5 de fev de 2014

INFORMATIVO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - FEVEREIRO DE 2014 - FRANCA-SP.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Franca-SP

 




 





CARTA DO PRIOR GERAL DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS.

Cúria Geral OAR
Roma-Itália



A carta do Prior Geral Frei Miguel Miró Miró, OAR fala da elaboração de uma série de propostas para a revitalização e reestruturação da Ordem.


 
 
Frei Miguel Miró Miró, OAR - Prior Geral dos Agostinianos Recoletos. 

 
A TODOS OS RELIGIOSOS DA ORDEM
 

Estimados irmãos:

A comissão responsável pelo processo de revitalização e reestruturação da Ordem se reuniu em Roma de 13 a 17 de janeiro de 2014. Em um clima de discernimento e diálogo, analisamos as respostas à consulta que, a partir da análise da realidade, se fez a todos os religiosos. A partir delas elaboramos uma serie de propostas para a revitalização e reestruturação da Ordem.

Para nós é significativo que 547 religiosos (50,04%) apresentaram suas respostas e expressaram seu parecer sobre aspectos tão importantes para nossa vida comunitária e para a missão da Ordem. Agradecemos aos irmãos este valioso trabalho e seu interesse em colaborar tomando parte ativa no processo.

No início desta quarta reunião, o prior geral destacou que nosso processo de revitalização e reestruturação está em sintonia com a renovação e missão da Igreja; e aplicou à Ordem três pontos propostos à Igreja pelo Papa Francisco na Exortação "Evangelii gaudium". Aqui os colocamos à vossa consideração:

Primeiro: “Exorto a todos –disse o Papa– a ser audazes e criativos nesta tarefa de repensar os objetivos, as estruturas, o estilo e os métodos evangelizadores das próprias comunidades. Uma alegação quanto aos fins, sem uma adequada busca comunitária dos meios para alcançá-los, está condenada a converter-se em mera fantasia” (EG 33).

Segundo: “Hoje é comum falar de um «excesso de diagnóstico» que nem sempre está acompanhado de propostas superantes e realmente aplicáveis. Por outro lado, também de nada nos serviria um olhar puramente sociológico, com pretensões de abarcar toda a realidade com sua metodologia supostamente neutra e asséptica. O que quero oferecer vai além da linha de um discernimento evangélico. É o olhar do discípulo missionário, que se «alimenta da luz e com a força do Espírito Santo»” (EG 50).

Terceiro: O bem da Ordem não pode se reduzir à tranquilidade ou a um estilo de vida sem sobressaltos, enquanto os demais sobrevivem como podem. As necessidades da Ordem não podem ser sufocadas com o pretexto de construir um consenso de escritório ou uma efêmera paz de uma minoria que diz ser feliz e não quer ver a realidade. “A dignidade da pessoa humana e o bem comum estão acima da tranquilidade de alguns que não querem renunciar a seus privilégios. Quando estes valores se vêm afetados, é necessária uma voz profética” (EG 218).

Na reunião se levou em conta a incidência que o processo tem tido em cada província e o cumprimento, por parte da comissão, do plano de trabalho traçado há dois anos e meio. Assim, partindo das respostas dos religiosos à consulta (Capítulo 4 do Documento 8 “Teu Espírito nos incendeia”) e da síntese das mesmas, a Comissão elaborou e aprovou suas propostas de revitalização e reestruturação para apresentá-las ao Conselho geral.

Com a apresentação das propostas a Comissão conclui sua função. Estas propostas, junto com uma apreciação externa de todas as respostas, serão levadas ao conhecimento de todos os religiosos no final do próximo mês de março, com o fim de estabelecer alguns objetivos comuns e preparar um projeto de Ordem.

Entre os temas mais sugeridos pelos religiosos em suas respostas ao questionário podemos destacar: o envolvimento pessoal de cada religioso em um processo de conversão pessoal, comunitária e pastoral; o desejo de reforçar a identidade como agostinianos recoletos e a pertença à Ordem; a missão partilhada e a formação dos leigos; a pastoral vocacional e a reorganização das casas de formação; a preparação de um plano de formação permanente para toda a Ordem e a mudança da atual distribuição de províncias.

O processo de revitalização e reestruturação não pode permanecer em uma formulação teórica. Os conselhos provinciais, a partir da análise das respostas dos irmãos, proporcionarão uma reflexão sobre a viabilidade de sua província e à tomada de medidas oportunas frente ao futuro, tendo em conta a Ordem como um todo e sua missão evangelizadora.

O prior geral e seu conselho terão agora que priorizar as propostas, estudar os mecanismos oportunos para solicitar o respaldo dos religiosos às mesmas e apresentar ao capítulo geral as conclusões e propostas de todo este processo para que sejam tomadas as decisões convenientes (Ordenações, 19, 9 e 19.10).
A renovação da Ordem é um trabalho lento e árduo. Exige querer integrar-se para desenvolver, em uma atitude de fé, o encontro fraterno e a missão evangelizadora na busca de uma só alma e só coração dirigidos para Deus.

Caminhemos todos unidos na oração para que o Espírito renove nossos corações, revitalize a Ordem e nos leve a reavivar o espírito de serviço na missão evangelizadora. Que Maria Mãe da Consolação, santo Agostinho e demais santos da Ordem nos acompanhem.

Roma, 17 de janeiro de 2014.

Fr. Miguel MIRÓ MIRÓ
Fr. José Ramón PÉREZ SÁEZ
Fr. Javier TELLO VEGAS
Fr. Fco Javier JIMÉNEZ GARCÍA-V
Fr. Antonio ABECIA VALENCIA
Fr. Gerard COSGAYON
Fr. Javier RUIZ PASCUAL
Fr. Francisco SEVOLANI BOTACIN
Fr. Manuel BEAUMONT CRESPO
Fr. Romeo POTENCIO
Fr. Carlos M. DOMÍNGUEZ STAIBANO

Fonte: Site Oficial da Província Santa Rita de Cássia da Ordem dos Agostinianos Recoletos

FREI ADEMILDO GOMES, OAR NA TV APARECIDA.

Província Santa Rita de Cássia
Brasil



Frei Ademildo Gomes, OAR é entrevistado pela TV Aparecida (Central Seguindo o Papa) por ocasião do ENCERRAMENTO DO ANO DA FÉ, no final do ano passado de 2013.
 
ACOMPANHE O VÍDEO ABAIXO.

 
 

90 ANOS DA PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA - OAR DE MUQUI-ES.

Paróquia São João Batista
Muqui-ES



 
 
Paz e bem!
Convido a todos para participarem da missa em comemoração aos 90 anos da Paróquia São João Batista de Muqui - ES no dia 23 de fevereiro às 9h. Conto com a presença de todos! Abraço fraterno em Cristo Jesus e nos ajudem a divulgar esta celebração!
 
Frei Gracione, OAR
 

3 de fev de 2014

VIDEOS DO CURSO DE RENOVAÇÃO PARA AMÉRICA DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS.

Ordem dos Agostinianos Recoletos
Brasil

  
A EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DA ORDEM tem postado videos sobre o CURSO DE RENOVAÇÃO PARA A AMÉRICA, veja alguns destes videos aqui neste blog ou acompanhe pelo blog oficial do curso: http://oar3.wordpress.com/
 
 
Links de alguns videos do curso:
 
 
 
 
 
 
 
 
 

SANTORAL AGOSTINIANO: 3 DE FEVEREIRO: BEATO ESTÊVÃO BELLESINI.

Ordem dos Agostinianos Recoletos
Brasil



O beato Estêvão Bellesini nasceu em Trento, a 25 de novembro de 1774 de família de classe média. Professou na Ordem Agostiniana a 31 de maio de 1794. Viveu em tempos difíceis. Tendo sido supressas pelo governo as casas religiosas, na sua região, dedicou-se intensamente à atividade docente, num ambiente adverso à religião.
 
Soube conquistar a estima e a confiança das autoridades civis de Trento. Para permanecer fiel à vida comunitária, da qual foi um promotor convicto, na primeira oportunidade que teve, fugiu para Bolonha, renunciando ao cargo de inspetor das escolas primárias do distrito de Trento. Assim respondeu à autoridade civil, que pedia voltasse: O Senhor não faria este convite, se conhecesse a força dos vínculos sagrados dos religiosos unidos a Deus e ao Rei dos reis, a que jurei fidelidade perpétua diante do altar com os votos mais sagrados.
 
Foi um excelente Mestre de noviços. Consagrou os últimos anos de sua vida ao ministério paroquial em Genezzano, onde morreu a 2 de fevereiro de 1840. Foi beatificado por São Pio X, em 1905.

MISSA DE ENVIO DOS VOCACIONADOS JOÃO VITOR E JOSÉ RICARDO PARA O SEMINÁRIO NOSSA SENHORA APARECIDA EM FRANCA-SP.

Paróquia Nossa Senhora da Consolação
Cachoeiro do Itapemirim-ES



Na noite da Festa da Apresentação do Senhor, às 19 horas, no Santuário de Nossa Senhora da Consolação, aconteceu a Celebração Eucarística, presidida por Frei Enéas Berilli, O.A.R. e concelebrada pelo diácono Frei Ricardo Alberto Dias, O.A.R., de envio dos jovens João Vitor Preato e José Ricardo Turini Vicente ao Seminário Nossa Senhora Aparecida da Ordem dos Agostinianos Recoletos, situado na cidade de Franca, Estado de São Paulo, também foi celebrado o dia dos consagrados (religiosos, religiosas e leigos consagrados).
 
Rezemos a Deus pelas vocações sacerdotais e religiosas e pelos jovens João Vitor e José Ricardo que iniciam a caminhada de estudos e vivência da vida fraterna deixada por Nosso Pai Santo Agostinho.
 



 

Mais fotos no endereço: www.facebook.com/paroquiadaconsolacao