12 de out de 2013

TWITTER OFICIAL da Província de Sta. Rita

Província Santa Rita de Cássia
Brasil

Olá!! Amigos e irmãos seguidores da Província de Santa Rita dos padres agostinianos.

Agora estamos no TWITTER....    oarsantarita

Siga-nos!!!!            


Ajude-nos a difundir em seu Facebook


CONCLUSÕES DA JORNADA DE COMUNICAÇÃO OAR

Colégio Agostiniano
Madrid - Espanha





Hoje, dia 12 de outubro na solenidade de nossa Mãe e Padroeira do Brasil e dia de Nossa Senhora do Pilar na Espanha, Patrona do pais. Concluímos esses dias de jornadas com grandes experiências oferecidas por profissionais dos meios de comunicações. 
Ao findar o encontro neste sábado, vimos a grandeza majestosa de riquezas que possuímos em nossa Ordem dos Agostinianos Recoletos, a partir da experiência das Províncias. Mas, buscando e visando um futuro de um trabalho comum. Devemos pensar e refletir com profissionais dos meios para nos auxiliarem no labor destinados a todos os Agostinianos Recoletos.
Por isso, é fundamental que vistamos a camisa, ou seja, tenhamos um sentido de pertença muito maior. Necessitamos difundir a nossa marca e para isso trabalharemos  Pois, estamos em diversos meios de comunicações no mundo como: a imprensa nacional e internacional, Informativos, boletins, livros, revistas, Colégios, Universidades, Programas de TV, Videos institucionais, Páginas Web, Blogs, além de estarmos inseridos nos meios web 2.0, nas redes sociais como Facebook, Twitter, e outros. 
Devemos destacar nosso trabalho a nível paroquial, no labor educativo e missionário. Além de atender milhares de crianças, jovens em situações adversas em nossa ONG (Haren Alde) - "em favor dos demais".

Peçamos a todos que continuem rezando por nós, para que unidos ao nosso carisma possamos viver em uma só alma e um só coração dirigidos para Deus.

   Fr. Rodolfo, oar. 

11 de out de 2013

3º Dia - APRESENTAÇÃO DAS PROVÍNCIAS

Colégio Agostiniano
Madrid - Espanha





Hoje pela manhã nos dedicamos a apresentar a realidade da comunicação em cada uma das 8 Províncias localizadas em vários países do mundo. Lembramos que aqui trabalhamos com um fuso horário de 5 horas mais do que Brasília.

10 de out de 2013

2º Dia: JORNADA DE COMUNICAÇÃO

Madrid - 2013

Agostinianos Recoletos preocupados na era da Web 2.0

Todos os participantes

No período de 09-12 outubro estaremos reunidos no Colégio Agostiniano de Madrid todos os fabricantes de mídia da Ordem, juntamente com os profissionais de mídia, priores provinciais que vai fazer isso ao longo dos dias, além do Prior geral. No total são 17 pessoas abertas a essa experiência de encontro e partilha fraterna.
O objetivo é atender os funcionários do departamento de comunicação em cada uma das províncias, estudar o que dizemos, como nos organizamos e como nos comunicamos, e, finalmente, levar o caminho um Plano de Comunicação ao término desta conferência e se possível a criação de um Escritório Central e do incentivo dos gabinetes locais em cada uma das Províncias.
María Gómez, PPC

Fr. Nicolás e Fr. Carlos Alvarado
O fluxo de trabalho é o seguinte: 9-10 de outubro, o dia foi dividido em dois jornais da manhã, cada um acompanhado por uma sessão de comentários, perguntas e preocupações foram levantadas. Depois, à tarde, uma mesa redonda com o diálogo correspondente entre o presente, e uma oficina educativa para terminar o dia.
Nos dias 11 e 12 de Outubro será um espaço para compartilhar nossas experiências, analisar as informações situação de nossas províncias e criar um projeto institucional que nos permite partilhar o nosso ser religioso e solidificar a marca "recoletos".

Conferência

J. Esteban Larra, Portal Franciscanos Conventuais - ES

Conclusão do dia de hoje - ao findar o dia observamos tamanha riqueza apresentada pelos Jornalistas que trabalham nas páginas Web dos jesuítas, Salesianos e Franciscanos Conventuais demonstrando o como é importante a Igreja está na internet, ou seja, sobretudo nos meios de comunicação virtual. Mostrar nossa presença com nossa identidade sem ter medos, anunciar a Boa Nova em todos os meios assim como o Papa Francisco realiza como grande expoente. Para isso devemos adaptar a linguagem com claridade, autenticidade, simpatia, estabelecer relações, formação e profissionalização. 
Transformando a página Web em ferramenta de evangelização, fortalecendo a comunicação interna entre os religiosos (intranet) e a externa (institucional, vocacional) usufruindo das redes sociais como Facebook e Twitter. 

Da esquerda, Prior Geral Fr. Miguel Miró, no centro Javier Valiente
do portal dos Salesianos e a direita Elena Rodríguez do Portal dos Jesuítas

Créditos: Fr. Rodolfo Werneck (Província Santa Rita de Cássia)
                 Fr. Carlos Alvarado (Província N. Sra. da Consolação)

9 de out de 2013

ESPECIALIZAÇÃO: preocupação na qualidade da publicação

Colégio Agostiniano
Pez Austral, 13 bis Madrid
Espanha


A partilha de experiências com jornalistas nos motivam a procurar melhorar a comunicação na Ordem. Por isso, a partir da iniciativa de realizar um encontro com os responsáveis da Comunicação de cada Província. O colégio agostiniano acolheu com apreço pela manhã Julián del Olmo, TVE (sacerdote jornalista) que trabalhou a importância da comunicação profissional no âmbito da Igreja, salientou que a comunicação precisa ter uma identidade. "Temos um produto, mas não sabemos vendê-lo" afirmou Olmo. E continua: "O mercado agora é muito exigente. É preciso ser atrativo. É preciso saber VENDER".

Pela tarde recebemos José Manuel Vidal, diretor do ''El mundo', um site católico de grande acesso no mundo, suas palavras foram direcionadas ao trabalho em rede e com alguns responsáveis. Afirmou Vidal: "Trabalhar em rede, é trabalhar em equipe". Sugeriu a criação de uma comissão e nela o surgimento de um (DIRCOM) diretor de comunicação para avaliar o conteúdo a ser publicado. É preciso romper as rotinas. Buscar histórias de testemunhos, histórias reais de gente que estão vivendo a experiência de Cristo.



E, por fim, uma mesa redonda com Laura Daniele - ABC, Jesús Bastante, Site El mundo e María Ángeles da revista católica 21rs de grande circulação que exponeram em dez minutos suas experiências profissionais. Em seguida, partimos para perguntas direcionadas no âmbito da comunicação oral, escrita e nos diversos meios como revistas, web, jornais, rádio e TV. 

Como Ordem dos Agostinianos Recoletos ainda estamos engatinhando nos processos de comunicações em geral. Mas, é de grande valia a iniciativa em que nos encontremos e ouvindo especialistas nas diversas áreas. Possam então, nos dar luzes de como caminhar num processo de criação de um Plano de comunicação da Ordem com o apoio de todas as Províncias.


JORNADAS DE COMUNICAÇÃO DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS

Madrid - Espanha





Entre os dias 09 e 12 de outubro, no Colégio Agostiniano em Madrid, Espanha está acontecendo a Jornada de Comunicação da Ordem. Onde somos assessorados por profissionais da comunicação na orientação de um plano de Comunicação em conjunto desde a Cúria Geral até as 8 Províncias do mundo. Nesse encontro estão os representantes de todas as províncias, além de responsáveis pela comunicação já existente na Ordem. 
Hoje, no primeiro dia tivemos a abertura das jornadas pelo Prior Geral Miguel Miró Miró e enfatizou-se a importância de solidificar a marca Agustinos Recoletos, ou em português Agostinianos Recoletos em todos os meios de comunicação. Além de estabelecer possivelmente num futuro próximo uma marca que venha nos identicar em todas Províncias e atividades de modo que se possa gerar uma comunhão.