23 de mar de 2013

FREI HÉLTON, OAR NA RÁDIO VIDA NOVA FM DE FRANCA-SP

Seminário Nossa Senhora Aparecida - Capelinha
Franca-SP


REUNIÃO DA FABRA - FEDERAÇÃO AGOSTINIANA BRASILEIRA

Cúria Provincial
Província Santa Rita de Cássia
Ribeirão Preto-SP


 
A FABRA – Federação Agostiniana Brasileira se reuniu no dia 5 de março de 2013 para tratar de vários assuntos de interesse comum.

        A Comissão de Publicações e Espiritualidade informou o seguinte: O Missal Agostiniano já foi distribuído a todos os membros da FABRA. A editora Paulus irá, ainda este ano, editar mais uma obra de Santo Agostinho, título por hora ainda não revelado. O simpósio sobre a Regra de Santo Agostinho, que estava previsto para junho de 2013, foi cancelado e estuda-se a possibilidade de realiza-lo em 2014. O encontro de espiritualidade agostiniana marcado para o dia 26 de outubro de 2013 em São Paulo está aberto a todos os membros da FABRA.

        A Comissão de Colégios informou que dois encontros são promovidos todos os anos. Neste ano serão nos dia 19 e 20 de março em Vitória. O encontro, de diretores dos colégios e diretores pedagógicos, terá como tema Redes Sociais e WEB nos colégios. O segundo encontro será no mês de outubro e dele participarão diretores e administradores dos colégios. Um terceiro encontro tratará da ação pastoral nos colégios, em setembro, e o assunto é sobre os conteúdos a serem repassados no ensino religioso nos colégios agostinianos do Brasil.

        Na reunião também se prestou contas referente aos meses de dezembro de 2012 e fevereiro/março de 2013.

        Sobre a JMJ Rio-2013, planeja-se fazer um momento onde os jovens provenientes de nossas paróquias e colégios se encontrem, provavelmente em Copacabana. Assim que a organização do encontro estiver concluída, será encaminhada aos interessados.

Frei Nicolás, OAR – Prior Provincial da Província Santa Rita de Cássia.

19 de mar de 2013

FRADES AGOSTINIANOS RECOLETOS REINICIAM O ANO ACADÊMICO TEOLÓGICO.

Seminário Teológico Santa Mônica
São Paulo-SP


Frei Magno, Frei Fabrício e Frei Laércio

        O Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Instituto Teológico Pio XI, reiniciou as aulas no início de fevereiro. Três frades da Província Santa Rita de Cássia são alunos na instituição.
        As aulas no UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo: Instituto Teológico Pio XI regressaram dia 04 de fevereiro, às 08hs15m, com uma singela oração de abertura em agradecimento pelo ano letivo, seguido por uma acolhida do corpo docente institucional, e finalizando-se com um coquetel.
        Neste ano, ingressa-se ao 1º Ano de Teologia: Frei Fabrício Mangifeste Carvalho (ES), que chegou da Colômbia dia 07 de janeiro, e fez sua Profissão Simples em Franca - SP, dia 09 de janeiro. Concluindo o 1º Ano e iniciando-se o 2º Ano de Teologia: Frei Laércio Rodrigues da Cruz (MG) e Frei Magno Anacleto Silva (PE).

Rezemos por estes nossos irmãos, para que possam abrir-se e fazer uma formação acadêmica guiados pelas Luzes do Espírito Santo.

Matéria e foto enviadas por Frei Laércio Rodrigues da Cruz OAR, 2º Ano de Teologia.


Fonte: http://www.santarita-oar.org.br

18 de mar de 2013

PAPA FRANCISCO MANTÉM O BRASÃO E O LEMA DE ARCEBISPO, EVOCANDO A CENTRALIDADE DE CRISTO, JUNTAMENTE COM A VIRGEM MARIA E SÃO JOSÉ.

Cidade do Vaticano
Roma-Itália

 
        Foram hoje apresentados o brasão e o lema do Papa Francisco, para o seu pontificado, que mantêm os símbolos que usou enquanto cardeal e arcebispo de Buenos Aires. “No essencial, o Papa Francisco decidiu manter o seu brasão anterior, escolhido desde a sua consagração episcopal e caracterizado por uma linearidade simples”, refere um comunicado da Santa Sé, divulgado pelo Padre Lombardi, em encontro com os jornalistas.

        O brasão contém um escudo azul coberto pelos símbolos da dignidade pontifícia (mitra entre chaves de ouro e prata entrecruzadas, unidas por um cordão vermelho), com o monograma com as letras do nome de Jesus em latim (IHS), monograma proposto por São Bernardino de Sena (séc. XV) e adotado por Santo Inácio de Loyola (séc. XVI) como emblema da Companhia de Jesus. Por baixo, no brasão de Papa Francisco, uma estrela e uma flor de nardo, simbolizando, respetivamente, Nossa Senhora e São José (patrono da Igreja, neste caso representado de acordo com a iconografia hispânica). O lema, “miserando atque eligendo”, evoca uma passagem do Evangelho segundo São Mateus: “olhou-o com misericórdia e escolheu-o”. A expressão é retirada de uma homilia de São Beda o Venerável (séculos VII-VIII), e corresponde a “uma homenagem à misericórdia divina”. Este lema e “programa de vida” evoca um episódio da vida do Papa argentino, que na festa de São Mateus, em 1953, “experimentou, com 17 anos de idade, de um modo muito particular, a presença amorosa de Deus na sua vida”. “A seguir a uma confissão, sentiu o seu coração ser tocado e percebeu a descida da misericórdia de Deus, que com olhar de terno amor o chamava à vida religiosa, no exemplo de Santo Inácio de Loiola”.

 Fonte: Rádio Vaticana, 2013-03-18.

INFORMATIVO “A VOZ DE LOURDES” DA PARÓQUIA AGOSTINIANA RECOLETA NOSSA SENHORA DE LOURDES NA CAPITAL PAULISTA AGORA É DIGITAL.

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
São Paulo-SP



Caríssimos Irmãos e Irmãs,
 
        A partir deste mês de Março/2013, estamos substituindo o Jornal Paroquial A VOZ DE LOURDES, por este novo meio de comunicação: o novo Blog:
http://avozdelourdes.blogspot.com.br/.
        Você pode acompanhar aqui todas as notícias da sua Paróquia e também interagir conosco através dos seus comentários.
        O nosso site - http://www.pnslourdes.com.br - continua mais ativo do que nunca e lá você encontra uma maior variedade de temas religiosos e formulários de contato para maior interação e comunicação com sua Paróquia.
        Uma equipe de irmãos e irmãs dedicados ao trabalho de evangelização estará a partir de agora mais ligados em você e suas necessidades.
        Com um fraternal abraço, desejamos a todos muita Paz e Luz nessa jornada com Jesus.
 
Equipe PASCOM
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
Rua Brentano, 437 - Vila Hamburguesa
São Paulo – SP – Brasil – CEP 05302-041
Tel.: 55 11 3834-4807 - Fax: 55 11 3834 5342


SANTORAL AGOSTINIANO: 19 DE MARÇO - SÃO JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM MARIA, PATRONO DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS.

Província Santa Rita de Cássia
Brasil



        A devoção e o culto a São José se remonta, entre os agostinianos, ao século XV. O capítulo geral de 1491, celebrado em Roma, determinava: «Em todas as residências e conventos de nossa Ordem celebre-se o ofício de São José, cuja festa será dia 19 de março».

        A festa do Patrocínio de São José começou a ser celebrada de forma particular no século XVII. Dentro da família agostiniana, foram os recoletos e descalços, que tinham faculdade para isso, que, em 1700, iniciaram a celebrá-la. À sua imitação, também os agostinianos calçados, em 1722, solicitaram poder celebrá-la. Pio IX a introduzirá no calendário romano, fixando a data no terceiro domingo depois da Páscoa. Pio X a transfere para a quarta-feira anterior. Foi, contudo, suprimida quando Pio XII instituiu a celebração de São José Operário para o dia 1º de maio.

        Segundo nossas Constituições (n.º 80), a devoção e o culto a São José, especial protetor da Ordem – como o declarou o capítulo de 1669–, constitui também parte da espiritualidade agostiniano–recoleta.

        A última edição do Missal agostiniano apresenta a São José como Patrono da Ordem.

Fonte: http://www.agustinosrecoletos.com/