4 de set de 2013

FREI ADEMIR LANÇA LIVRO SOBRE SANTA RITA.

Província Santa Rita de Cássia
Brasil


NÃO PERCA ESTA CHANCE DE ADQUIRIR O LIVRO SOBRE UMA DAS SANTAS MAIS QUERIDAS DOS CATÓLICOS! PROMOÇÃO: 25%.

Acesse!
 
 

04 DE SETEMBRO: SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO - PADROEIRA DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS.

Província Santa Rita de Cássia
Brasil

A bem-aventurada Virgem Maria é venerada como Mãe da Consolação, porque através dela «Deus mandou ao mundo o Consolador», Cristo Jesus. A participação nas dores da paixão de seu Filho e nas alegrias de sua ressurreição a põem em condição de consolar a seus filhos em qualquer aflição que se encontrem. Depois da ascensão de Jesus Cristo, em união com os Apóstolos implorou com ardor e esperou com confiança o Espírito Consolador. Agora, elevada ao céu, «brilha ante o povo peregrino de Deus como sinal de segura esperança e consolação». (LG 69).


 
Desde o século XVII, «Mãe da Consolação» ou «Mãe da Correia» é o título principal com que a Ordem agostiniana honra à Virgem. Em 1439 obteve a faculdade de erigir para os leigos a «confraria da cintura». Uma antiga lenda, nascida no seio da Ordem, narrava que a Virgem tinha aparecido a Santa Mônica, afligida pela sorte de Agostinho, consolando-a e dando-lhe uma correia, a mesma com que depois se cingiriam Agostinho e seus frades. De ordinário, a iconografia representa a Virgem e ao menino no ato de entregar correias, respectivamente, a Santa Mônica e a Santa Agostinho. Em 1945 surgiu na Igreja agostiniana de Bolonha a confraria de «Santa Maria da Consolação». Em 1575 ambas as confrarias se fundiram em uma única arquiconfraria da Correia, a que os papas enriqueceram com abundância de indulgências.
 
Nos últimos calendários litúrgicos é declarada Patrona da Ordem.

A proteção da Mãe da Consolação nos dá serenidade e consolo nas provas para que também nós possamos consolar a nossos irmãos.


 
 Algumas estampas da Virgem da Consolação:
 





 

2 de set de 2013

QUERMESE EM COMEMORAÇÃO A FESTA DE NOSSO PAI SANTO AGOSTINHO EM RIBEIRÃO PRETO-SP.

Paróquia São José
Ribeirão Preto-SP



Dia 01 de setembro de 2013 aconteceu na Paróquia Agostiniana Recoleta São José em Ribeirão Preto-SP uma quermese em comemoração à Festa de Nosso Pai Santa Agostinho.
 
Um só coração e uma só alma dirigidos para Deus...
 

 
 
 

PJ DE IGARAPAVA-SP TEM FORMAÇÃO AGOSTINIANA COM FREI LEOPOLDO, OAR.

Paróquia Santa Rita de Cássia
Igarapava-SP



A PASTORAL DA JUVENTUDE DE IGARAPAVA (PJ) REUNIU NESSE SÁBADO (31) ÚLTIMO DIA DO MÊS VOCACIONAL PARA UMA FORMAÇÃO AGOSTINIANA COM O FREI LEOPOLDO ONDE FOI FEITO UM APROFUNDAMENTO SOBRE A VIDA , CONVERSÃO, FAMÍLIA E PRINCIPALMENTE SOBRE A HUMILDADE.
 
FREI LEOPOLDO MOSTROU TAMBÉM ALGUMAS OBRAS DE SANTO AGOSTINHO E DEIXOU UM ESPAÇO ABERTO PARA PERGUNTAS ONDE OS JOVENS DEMONSTRARAM MUITO INTERESSE EM APRENDER E SEGUIR O MESMO CARISMA DA ORDEM AGOSTINIANA ONDE O LEMA É (CIÊNCIA E CARIDADE).
 
EM SEGUIDA, MATEUS DIRECIONOU UMA DINÂMICA ONDE CADA JOVEM PEGARIA UM CORAÇÃO COM UMA FRASE E PASSARIA PARA OUTRO JOVEM COM VÁRIOS CORAÇÕES ESPALHADOS PELA SALA SOMENTE UM CORAÇÃO ESTAVA DIFERENTE DOS OUTROS E A DINÂMICA TERMINOU QUANDO UMA JOVEM PEGOU JUSTAMENTE ESSE CORAÇÃO DIFERENTE (FALTANDO PEDAÇOS) GANHANDO ASSIM UM PRESENTE.
 
A DINÂMICA NOS ENSINOU QUE NÃO DEVEMOS OLHAR A FORMA OU O JEITO QUE SE ENCONTRA A PESSOA MAS SIM O QUE HÁ DE MELHOR DENTRO DO CORAÇÃO DE CADA UM.
 
APÓS O GRUPO FORAM TODOS PARA A SANTA MISSA PRESIDIDA POR FREI LEOPOLDO ONDE O EVANGELHO FALAVA TAMBÉM DA HUMILDADE E DANDO INÍCIO AO MÊS DA BÍBLIA.
 
COM MUITA ALEGRIA A PJ ENCERROU O MÊS VOCACIONAL COM UMA CONFRATERNIZAÇÃO.

AGRADECENDO TODOS OS JOVENS PELA DISPONIBILIDADE E TAMBÉM PELO APOIO E CONFIANÇA DO FREI LEOPOLDO E DE TODA A PROVÍNCIA (O.A.R).


JOÃO FERNANDO

 










 
 

ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA OS SAV'S DAS PARÓQUIAS DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA - OAR.

Serviço de Animação Vocacional -OAR
Ribeirão Preto-ES


Amados irmãos,
Pax Christi.
O Serviço de Animação Vocacional é um ministério, como seu próprio nome afirma, um serviço de despertar, acompanhar, animar e discernir as vocações dentro da comunidade eclesial. Composta pelos religiosos(as) e leigos de nossas comunidades é um instrumento de unidade e de serviço à Igreja. Fundamentando-se na oração, formação, abordagem direta aos jovens e conscientização de que a fonte batismal é a fonte de todas as vocações, se faz necessário a existência e estruturação dos SAV's em nossas paróquias hoje.
 
Com a intenção de aumentar entre nós o espírito de comunhão eclesial e agostiniana recoleta estamos convidando os SAV's de nossas paróquias (onde já existem) e leigos que queiram assumir essa missão (onde ainda não há SAV) para uma manhã de formação. O encontro se realizará nas dependências da Paróquia São José de Ribeirão Preto, no dia 7 de setembro, iniciando às 8 horas e finalizando com o almoço. Para o almoço pedimos uma contribuição de 7 reais por pessoa.
 
Pedimos que os párocos e animadores locais se empenhem na conscientização dos grupos já existentes e dos leigos que querem assumir essa missão para que participem conosco. E, para que haja uma maior organização, pedimos a confirmação e a quantidade dos que participarão do encontro até quinta-feira.
 
Será um momento importante para os SAV's de nossas comunidades!
Contamos com vocês!
 
Num só coração e numa só alma dirigidos para Deus,
Frei André Pereira de Arruda, oar.
Frei Wesley Silva Rosa, oar.
 

RETIRO DA DIMENSÃO LITÚRGICA DA PARÓQUIA AGOSTINIANA RECOLETA SÃO JOÃO BATISTA DE MUQUI-ES.

Paróquia São João Batista
Muqui-ES


A Paróquia São João Batista de Muqui - ES, realizou no dia primeiro de setembro o retiro da dimensão litúrgica da paróquia. O pregador do retiro foi o Padre Giovanni Geraldo Quites. Foi um momento de graça para a Paróquia.
 
 










 
Frei Gracione Augusto Alves, OAR
Pároco

1 de set de 2013

O PAPA FRANCISCO APRESENTA SANTO AGOSTINHO E SANTA MÔNICA COMO MODELOS DE “CORAÇÃO INQUIETO” E COMPROMETIDO COM OS DEMAIS.

Província Santa Rita de Cássia
Brasil


Santo Agostinho e Santa Mônica
 

No marco da antiga casa central dos agostinianos, ante o mausoléu de santa Mônica e inaugurando o Capítulo Geral da Ordem de Santo Agostinho, o papa Francisco trazia à memória, no último dia 28 de agosto, em Roma, a experiência mais profunda tanto de santo Agostinho como de sua mãe: a “inquietude”, fruto do amor, que leva a buscar a Deus e impulsiona a entregar-se ao próximo.
 


Papa Francisco



Mausoléu de Santa Mônica
 


CONVIVÊNCIA VOCACIONAL AGOSTINIANA RECOLETA EM RIBEIRÃO PRETO-SP (24 E 25-08-2013).

Paróquia São José
Ribeirão Preto-SP



Amados irmãos e irmãs, Pax Christi
O mês de agosto é por excelência o mês vocacional e, para nós, intensamente agostiniano, pois comemoramos, dentre outras festas e memórias agostinianas, a festa de Santa Mônica e a solenidade de nosso pai Santo Agostinho. Queremos louvar a Deus pela graça de nos sustentar em nosso sim e de continuar a chamar muitos outros para o seguimento de Jesus Cristo casto, pobre e obediente. Motivo de alegria foi o encontro vocacional ocorrido nos dias 24 e 25 de agosto em nosso convento de Ribeirão Preto. Estiveram presentes nove jovens que querem conhecer melhor nosso estilo de vida.

Também queremos lembrar o Sarau agostiniano ocorrido na noite de 24 de agosto em nosso salão paroquial. Um grande número de paroquianos, amigos e visitantes encheram nosso salão de sorrisos e lágrimas suscitadas pelas apresentações que engrandeceram a noite cultural de nossa comunidade.
A Deus nossa eterna ação de graças por nos unir em comunidade de irmãos.

Num só coração e numa só alma dirigidos para Deus,

Frei André Pereira de Arruda, oar.