18 de fev de 2015

INÍCIO DO TEMPO QUARESMAL.

Província Santa Rita de Cássia
Brasil


Amados irmãos e irmãs!
        O Papa Bento XVI em sua mensagem para o Tempo da Quaresma - tempo de forte reflexão pessoal, conversão e penitência - no ano de 2012 assim nos exortava:

“A Quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.” (Mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma de 2012).

        Portanto, ao iniciarmos esse tempo forte da Quaresma, façamos um profundo e constante exame de consciência; revisando nossa vida e comprometendo-nos a uma radical conversão. Voltemos nossos corações para as necessidades físicas e espirituais de nossos irmãos, e principalmente, para o mistério da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
        Queridos irmãos e irmãs, nos comprometamos arduamente com a causa do “Reino de Deus”. Sejamos verdadeiros discípulos e missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo em nossas comunidades locais e essencialmente no seio de nossas famílias, nossa primeira comunidade cristã.
Frei Ricardo A. Dias, OAR


Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:


16 de fev de 2015

NO ÚLTIMO DIA 15/02/2015 ACONTECEU A MISSA DE ACOLHIDA DE FREI GUSTAVO BARBIERO MELLO, O.A.R. NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO – CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM-ES.

Paróquia Nossa Senhora da Consolação
Cachoeiro do Itapemirim-ES





         No último dia 15/02/2015, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Consolação da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, administrada pelos Frades da Ordem dos Agostinianos Recoletos - Província Santa Rita de Cássia, a Celebração Eucarística na qual foi acolhido o novo membro da comunidade religiosa local e também novo vigário paroquial Frei Gustavo Barbiero Mello, O.A.R., que, desde então, colabora nos trabalhos pastorais e de evangelização, juntamente com o pároco Frei Agostinho Morosini, O.A.R. e os demais vigários paroquial: Frei Enéas Berilli, O.A.R. e Frei João Constantino Junqueira Netto, O.A.R.
         Além de vigário paroquial, Frei Gustavo também foi nomeado pela Província como PROMOTOR VOCACIONAL DO NÚCLEO ESPÍRITO SANTO – RIO DE JANEIRO.

REZEMOS POR ESTE NOSSO IRMÃO, PARA O SENHOR LHE CONCEDA A FORÇA NECESSÁRIA PARA LABUTAR EM SUA LAVOURA.

Por Frei Ricardo Dias, OAR
Fotos: Facebook da Paróquia da Consolação

Veja algumas fotos da celebração:





Saiba mais acessando a nossa WEB 

OFICIAL:



DOM FREI JOSÉ LUÍS LACUNZA CARDEAL MAESTROJUÁN, OAR: PRIMEIRO CARDEAL AGOSTINIANO RECOLETO.

Ordem dos Agostinianos Recoletos
Roma - Itália



No último dia 14 de fevereiro de 2015 foi um dia de bênção para a Igreja e para a nossa ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS, pois um de seus filhos, neste dia, foi criado Cardeal da Igreja: Dom Frei José Luís Lacunza Cardeal Maestrojuán, OAR – Bispo de David, Panamá.

Biografia
José Luis Lacunza Maestrojuán O.A.R. (24 de fevereiro de 1941) é um prelado panamenho de origem espanhola, atual bispo de David.
Entrou para a Ordem dos Agostinianos Recoletos, na Província de Nuestra Señora de la Consolación. Estudou no Seminário Menor de São José dos Fadres Agostinianos em Artieda. Então, ele frequentou os cursos de filosofia em Zaragoza e estudou teologia no Seminário Maior agostiniano Nuestra Señora de la Consolación em Pamplona. Fez a profissão solene na Ordem dos Agostinianos Recoletos em 16 de setembro de 1967, em Pamplona.
Foi ordenado padre em 13 de julho de 1969, em Pamplona. Cerca de dois anos depois, ele foi enviado para o Panamá, onde foi reitor do Colégio San Agustín, reitor da Universidade de Santa María la Antigua e presidente da Federação das Escolas Católicas. Em 1983, se naturalizou panamenho.
Eleito bispo-titular de Parthenia e nomeado bispo-auxiliar de Panamá em 30 de dezembro de 1985, foi consagrado em 18 de janeiro de 1986, por Dom José Sebastián Laboa Gallego, arcebispo-titular de Zarao, núncio apostólico no Panamá, assistido por Dom Marcos Gregorio McGrath, C.S.C., arcebispo de Panamá, e por Dom José Agustín García Ganuza, O.A.R., bispo-titular de Pauzera e prelado emérito de Bocas del Toro. Transferido para a Sé de Chitré em 29 de outubro de 1994, onde ficou até 2 de julho de 1999, quando foi transferido para a Sé de David. Foi presidente da Conferência Episcopal do Panamá nos quadriênios 2000-2004 e 2007-2013.
Em 4 de janeiro de 2015, o Papa Francisco anunciou a sua criação como cardeal, no Consistório Ordinário Público de 2015.

Escudo do Cardeal Maestrojuán

Significado
O lado esquerdo: O brasão da família Lacunza, originário de Navarra. Em campo de ouro, dois lobos de sable postos em pau. Bordura de gules com dezesseis aspas de ouro.
O lado direito: É o escudo da ordem agostiniana.
A parte inferior: Uma palmeira, em um terreno rodeado de água, que representa Panamá.


Nós da Província Santa Rita de Cássia nos congratulamos com Dom Frei José Luís Lacunza Cardeal Maestrojuán, OAR – Bispo de David, Panamá, nosso irmão em Santo Agostinho.


Por Frei Ricardo, OAR
Fotos: Facebook Agustinos Recoletos e Frei Juan Pablo, OAR 


Veja algumas fotos das cerimônias:













Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL: