23 de mai de 2014

FESTIVIDADES DE SANTA RITA PELO BRASIL.

Província Santa Rita de Cássia
Brasil



Ontem, dia 22-05-2014, comemoramos o dia da padroeira de nossa província religiosa: SANTA RITA DE CÁSSIA.
Vejamos como foi as festividades por esta grande irmã e santa agostiniana em nossas comunidades espalhadas pelo Brasil.  
 
 
VITÓRIA-ES
   
 
 
 
 
 
FRANCA-SP
 
 
 


 
 
 
 
CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM-ES
 
 
 
 
 
 
RIO DE JANEIRO-RJ
 
 
 
 
 
 
 
 
IGARAPAVA-SP
 
 
 
 
 
RIBEIRÃO PRETO-SP
 
 
 
 
 
CASTELO-ES
 

 


 
SÃO PAULO-SP
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BELÉM DO PARÁ-PA
 
 
 
Frei Ricardo, oar

19 de mai de 2014

MISSÕES POPULARES AGOSTINIANA RECOLETA EM CASTELO-ES: COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EM SÃO MANOEL.

Paróquia Nossa Senhora da Penha
Castelo-ES



A Paróquia Agostiniana Recoleta de Nossa Senhora da Penha em Castelo-ES vivenciou mais uma Quinzena Missionária. E, desta fez, foi a comunidade de São Manoel que acolheu está tão intensa Quinzena Missionária. Do dia 04 ao 18 de maio de 2014, o Missionário Orly juntamente com os freis Mário, Ademildo, Jonas e Ricardo visitaram as famílias, celebrando e anunciando o amor de Jesus Cristo àquela comunidade eclesial. Ontem, dia 18 de maio, ergueu-se o Cruzeiro em um monte da comunidade. Experiência de Deus e com Deus, como irmãos e irmãs em Jesus Cristo.

 
Que Nosso Senhor nos abençõe na Missão e nos continue dando forças para seguirmos em frente.

Frei Ricardo, oar

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

SANTORAL AGOSTINIANO - 19/5: BEATOS CLEMENTE DE ÓSIMO E AGOSTINHO DE TARANO, PRESBÍTEROS.

Província Santa Rita de Cássia
Brasil



O beato Clemente nasceu em Ósimo. Foi Provincial da Província de Marca de Ancona, e Prior Geral de 1271 a 1274. Desempenhando este cargo, morreu a 8 de abril de 1291. Distinguiu-se pela caridade fraterna, espírito de pobreza e mansidão. Seus restos conservam-se na capela da Cúria Geral da Ordem de Santo Agostinho.

O beato Agostinho nasceu em Tarano (Rieti). Estudou Direito na universidade de Bolonha. Fez parte da corte do rei Manfredo da Sicília. Entrou na Ordem como irmão não clérigo, escondendo sua cultura e posição social. O amor à justiça e à comunidade frustrou seus planos e sua fama foi descoberta. O beato Clemente destinou-o à Cúria e fez que se ordenasse sacerdote. Foi também penitenciário da corte pontifícia. Eleito Prior Geral em 1298, renunciou em 1300, retirando-se ao convento de São Leonardo (Siena). Morreu a 19 de maio de 1309 ou 1310. Distinguiu-se pela humildade, pelo zelo, pela observância religiosa e pelo amor à contemplação no retiro da vida comunitária. Seus restos conservam-se na igreja de Santo Agostinho de Siena.

Obra conjunta dos dois Beatos foi a revisão das Constituições da Ordem, chamadas de Ratisbona, que os tornou célebres na história da Ordem. Seu culto foi confirmado por Clemente XIII, respectivamente em 1761 e 1759.

 

ACONTECEU NESTE FINAL DE SEMANA (17 e 18-05-2014), O ENCONTRO COM OS JOVENS DAS PARÓQUIAS AGOSTINIANAS RECOLETA DAS CIDADES DE IGARAPAVA, FRANCA, RIBEIRÃO PRETO E SÃO PAULO.

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
São Paulo-SP



Aconteceu nesse final de semana (17 e 18-05-2014) na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, capital paulista, mais um ENCONTRO COM OS JOVENS DAS PARÓQUIAS AGOSTINIANAS-RECOLETA DO ESTADO DE SÃO PAULO.

O encontro realizou-se com momentos de oração, formação e fraternidade; marcado pela alegria da juventude em testemunhar o Evangelho de uma forma simples e contagiante.

As formações foram ministradas por vários jovens, entre eles, Frei André e Frei Clébson, contribuindo assim, para o crescimento espiritual de cada jovem que ali estava.

Não poderíamos esquecer-nos do carinho e da acolhida que os frades do Teologado Santa Mônica manifestaram para com os nossos jovens, especialmente, na pessoa do pároco, Frei Egisto e do formador, Frei Marcus Vinícius. Com certeza, a semente já está semeada nos corações de nossos jovens, agora depende de cada um, cultivá-la.

 
Uma só alma e um só coração, dirigidos para Deus!

Frei Ricardo, oar