27 de jun de 2014

SESSÃO SOLENE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM HOMENAGEIA FREI AGOSTINHO MOROSINI, OAR.

Paróquia Nossa Senhora da Consolação
Cachoeiro do Itapemirim-ES




Aconteceu na noite do dia 25 de junho de 2014, no Jaraguá Tênis Clube, em Cachoeiro de Itapemirim, a Sessão Solene da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, em ocasião da Festa da Cidade. Nessa sessão muitos cidadãos foram homenageados com diversos títulos e comendas ofertas pelo poder legislativo do município de Cachoeiro de Itapemirim, dentre os quais o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, Frei Agostinho Morosini, O.A.R., que recebeu título de Cidadão Cachoeirense.

        A Cidadania Cachoeirense foi indicação do Vereador Lucas Moulais, sendo aprovado pelo Pleno da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e entregue pelo Edil a Frei Agostinho Morosini, na noite que deu início aos festejos máximos da cidade.

Fonte: Blog da Paróquia da Consolação
Edição para o Blog da Província: Frei Ricardo, OAR
 






 
Visite a nossa WEB OFICIAL:



ARRAIÁ EM PARÓQUIA AGOSTINIANA RECOLETA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.

Paróquia São Januário e Santo Agostinho
Rio de Janeiro-RJ


VEM PRO NOSSO ARRAIÁ SÔ...

 
 
Visite a nossa WEB OFICIAL:
 
 

INSTITUTO AGOSTINIANO DE FILOSOFIA PROMOVE SEXTA FILOSÓFICA EM FRANCA-SP.

Instituto Agostiniano de Filosofia
Franca-SP



Venha participar conosco de uma SEXTA FILOSÓFICA:
 

Visite a nossa WEB OFICIAL:
 

FRADE AGOSTINIANO RECOLETO LANÇA LIVRO SOBRE A HISTÓRIA NA FAZENDA DO CENTRO.

Província Santa Rita de Cássia
Brasil


No último dia 20 de junho do ano corrente de 2014, aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória-ES o lançamento de sete livros sobre a história capixaba. Dentre estes, destacamos dois: “Fazenda do Centro” de nosso irmão Frei Sérgio Peres de Paula, OAR e, “Corpus Christi em Castelo", de Joelma Celin.

Nesta noite cultural, fizeram-se presentes além do autor Frei Sérgio, também os frades da comunidade de Castelo, Frei Mário Aparecido, Frei Jonas Gusson e, Frei Silvestre, da Capelinha, Franca-SP.

Vejamos uma pequena sinopse de tais obras:

Fazenda do Centro.

“Esta obra conta as primícias da presença dos Agostinianos Recoletos, no município de Castelo (principalmente na ‘Fazenda do Centro’), permanecendo nas lembranças dos moradores da região. A imponência e beleza arquitetônica do casarão e as relações sociais ali mantidas entre os fazendeiros, os visitantes, os escravos e posteriormente os imigrantes italianos, permitem analisar o cotidiano local com suas interações, conflitos e características culturais. São estas memórias que o livro “Fazenda do Centro: Imigração e Colonização Italiana no Sul do Espírito Santo”, de Sérgio Peres de Paula, trazem à cena”.



 

 
Corpus Christi em Castelo-ES: manifestação da fé e da expressão artística.

“O livro tem o propósito de registrar a origem da Festa de Corpus Christi, que acontece na cidade de Castelo, município do sul do Espírito Santo. Na falta de documentação bibliográfica na literatura, referências ou pesquisas sobre os tapetes de Corpus Christi em Castelo, a autora Joelma Celin buscou fundamentar o estudo colhendo e checando informações in loco nos arquivos da Paróquia Nossa Senhora da Penha e no trabalho de campo, que foi essencial para o registro dos dados. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com pessoas que iniciaram os trabalhos artísticos entre os anos de 1960 a 1970, ou que ainda se envolvem com a confecção e ornamentação dos tapetes para os festejos. A Festa de Corpus Christi é abordada na obra com dados inéditos, com um olhar voltado para os aspectos religiosos, culturais e seus valores artísticos”.



 

 
Frei Ricardo, OAR

 Segue algumas fotos do evento:
 




  
Visite a nossa WEB OFICIAL: