 1912, o papa são Pío X concedia aos agostinianos recoletos a sua autonomia jurídica, declarando-os Ordem de pelo direito. Coincidindo com os 100 anos, o próximo 16 deste mês a família recoleta reunir-se-á por países para oferecer ao Senhor eucaristias solenes. Nesse dia servir-se-á da liturgia própria e poder-se-á receber a indulgência plenária. Para uma e outra coisa tem se obtido da Santa Sé as oportunas licenças.

O domingo 16 de setembro ficará como data memorável na história dos agostinianos recoletos. Nesse dia celebrarão em toda a sua geografia a abertura de um Ano Centenário comemorativo da concessão pontifícia do título de Ordem. O passado 19 de agosto fazia a convocatória o próprio prior geral, Miguel Miró, em um comunicado oficial que dirigia a toda a Família Agostino-Recoleta.

Foi o papa são Pio X quem, por meio do breve “Religiosas Familias” do 16 de setembro de 1912, deu a aprovação canônica aos recoletos como Ordem, reconhecendo assim 324 anos de serviços heroicos à Igreja. A partir daquele momento, estes deixaram de depender juridicamente da Ordem de Santo Agostinho, sem que por isso abandonassem a herança espiritual e familiar agostiniana.



Eucaristia de abertura

A celebração consistirá em uma eucaristia solene e centralizada em cada um dos países onde os recoletos estão presentes. Na Colômbia, por exemplo, terá lugar na paróquia anexa à casa central em Bogotá, e será presidida pelo bispo agostiniano recoleto Olávio López Duque. Nas Filipinas o cenário será a histórica “basílica de ferro” de São Sebastião, em Manila, e como celebrante principal contará com a presença do bispo Teodoro Bacani. Na Espanha, em fim, onde mora um terço dos membros efetivos da Ordem, todos estão convocados em Madri, na paróquia Santa Rita de Cássia, às 12 hrs; presidirá a solene celebração o senhor cardeal Antonio Maria Rouco Varela, arcebispo de Madri e presidente da Conferência Episcopal Espanhola.

O prior geral, Miguel Miró, será o encarregado de presidir as celebrações no México, fazendo-o por partida dupla: o dia 16 de setembro às 13 hrs, no auditório do colégio Fray Luis de León; e, no dia seguinte às 20 hrs no templo de Santa Mônica na Capital mexicana.

Por especial concessão da Congregação para o Culto Divino aos recoletos, em todo mundo o formulário litúrgico não será o próprio do domingo correspondente, comum a toda a Igreja, senão que se usará a missa votiva de Santo Agostinho do Missal da Ordem.
BRASIL
A partir do próximo sábado, dia 16/09 todas as paróquias agostinianas recoletas (em especial de nossa Província) darão início ao centenário do reconhecimento da Ordem realizado em 1912.
Para isso, muitas comunidades já estão preparando para a celebração de abertura nas comunidades paroquiais.

Venha e participar conosco!!! Entre em contato com a secretaria paroquial e se informe.

AGRADECIMENTO

Queridos seguidores parabenizamos a todos por sua visita.
Contamos com sua participacao.


Chegamos a mais de 25.000 acessos.......Parabens!

12 de set de 2012

FREI MASON: TOMADA DE POSSE COMO PARÓCO

Paróquia São Januário e Sto. Agostinho
Rio de Janeiro



A cidade maravilhosa agora ganhou mais um novo pároco.
Dom Nelson Francelino deu posse à frei Mason, novo pároco da comunidade
 no Rio de Janeiro.

 Dom Nelson, frei Mason e frei Nicolau (Prior Provincial)
A Santa Missa com o rito da tomada de posse aconteceu às 9:30 da manhã do domingo
 dia 9 de setembro. 

ENCONTRO DAS JAR

Paróquia Sta. Rita de Cássia
Praia do Canto
Vitória - ES


Encontro da JAR em Vitória 07 a 09 de set de 2012

Este vídeo foi preparado com muito carinho demonstrando o que realmente aconteceu neste encontro de jovens da JAR.

Créditos: Fr. Ricardo, oar.