20 de jan de 2014

MAIS NOTÍCIAS SOBRE O CURSO DE RENOVAÇÃO DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS PARA AMÉRICA 2014.

Ordem dos Agostinianos Recoletos
Rio de Janeiro-RJ


ser recoleto 250Janeiro 2014, BRASIL
O Curso de Renovação para América dá início ao ano de reflexão sobre a fraternidade
Rio de Janeiro acolhe desde 12 de janeiro, com duração de quatro semanas, o Curso de Renovação para América, que reúne 35 agostinianos recoletos procedentes de Colômbia, Peru, Venezuela, Costa Rica, México e Brasil. Comunidade e fraternidade são os eixos centrais deste encontro formativo, que proporcionará aos religiosos a possibilidade de renovar suas ideias e sensibilidade a respeito da vida comunitária.
 
curso almoco 650




O mote entre os agostinianos recoletos continua sendo o mesmo: “revitalização”. E isso se consegue por meio da formação permanente, tanto no dia a dia como através de atividades extraordinárias. Destas, a de maior significação é o Curso de Renovação, que a Ordem vem realizando desde há quase 40 anos.
 
curso amoco2 650

Em tese, estes cursos de quatro semanas são realizados anualmente alternando os continentes Europa e América. Ásia segue um ritmo próprio. Contudo ultimamente coincidiram os três em pouco tempo: em julho último foi realizado em Roma o Curso para Europa; no próximo dia 27 de abril começará na cidade de Baguio nas Filipinas; e, entre 12 de janeiro e 8 de fevereiro, o Curso de Renovação organizado para todo o continente americano está sendo realizado no Rio de Janeiro.
35 agostinianos recoletos de seis países
Ao todo são 35 agostinianos recoletos que se reuniram na capital carioca procedentes de seis países diferentes: Colômbia, Peru, Venezuela, Costa Rica e México, além do Brasil. Mais da metade, um total de 20, reside no país anfitrião. Muito provavelmente esta seja a primeira vez que em uma atividade interprovincial da Ordem os de língua portuguesa tenha sido a maioria. À frente de todos eles, vindo desde Roma, representando o Governo Geral, está Pablo Panedas, conselheiro encarregado do Secretariado de Espiritualidade da Ordem.
 
curso dia1a 650

O tema que move a reflexão e as atividades deste Curso é o correspondente ao ano 2014: a comunidade e fraternidade. Depois de uma primeira semana consagrada à prática dos exercícios espirituais, as palestras e dinâmicas seguintes se dirigirão a fundamentar e revitalizar esta realidade que constitui a essência da vida agostiniano-recoleta.
 
curso dia1 650
Em um clima de irmandade e intensa oração, sob a orientação de especialistas de dentro e de fora da Ordem, este compacto grupo de religiosos se dedicará, nestas quatro semanas, a renovar seus ideais e sensibilidade quanto à vida comunitária. No Rio de Janeiro acenderão uma chama que levarão de volta a suas casas para transmitir esse fogo a todas as comunidades do continente americano.
 





CURSO DE RENOVAÇÃO DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS PARA AMÉRICA 2014.

Ordem dos Agostinianos Recoletos
Rio de Janeiro-RJ


ordem brasao sub 180O Curso de Renovação para América 2014 foca no tema da “revitalização, comunidade e vida fraterna” da Ordem.
Dia 13 de janeiro de 2014 teve início mais uma edição do Curso de Renovação para a América. O local do curso é o Sítio Santo Agostinho, na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, um lugar prazeroso que oferece condições muito especiais para este tipo de encontro. Os 34 religiosos participantes – entre os que promovem e os que fazem o curso de renovação - procedem de 8 países (Brasil, México, Costa Rica, Venezuela, Perú, Colômbia, Roma e Panamá).
Ao menos a cada dez anos, a Ordem dos Agostinianos Recoletos convida a todos os religiosos a participar do chamado “Curso de Renovação”, um dos principais momentos de formação permanente. O Secretariado Geral de Formação organiza o curso por continentes (América, Europa e Ásia) para facilitar a participação dos religiosos. O objetivo deste encontro formativo especial de um mês de duração é fazer com que os religiosos “examinem o estado de seu espírito e de sua formação; revisem e renovem a consagração religiosa e sacerdotal, assim como seu espírito apostólico; e adquiram um conhecimento mais profundo da Ordem”.
Quatro semanas de convivência fraterna
Todos os frades se encontraram para o almoço fraterno, no dia 13, segunda-feira, ao meio-dia. O curso está assim organizado:
“Revitalização, Comunidade e Vida Fraterna”
Primeira Semana (13 de janeiro à 18 de janeiro)
Exercícios Espirituais e Meditação, com Frei Enrique Eguiarte, OAR
Segunda Semana (20 de janeiro à 25 de janeiro)
- Dimensão humana da vida de comunidade.
- Dias 20, 21 e 22 com Padre Carlos Antônio da Silva
- Dias 23 e 24 com a Irmã Marcela Batista
- dia 25, sobre o Magistério do Papa Francisco, com Padre Osmar Cavaca
Terceira Semana (27 de janeiro à 01 de fevereiro)
- A comunidade nas novas constituições, com Frei Enrique Gómes, OAR
Quarta Semana (02 de fevereiro à 08 de fevereiro)
- A comunidade em nosso carisma recoleto, com Frei Pablo Panedas, OAR
- Recoleção-história-revitalização nas cartas do Padre Bernard y Patricio Adell, com frei André Pereira, OAR.
Para os domingos, celebrações e passeios em diversos lugares da Cidade Maravilhosa; é o espírito comunitário de Santo Agostinho, que é maravilhoso.

Exercícios agostinianos

A novidade, continuada este ano, está na metodologia empregada. Neste Curso de Renovação para Europa (junho-julho de 2013, em Roma) se inaugurou o novo modo de exercícios que se quer implantar em toda a Ordem, bem amparados pela experiência de santo Agostinho e submetidos a um regime de estrito silêncio e recolhimento. Quem dirige os exercícios neste curso de 2014 para a América é frei Enrique Eguiarte, que redigiu as orientações e será o principal responsável pela difusão do método nos próximos anos.
Os frades da Província Santa Rita de Cássia (Brasil) que participam do curso são: Ademido Gomes, Afonso de Carvalho Garcia, Alcimar Fioresi, Antônio Leopoldo Sarroche Filho, Celso Moreira Júnior, Egisto Cansian, Fábio Freire Nôcal, Nicolás Pérez-Aradros Rubio, João Constantino Junqueira Netto, Marcus Vinícius Dorrigo Leite, Mário Aparecido, Pedro Olavo Queroz Macedo, Raimundo Nonato de Oliveira e Romualdo Martinucci.
Os frades da Província São Nicolau de Tolentino (México e Costa Rica) são: José Félix Troncoso Martín, Germán Sanz Juménez, Rafael Guitiérrez Jiménez e Germán Antonio Antón Agramonte (México); Víctor Manuel González Marín e Gabriel Jesus Coronel López (Costa Rica).
Os frades da Província São Tomás de Vilanova (Brasil e Venezuela) são: Julio Amezua Caballlero, Juan José Ormazabal Garmendia e Edson Barbosa de Brito (Brasil); Jénifer Polo Mejía (Venezuela).
Os frades da Província São José (Venezuela e Perú) são: Eddy Omar Plo Angeles e Rafael Nieto Lerena (Venezuela); Víctor García Cereceda, José Augusto García García e Gregorio Arturo Calapuja Ezquén (Perú).
Os frades da Província Nossa Senhora da Candelária (Colômbia) são: Jorge Alberto Niño Gómez, Martín Emilio Gonzáles González e Jaime Rueda Villareal.
O frade da Província da Nossa Senhora da Consolação (Panamá) é o frei Francisco Javier Lopeandía. E Frei Pablo Panedas Galindo, que atualmente reside em Roma e participa do curso como um dos organizadores.
Sejam todos bem-vindos e tenham uma estada... ma-ra-vi-lho-sa!



FREI GUSTAVO NA PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS EM FRANCA-SP.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Franca-SP

 
 
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus acolhe com carinho a Frei Gustavo Barbiero Mello, que neste mês de janeiro estará conosco. Agradecemo-lo pelo carinho e dedicação para com todos os fiéis de nossa paróquia, pedimos a Jesus e Maria que o proteja nesta missão tão abençoada que o Pai lhes confiou.
Vambléia Sarroche