6 de mar de 2015

ACONTECEU: CARNAVAL CRISTÃO NA PRELAZIA AGOSTINIANA RECOLETA DE LÁBREA-AM.

Prelazia de Lábrea
Lábrea-AM

???????????????????????????????
A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – Lábrea, através dos grupos: Infância e Adolescência Missionária (IAM), Pastoral da Juventude (PJ) e Grupo de Oração São José proporcionou aos seus paroquianos a vivência de um “carnaval cristão”, a fim de que o carnaval fosse uma experiência de fé e alegria verdadeira que não acaba na quarta-feira de cinzas.
Sendo assim, a Infância e Adolescência Missionária realizou no sábado (14), mais uma edição do Carnaval Missionário que aconteceu na Quadra do Centro Esperança de Lábrea.
Esse evento surgiu para oferecer às crianças missionárias a oportunidade de vivenciarem um carnaval cristão, com músicas e danças que evangelizam. Tal iniciativa vem sendo aperfeiçoada a cada ano pelos seus organizadores.
IMG-20150222-WA0040
O Carnaval Missionário teve início às 15h00min com a oração, seguido de muita música, brincadeiras, danças e concursos, além da entrega de uma pequena lembrancinha para cada criança. A edição de 2015 contou com a participação de mais de 100 crianças dos diversos grupos dos bairros da cidade.
IMG-20150222-WA0036
Todo trabalho do Carnaval Missionário só é possível pela ajuda de muitas pessoas que colaboram como: os pais, Irmã Itárica Zandonadi (MAR), Frei José Garcia (OAR-Administrador Paroquial) e Aline Galvão (articuladora da IAM/Prelazia de Lábrea).
IMG-20150222-WA0039
Parabenizamos a todas as crianças e adolescentes da IAM, pela participação alegre e festiva, bem como os coordenadores, assessores e colaboradores pela iniciativa e realização de tão bela festa que resguarda a inocência de nossas crianças e os valores para um crescimento saudável. – De todas as crianças do mundo, sempre amigos!
???????????????????????????????
O Grupo de Oração São José em parceria com a Pastoral da Juventude, também realizou no sábado (14), na quadra da Escola Santa Rita, o “Carna Cristo – 2015”.
O evento, que já acontece a alguns anos, organizado pela Pastoral da Juventude somente para os seus membros e convidados, pela primeira vez foi realizado de portas abertas para o público em geral.
???????????????????????????????
A ideia de abrir as portas foi uma contrapartida do Grupo de Oração São José, que viu na realização do evento a oportunidade de atingir além da juventude, as crianças, adultos e até mesmo famílias que pudessem participar de uma festa de carnaval diferente e saudável na presença do Senhor.
???????????????????????????????
A temática do “Carna Cristo” foi a “Santidade” inspirada na passagem bíblica: “Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo” (cf. Gl 5,16), seguindo o tema proposto pela Renovação Carismática Católica (RCC) para o “Alegrai-vos-2015”, evento de carnaval realizado em todo Brasil pelos grupos da RCC.
???????????????????????????????
A participação da comunidade foi muito positiva e não há dúvida de que foi um carnaval diferente na vida daqueles que participaram e se deixaram envolver pela alegria verdadeira que não passa e que somente o Senhor nos proporciona.
???????????????????????????????
A animação ficou por conta do Ministério de Louvor Geração Jovem, que fez os participantes louvarem com fé e dançarem com muita alegria. Assim, a festa foi marcada por momentos de louvor, exultação, pregação, oração e muita unção.
???????????????????????????????
O trabalho conjunto entre a Pastoral da Juventude e o grupo de Oração São José foi uma parceria que deu muito certo na organização e realização do evento. Parabéns aos jovens da PJ e ao núcleo de coordenação do Grupo de Oração, como a todos os seus membros que colaboraram significativamente na realização desse abençoado evento de carnaval.
Por Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA
Em: http://prelaziadelabrea.org.br/

Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL: 

5 de mar de 2015

PARABÉNS AOS FREIS PEDRO OLAVO E ENÉAS BERILLI!

Província Santa Rita de Cássia
Brasil



O calendário da Província Santa Rita de Cássia da Ordem dos Agostinianos Recoletos neste dia, 5 de março de 2015, recorda duas datas importantes: 1ª o aniversário natalício de 73 anos de Frei Pedro Olavo Queiroz Macedo, O.A.R. e a 2ª o aniversário de 59 anos de Profissão Religiosa na Ordem dos Agostinianos Recoletos de Frei Enéas Berilli, O.A.R. (emissão dos votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência) e a PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA congratula-se com esses religiosos e roga a Deus que os cumulem de ricas bênçãos de saúde e sabedoria.
Fonte: Blog da Paróquia N. S. da Consolação
Edição para o Blog da Província: Frei Ricardo, OAR




Frei Pedro Olavo Queiroz Macedo, O.A.R., atualmente, reside e trabalha como Vigário Paroquial na Paróquia São Januário e Santo Agostinho, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).



Frei Enéas Berilli, O.A.R., atualmente, reside e trabalha como Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Consolação, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES).


Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL: 



4 de mar de 2015

ACONTECEU: VIA-SACRA EM MUQUI-ES.

Paróquia São João Batista
Muqui-ES


No último dia 20 de fevereiro de 2015, aconteceu na Comunidade Eclesial de Base Santo Agostinho da Paróquia Agostiniana Recoleta São João Batista (Muqui-ES) uma Via-Sacra pelas ruas da comunidade, organizada pelos Grupos de Círculos Bíblicos da mesma localidade.

VIA-SACRA: SIGNIFICADO
A VIA-SACRA (do latim Via Crucis, "caminho da cruz") é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da via-sacra consiste em que os fiéis percorram, mentalmente, a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que, então, percorriam, na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. O papa São João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da via-sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.
Esta reflexão é baseada em quatorze estações ou etapas, em que cada uma apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo:
Estação: Jesus é condenado à morte
Estação: Jesus carrega a cruz às costas
Estação: Jesus cai pela primeira vez
Estação: Jesus encontra a sua Mãe
Estação: Simão Cirineu ajuda a Jesus
Estação: Verônica limpa o rosto de Jesus
Estação: Jesus cai pela segunda vez
Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
Estação: Jesus cai pela terceira vez
Estação: Jesus é despojado de suas vestes
Estação: Jesus é pregado na cruz
Estação: Jesus morre na cruz
Estação: Jesus é descido da cruz
Estação: Jesus é Sepultado

Fonte: Blog da Paróquia São João Batista - Muqui
Edição para o Blog da Província: Frei Ricardo, OAR


VEJA ALGUMAS FOTOS DA VIA-SACRA:






Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:
  

JOVENS DE PARÓQUIA AGOSTINIANA RECOLETA ELABORAM LIVRETO COM ESPIRITUALIDADE AGOSTINIANA.

Paróquia Santa Rita de Cássia
Vitória-ES


Os frades agostinianos recoletos da Paróquia Santa Rita de Cássia (Vitória-ES) juntamente com a Pastoral dos Adolescentes redigiram um livreto sobre “a aproximação dos escritos agostinianos pautados na Palavra de Deus, fonte de vida e de santidade”. O intuito é utilizá-lo com os adolescentes e jovens. Através deste material elaborado com os pensamentos de Santo Agostinho e baseado na Palavra de Deus, estes mesmo jovens poderão melhor meditar, utilizando-se dessa grande riqueza da Igreja que são os escritos agostinianos.

A princípio, o livreto é de uso paroquial, no entanto, aqueles que desejarem conhecer este trabalho poderão entrar em contato com Frei Didier, um dos principais elaboradores do livreto; através de:

Por Frei Ricardo, OAR e Frei Didier, OAR


Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:


3 de mar de 2015

A VIRGEM MARIA NA QUARESMA.

Província Santa Rita de Cássia
Brasil




        A Virgem Dolorosa está intimamente associada a Cristo crucificado no plano salvífico de Deus. Como Cristo é o homem de dores (Is 53,3), por quem Deus quis reconciliar consigo todos os seres: os do céu e os da terra, fazendo a paz pelo sangue da sua cruz (Col 1,20), assim Maria é a “mulher de dores”, que Deus quis associar ao seu Filho, como sua mãe e partícipe da sua Paixão.

        Desde a infância do Senhor, todos os dias da Virgem transcorreram sob o sinal da espada (cf Lc 2,35). Por isso, a Quaresma é também um tempo oportuno para crescermos no nosso amor filial por Aquela que ao pé da Cruz entregou o seu Filho, e se entregou Ela mesma com Ele, para a nossa salvação. Podemos expressar este amor filial durante a Quaresma pela prática das devoções marianas próprias deste tempo: as “Sete dores de Maria”; a devoção a “Nossa Senhora das Dores” (cuja memória litúrgica é celebrada na sexta-feira da V semana de Quaresma); e a recitação do Santo Rosário, especialmente dos mistérios dolorosos.

Edição para o blog: Frei Ricardo, OAR


Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:
  

2 de mar de 2015

CASAMENTO COMUNITÁRIO NA PARÓQUIA AGOSTINIANA RECOLETA NOSSA SENHORA DA PENHA – CASTELO-ES.

Paróquia Nossa Senhora da Penha
Castelo-ES



   No último dia 28 de fevereiro/15, realizou-se na Paróquia Nossa Senhora da Penha (Comunidade São Pedro em São Cristóvão) um Casamento Comunitário, que reuniu seis casais, que sonhavam e desejavam receber o Sacramento do Matrimônio e as Bênçãos de Deus para sua união.
  A celebração foi assistida eclesialmente por Frei Ademildo Gomes, planejada e organizada pela Pastoral da Família da Paróquia, juntamente com os frades da paróquia.
  Os casais participaram de um processo de preparação, incluindo Encontro de noivos, reuniões de preparação e acompanhamento, e confissões, realizados pela pastoral da Família e pelo seu diretor espiritual Fr. Ademildo.

Que Deus abençoe todos que estão envolvidos neste lindo projeto, a Pastoral da Família está muito orgulhosa, honrada e realizada por proporcionar a estes casais a oportunidade de realizarem seus sonhos como também de se conscientizarem da importância do Sacramento do Matrimônio e o valor da Família.

Por: Frei Ricardo, OAR
Fotos: Frei Ademildo Gomes, OAR

Vejam algumas fotos da cerimônia:













  Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL: 



GINCANA EM PARÓQUIA AGOSTINIANA RECOLETA DE FRANCA-SP.

Web Oficial ECOAR
Brasil



Clique no link abaixo e veja no Site da Província como foi a Gincana Fraterna na Paróquia Agostiniana Recoleta Sagrado Coração de Jesus (Franca-SP):



O RELIGIOSO FREI RHUAM FOI ENTREVISTADO PELO JORNAL “O SÃO PAULO” DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO.

Seminário Teológico Santa Mônica 
São Paulo_SP

Frei Rhuam

O religioso Frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida, OAR foi o entrevistado do jornal "O São Paulo" (11-17 de fevereiro de 2015) e, desta conversa nasceu uma reportagem sobre a Vocação Religiosa, propriamente, na Ordem dos Agostinianos Recoletos, neste ano dedicado a Vida Consagrada.
Por Frei Rhuam, OAR

Veja a reportagem completa:



Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL: