26 de jul de 2014

03/08/2014: NOITE DO CACHORRO-QUENTE NA CONSOLAÇÃO - CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES.

Paróquia Nossa Senhora da Consolação
Cachoeiro do Itapemirim-ES



 
 
 
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:
 

NÃO SERIA...: POEMA RECITADO POR FREI ROAN DURANTE O RETIRO ANUAL.

Retiro Anual da Província
Mário Campos-MG



 
        No 4º dia do Retiro Anual com os frades agostinianos recoletos da província (24/07/2014), dedicado à PENITÊNCIA – DIA PENITENCIAL e, realizado na cidade mineira de Mário Campos, Frei Roan que auxiliava os frades com as reflexões, compartilhou o seguinte poema:

 
NÃO SERIA...
Não seria melhor este mundo
Se a pessoa que encontremos nos dissesse...
“Sei alguma coisa boa ao teu respeito”!
E se nos tratássemos de acordo com essa afirmação?
Não seria melhor e encorajador
Se cada aperto de mão, sincero e cordial,
Levasse consigo este modo de dizer:
“Sei alguma coisa boa a teu respeito”?
Não seria a vida bem mais feliz
Se aquele pouquinho de bem que há em todos nós
Fosse a única coisa a nosso respeito
Que as pessoas tivessem preocupação de lembrar?
Não seria a vida mais feliz
Se nós elogiássemos o bem que vemos?
Que há uma grande porção de bem
Na parte pior de você e de mim!
Não seria maravilhoso praticar também
Esse modo de pensar o bem?
“Tu conheces algo bom a meu respeito”!
“Eu conheço algo de bom a teu respeito”!
(Autor anônimo)

 
Frei Ricardo, OAR




 
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:
 


 

 

25/07/2014: 5º E ÚLTIMO DIA DO RETIRO ANUAL COM OS FRADES DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA.

Retiro Anual da Província
Mário Campos-MG
  
Frades da Província Santa Rita de Cássia

 
        É chegada a hora da partida. Depois de cinco produtivos dias de orações, meditações, estudos e de compartilhar a vida entre irmãos em um só coração e em uma só alma como desejava Nosso Pai Santo Agostinho, os irmãos voltam às suas comunidades, com as “baterias carregadas” para o trabalho pastoral.

        Neste último dia de retiro, o tema refletido foi: “A COMUNIDADE E A EUCARISTIA” (1Cor 12, 12-30), In.: AGOSTINIANOS RECOLETOS. Exercícios Espirituais Agostinianos: Reflexões. VOLUME I, p. 51-59.

        Os trabalhos foram iniciados com a celebração da Liturgia das Horas (Ofício das Leituras e Laudes), na Festa Litúrgica do Apóstolo São Tiago. Logo após o café da manha, os frades passaram à sala de conferências para ouvirem a última explanação de Frei Roan, na qual, frisou bem a relação da comunidade religiosa com a Eucaristia. “NECESSITAMOS VIVER A EUCARISTIA NA COMUNIDADE DE IRMÃOS. NÃO POSSO ME APROXIMAR PARA RECEBER A EUCARISTIA SE NÃO ESTOU DISPOSTO A ASSUMIR O MEU LUGAR NO CORPO DE CRISTO QUE É A IGREJA” (Santo Agostinho).

        Finalizando a temática do retiro, os frades se dirigiram para a capela, onde foi exposto o Santíssimo Sacramento por Frei Alcimar para adoração, oração e meditação. Passado o tempo de oração foram feitas as considerações finais e a celebração da Santa Missa, presidida por Frei Alcimar e concelebrada por todos. Já ao término do almoço, os religiosos regressaram às suas comunidades locais.

 

“ESTOTE QUOD VIDETIS ET ACCIPITE QUOD ESTIS – Sede o que vedes (sobre o altar), e recebei o que sois” (Santo Agostinho, Sermão 272).
 

Em Nosso Pai Santo Agostinho.

Frei Ricardo, OAR.


Frades tomando café da manhã



Sentados, da esquerda para direita: Frei Jonas, Frei Cassiano e Frei André. Em pé: Frei Wesley 


Da esquerda para direita: Frei Roan, Frei Alcimar e Frei Sérgio

 
MAIS FOTOS EM:



Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:


 

24 de jul de 2014

24/07/2014: 4º DIA DO RETIRO ANUAL COM OS FRADES DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA.

Retiro Anual da Província
Mário Campos-MG

Da esquerda para Direita: Frei Clébson, Frei Magno, Frei André, Frei Roan, Frei Wesley, Frei Fernando e Frei Sérgio
 

        Chegado ao 4º dia de Retiro (24/07/2014), este mesmo dedicado à PENITÊNCIA – DIA PENITENCIAL. As atividades iniciaram na capela com o altar despido e veneração da Santa Cruz, juntamente com a oração do Ofício das Leituras e Laudes.

        O tema hoje refletido foi: “A COMUNIDADE E O PERDÃO”, In.: AGOSTINIANOS RECOLETOS. Exercícios Espirituais Agostinianos: Reflexões. VOLUME I, p. 39-50.

        Frei Roan expôs os textos e apontamentos de Nosso Pai Santo Agostinho que nos fala do PERDÃO. Citou o exemplo de Santa Mônica, pois ela tinha o dom da reconciliação, passando para os outros sempre o melhor. Ainda relatou que Santo Agostinho era um HOMEM DA UNIDADE, pois em sua diocese de Hipona, ele sempre buscava a UNIDADE, principalmente, entre os donatistas, pelagianos, etc., heresias em sua conjuntura eclesial.

        Depois, os frades passaram à reflexão, oração e meditação do tema na contemplação da Santa Cruz do Senhor exposta na capela da casa e, pelos claustros da residência. Já às 11h45min, reuniram-se novamente na capela para a oração da Hora Sexta e depois, almoçarem no refeitório.

        Nos trabalhos da tarde, Frei Roan falou sobre a “CORRREÇÃO FRATERNA DOS IRMÃOS”. É necessário buscar a “MUDANÇA REAL” que vem sempre do próprio Deus. Não esquecendo que, a primeira atitude, para a correção é a oração: “REZAI PELO IRMÃO BUSCANDO A MUDANÇA DE VIDA FUNDADA NA GRAÇA DE DEUS”. Após as exposições, os religiosos se dirigiram à capela para fazerem a CELEBRAÇÃO PENITENCIAL, com a presidência de Frei Roan e, momento propício para confissão auricular.

        Como de costume, às 17h30min, os religiosos se reuniram para a Lectio Divina, mas hoje de forma diferente, por comunidades. Concluindo as atividades vespertinas com a Celebração Eucarística presidida por Frei José Carlos e concelebrada pelos demais frades presentes.

        Depois do jantar e de um breve momento de convivência fraterna, os frades rezaram o Santo Terço e as Completas.

“QUE DIANTE DA CRUZ DO SENHOR POSSAMOS ESTAR RECONCILIADOS CONOSCO MESMOS, COM NOSSOS IRMÃOS (AS) E COM A IGREJA”!

Em Nosso Pai Santo Agostinho.

Frei Ricardo, OAR.
 
 
Frades comungando durante a missa de hoje

 
MAIS FOTOS EM:

 
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:  
 


23/07/2014: 3º DIA DO RETIRO ANUAL COM OS FRADES DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA.

Retiro Anual da Província
Mário Campos-MG


 
Frades muquienses da Província Santa Rita: Frei Rhuan, Frei Didier, Frei Pedro e Frei Enéas
       

        No amanhecer deste novo dia (23/07/2014), os frades da Província de Santa Rita de Cássia deram início ao seu terceiro dia de retiro na cidade mineira de Mário Campos com as orações matutinas da Liturgia das Horas (Ofício de Leituras e Laudes).
        O tema que regeu os trabalhos, orações e meditações de hoje foi: “A COMUNIDADE E A CARIDADE FRATERNA” (1Jo 4, 7-21), In.: AGOSTINIANOS RECOLETOS. Exercícios Espirituais Agostinianos: Reflexões. VOLUME I, p. 29-38.
        Frei Roan em seus apontamentos deixou bem claro que, os frades foram reunidos para viverem como irmãos, não simplesmente fazer (paróquias, missões, colégios, etc.), mas, viverem como irmãos. “TODOS NA COMUNIDADE SÃO IGUAIS, POIS O AMOR NOS FAZ IGUAIS”, e como nos ensina o Apóstolo São João: “DEUS CARITAS EST – Deus é amor”.
        Logo após a primeira explanação do dia, os frades passaram à capela, onde foi exposto o Santíssimo Sacramento por Frei Dito com o intuito dos religiosos orarem, meditarem e contemplarem o AMOR que é o próprio DEUS e este mesmo Deus, presente em cada irmão na vivência comunitária. “A TRINDADE DEVE SER PERCEBIDA NO ROSTO DE CADA IRMÃO NA VIVÊNCIA DA COMUNIDADE” (Papa São João Paulo II).
        Um pouco antes do meio dia, os frades reuniram-se novamente na capela para rezarem em comunidade a Hora Sexta e depois compartilharam um delicioso almoço.
        Ao entardecer, Frei Roan deu continuidade às reflexões acerca da “CARIDADE NA VIVÊNCIA COMUNITÁRIA”. Em seguida foi exposto novamente o Santíssimo Sacramento e os frades tiveram por mais uma vez a oportunidade de orarem, meditarem e comtemplarem as maravilhas do amor de Deus, tanto na capela diante de Jesus Sacramentado quanto na contemplação da natureza, criação de Deus, pelos jardins da casa.
        Como posto no cronograma, às 17h30min, os religiosos se reuniram na capela para a Lectio Divina segundo o texto de 1Jo 4, 7-21. Concluindo as atividades vespertinas com a Celebração Eucarística presidida por Frei Hélton e concelebrada pelos demais frades presentes.
        Depois do jantar e de um breve momento de convivência fraterna, os frades rezaram o Santo Terço e as Completas.
        “O AMOR É O MOTOR E A MOTIVAÇÃO DE NOSSA VIDA”. Peçamos: “Senhor, dai-nos a capacidade de armarmos mais e mais”!
Em Nosso Pai Santo Agostinho.
Frei Ricardo, OAR.

 

 Frei Geraldo, Frei Wesley e Frei Hélton antes da Celebração Eucarística
  
Mais fotos em:

 
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:
 

 
 


22 de jul de 2014

22/07/2014: 2º DIA DO RETIRO ANUAL COM OS FRADES DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA.

Retiro Anual da Província
Mário Campos-MG
 
Da esquerda para direita: Frei Edielson, Frei Fernando, Frei Sérgio, Frei Clébson, Frei Ricardo, Frei Evandro, Frei André, Frei Alcimar, Frei João, Frei Mason, Frei Ademir, Frei Rhuan e Frei Hélton (atrás abaixando-se: Frei Chico).
 

        Neste segundo dia de RETIRO (22/07/2014), FESTA LITÚRGICA DE SANTA MARIA MADALENA, o dia iniciou-se na capela com a oração do Ofício das Leituras, meditação e Laudes.

        O tema para as reflexões e meditações de hoje é: “A Comunidade e a Oração Lc 11, 1-13” In.: AGOSTINIANOS RECOLETOS. Exercícios Espirituais Agostinianos: Reflexões. VOLUME I, p. 15-28.

        Frei Roan motivou os frades à oração descrevendo e relembrando o itinerário de preparação para as ordenações sacerdotal e episcopal de Nosso Pai Santo Agostinho, no qual ele mesmo tomou este tempo como um “JOGAR-SE INTEIRAMENTE NO AMOR DO CRIADOR” pela oração, estudo e contemplação. Muito daquilo que Santo Agostinho escreveu, não veio somente pela ciência, mas, na sua imensidade, pela oração. Pela oração temos contato com o próprio Deus. “TODA VIDA SEJA UMA CONTÍNUA ORAÇÃO” (Santo Agostinho. Carta a Proba).

        Logo após as explanações matutinas de Frei Roan, os frades passaram à capela onde Frei Agostinho expôs o Santíssimo Sacramento para adoração e oração com ênfase no tema de hoje: “A COMUNIDADE E A ORAÇÃO”.

        Na parte vespertina do dia, as reflexões tiveram como base a oração que o próprio Senhor nos ensinou, o PAI-NOSSO. Terminada estas reflexões, os frades dirigiram-se novamente à capela e aos jardins da casa para contemplação, oração e meditação sobre aquilo que foi explanado.

        Às 17h30min aconteceu como de costume, a Lectio Divina com a Benção do Santíssimo Sacramento em seguida. Já às 18hs iniciou-se a Celebração Eucarística presidida pelo Prior Provincial Frei Nicolás e concelebrada pelos demais frades presentes.

        Depois de um delicioso jantar em comunidade de irmãos deu-se um pequeno intervalo; finalizando o dia de atividades com a oração do Santo Terço caminhado pelo claustro e as Completas na capela.

        Aludindo ao tema refletido no dia de hoje, podemos dizer a seguinte frase, parafraseando o religioso Padre Zezinho: “ORAR, COSTUMA FAZER BEM”!

        Em Nosso Pai Santo Agostinho.

Frei Ricardo, OAR.




Vista da torre central do Recanto Santo Agostinho visto de um espelho d'agua no centro do mesmo claustro
 


 Frei Sérgio e Frei Fernando de hábito, Frei Edielson com camisa abóbora e Frei Evandro de camisa azul escuro
 
 Da esquerda para direita: Frei Ricardo, Frei Nicolás e Frei Ademir na procissão de entrada para Celebração Eucarística
 
 
Mais fotos em:
 
 
 
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:
 




21 de jul de 2014

21/07/2014: 1º DIA DO RETIRO ANUAL COM OS FRADES DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA (2ª PARTE).

Retiro Anual da Província
Mário Campos-MG


Santísssimo Sacramento exposto hoje para adoração.
 

        Ainda hoje, dia 21 de julho de 2014, logo após o almoço e depois de um pequeno descanso deu-se continuidade ao RETIRO ANUAL COM OS FRADES DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA. Na parte da tarde foi refletido sobre “O FUNDAMENTO DA COMUNIDADE” In.: AGOSTINIANOS RECOLETOS. Exercícios Espirituais Agostinianos: Reflexões. VOLUME I, p. 5-14. Logo depois, os frades se dirigiram para a capela onde foi exposto o Santíssimo Sacramento no altar, iniciando-se assim o momento de deserto diante de Jesus Sacramento e na contemplação da natureza, criatura de Deus, pelos jardins da casa.

        Às 17h30min aconteceu a Lectio Divina com a Benção do Santíssimo Sacramento em seguida. Já às 18hs iniciou-se a Celebração Eucarística presidida por Frei Roan, concelebrada por Frei Agostinho e Frei Sérgio Sambl que permaneceram no presbitério e demais frades na assembleia.

        Depois de um delicioso jantar em comunidade de irmãos deu-se um pequeno intervalo; finalizando o dia de atividades com a oração do Santo Terço e as Completas.

        É a Graça de Deus e a intercessão dos irmãos e irmãs que sempre nos sustenta na caminhada e, contamos sempre com as orações de todos. Em Nosso Pai Santo Agostinho.

Frei Ricardo, OAR.
 

 Frei Alcimar dando a Benção do Santíssimo
 
 

Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:
 


 

21/07/2014: 1º DIA DO RETIRO ANUAL COM OS FRADES DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA (1ª PARTE).

Retiro Anual da Província
Mário Campos-MG


Recanto Santo Agostinho - Mário Campos-MG


        Hoje, dia 21 de julho de 2014 iniciou-se o RETIRO ANUAL COM OS FRADES DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA. Neste ano corrente de 2014, o retiro está sendo realizado no “Recanto Santo Agostinho” (Centro de Convenções da Ordem de Santo Agostinho “OSA” na cidade de Mário Campos-MG, região metropolitana de Belo Horizonte).

        Adaptando-se ao processo de revitalização e reestruturação da Ordem, a partir desse ano o retiro anual tomou um novo formato, com mais momentos de silêncios e meditações segundo o carisma de Santo Agostinho e da Ordem. Assim sendo, neste ano, o tema do retiro é: “A VIDA COMUNITÁRIA ENTRE OS IRMÃOS” e, os materiais a serem utilizados são:

AGOSTINIANOS RECOLETOS. Exercícios Espirituais Agostinianos: Reflexões. VOLUME I.

AGOSTINIANOS RECOLETOS. Exercícios Espirituais Agostinianos: Esquemas das Reflexões. VOLUME II.

AGOSTINIANOS RECOLETOS. Exercícios Espirituais Agostinianos: Lectio Divina para os Exercícios. VOLUME III.

AGOSTINIANOS RECOLETOS. Exercícios Espirituais Agostinianos: Subsídios Litúrgicos para os Exercícios. VOLUME IV.

AGOSTINIANOS RECOLETOS. Exercícios Espirituais Agostinianos: Orações de Santo Agostinho. VOLUME V.

AGOSTINIANOS RECOLETOS. Exercícios Espirituais Agostinianos: Biografia dos Santos Agostinianos. VOLUME VI.

        Neste primeiro dia, os frades iniciaram o dia com a recitação da Liturgia das Horas e logo após tomarem um delicioso café da manhã, passaram às atividades diárias conforme o cronograma, as quais estão sendo dirigidas pelo religioso Frei Roan Ataide Souza, OAR, pertencente à Comunidade São José de Queluz, Belém-PA. Ainda como previsto no cronograma, todas as tardes haverá a celebração da Sagrada Eucaristia e oração do terço.

        Contamos com a Graça de Deus e a intercessão dos irmãos e irmãs para que possamos rezar, meditar e compartilhar a vida fraterna, sonho e desejo de Nosso Pai Santo Agostinho.

Frei Ricardo, OAR.

 

 Alguns freis rezando a Liturgia das Horas
 
Frades rezando
 
Frades tomando café da manhã: Frei Didier e Frei Fernando

 Frades durante as palestras
 
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL: 
 
 

20 de jul de 2014

SEPULTAMENTO DE DONA DIVA, MÃE DE FREI CELSO, OAR.

Falecimento de Dona Diva
Serra - ES

Prezados irmãos vimos comunicar que o sepultamento da Sra. Diva, mãe de nosso querido Frei Celso Moreira será hoje dia 20 de julho às 14h. no Cemitério Jardim da Paz, em Serra - ES.
Contamos com vossas orações pelo eterno descanso da Sra. Diva, pelo Fr. Celso e toda a sua Família. Toda a Província de Santa Rita de Cássia também está em luto, mas na certeza que acreditamos na ressurreição.

 
Dona Diva
 
 
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL: