18 de abr de 2015

FREI GERALDO INÁCIO PARTICIPA DE SUA PRIMEIRA SEMANA SANTA NA PRELAZIA DE LÁBREA-AM (2015).

Prelazia de Lábrea
Lábrea-AM


???????????????????????????????
A Semana Santa, foi celebrada com grande intensidade na Paróquia de Lábrea pelos fiéis católicos que vivem e celebram sua fé em Cristo Ressuscitado.
As celebrações da grande semana dos cristãos aconteceram por setores, inclusive o Tríduo Pascal, salvo as duas procissões que acontecem a nível paroquial, sendo: “procissão do encontro” e “procissão do Cristo Morto – Via Sacra”.
Domingo (29/03), dia em que celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, houve celebração com procissão em todas as comunidades do setor I. No setor II houve duas celebrações ambas na Catedral, sendo que a mais solene aconteceu pela noite com a procissão dos ramos vindo da Capela São José até a Catedral.  No setor III a procissão aconteceu na comunidade Santa Rita, cuja capela celebrou-se a Eucaristia.
Quarta-feira (01/04), aconteceu a tradicional “Procissão do Encontro”, onde celebramos o encontro de Nosso Senhor Jesus Cristo durante o caminho do Calvário, com sua Mãe, a Virgem Dolorosa. Todos os anos, os homens saem em procissão das proximidades da “Creche Maria Madalena”, na rua Doutor João Fábio, e as mulheres saem da “ponte de ferro”, na rua 14 de Maio. Ambas encontraram-se na Praça Central, em frente à Catedral, onde Frei José Garcia (administrador paroquial) dirigiu aos fiéis uma mensagem de conforto, fé e confiança para que celebremos dignamente os mistérios de nossa fé. Logo após houve confissões na Catedral.
???????????????????????????????
2B
Quinta-feira (02), inicio do Tríduo Pascal, atualizamos a última Ceia, em que se instituiu a Eucaristia, o sacerdócio e o amor-serviço. Todos os setores celebraram, dando também ênfase ao rito do “lava-pés”, onde os sacerdotes lavaram e beijaram os pés de algumas pessoas representando os apóstolos, levando em consideração a temática da Campanha da Fraternidade (CF) 2015. Na Catedral houve vigília solene até a meia noite.
???????????????????????????????
???????????????????????????????
???????????????????????????????
Sexta-feira (03), celebramos a paixão e morte de Jesus na cruz. A celebração da Paixão aconteceu em horários distintos nos três setores para que os fiéis pudessem acompanhar a “procissão do Cristo Morto” que saiu logo após a celebração na Catedral.
???????????????????????????????
???????????????????????????????
A grandiosa procissão que percorreu as principais ruas do centro da cidade foi acompanhada por uma multidão de fiéis que rezou piamente meditando sob as estações da Via Sacra da CF-2015. A celebração da Paixão e a reflexão da procissão foram transmitidas via rádio local como forma de que todo o percurso da procissão fosse atingido, como também aqueles que por algum motivo não puderam participar pudessem acompanhar pelo rádio.
4C
???????????????????????????????
???????????????????????????????
Sábado (04), as celebrações da Vigília Pascal aconteceram a partir das 20h00min. A beleza e riqueza da “Mãe” de todas as liturgias da Igreja pôde ser celebrada por muitos fiéis que celebram a vida e não a morte.
???????????????????????????????
???????????????????????????????
Na catedral, Frei José batizou o catecúmeno Roberto Cordeiro (33), do processo de catequese de Iniciação Cristã da Paróquia. Também houve crismas e primeiras Eucaristias de adultos.
Beto Coelho 20150407_111900
???????????????????????????????
Domingo (05), as celebrações pascais aconteceram em todas as comunidades do setor I, e nas comunidades dos setores II e III aconteceram nos horários de costume.
Na Catedral, as crianças da Infância e Adolescência Missionária abrilhantaram o domingo de Páscoa com a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
6A
6B
Parabenizamos todas as equipes de liturgias das comunidades dos setores da Paróquia de Lábrea que prepararam com zelo cada detalhe das celebrações enriquecendo-as com criatividade: equipe de procissão, de cantos, leitores, ornamentação, limpeza, divulgação.
Queremos registrar nossos sinceros agradecimentos aos donos de carros de som que se disponibilizaram em vim com seus carros para melhor expandir o som da procissão em seu percurso, como também todo o apoio dado pela Policia Civil e Militar nas procissões, possibilitando maior segurança no tráfego das ruas.
Por Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA

Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:

17 de abr de 2015

POR FREI RICARDO: PORQUE PROCURAIS ENTRE OS MORTOS AQUELE QUE ESTÁ VIVO? NÃO ESTÁ AQUI, RESSUSCITOU (Lc 24,5).

Província Santa Rita de Cássia
Brasil


        Caros seguidores de nosso blog, se adentrarmos mais profundamente à belíssima liturgia pascal, veremos que, ao romper da manhã daquele primeiro dia da semana, dois homens, de vestes resplandecentes, tecidas com fios de luz e de vida, oferecem a meia dúzia de mulheres, perplexas e amedrontadas, a palavra última de Deus, sobre a cruz e a morte de Jesus: Não está aqui! Ressuscitou! Esta é a palavra-chave, que lhes abre os olhos, para o sentido oculto de uma presença nova, que irrompe do sepulcro vazio!

        Não está aqui! Ressuscitou! Ressuscitado, Jesus não é mais um corpo morto! É um corpo glorificado!

        Não está aqui! Ressuscitou! Ressuscitado, Jesus não está mais sujeito à lei da morte. Venceu-a no seu próprio campo!

        Não está aqui! Ressuscitou! Ressuscitado, Jesus não é um sobrevivente de um grande terramoto. É o princípio de uma nova criação!

        Não está aqui! Ressuscitou! Ressuscitado, Jesus não é um cadáver reanimado! É o Filho de Deus, exaltado, na glória do Pai.

        Não está aqui! Ressuscitou! Ressuscitado, Jesus não dá um passo atrás, mas um passo à frente. Não recupera a vida perdida. Conquista a vida nova. A sua existência não é uma vida consumida inutilmente e perdida na poeira do passado, mas uma vida inteira e consumada, realizada e finalizada na plenitude do amor de Deus!

        Não está aqui! Ressuscitou! Ressuscitado, Jesus não é alguém que «volta a estar vivo». É simplesmente o Vivente! Aquele que já não pode mais morrer! Aquele que está vivo e vive para sempre!

        Não está aqui! Ressuscitou! Numa palavra, aqueles mensageiros quiseram dizer: Jesus não está mais a um palmo de terra das vossas mãos! Ele Vai sempre adiante de vós, para a Galileia! Não O podeis jamais tocar, nem deter neste mundo (cf. Jo.20,17). Só O podeis alcançar, seguindo-O e subindo com Ele, para o Pai! Vós, mulheres, que viestes com Jesus da Galileia, tereis de partir, de novo, para O ver (cf. Mc 16, 6). E encontrá-lo-eis, no caminho, em missão! Nós sabemos que, doravante, Jesus está vivo, e que a sua vida se assinala no mundo de hoje pela vida dos cristãos, de cada um de nós, precisamente. E há muitas situações, à nossa volta, que esperam ainda tal madrugada pascal, que irrompa em alegria, novidade e esperança e paz, na certeza de que o Ressuscitado está vivo e vive conosco, para sempre!

        Queridos leitores e leitoras: A Ressurreição é vida nova em exaltação, é vida plena, em abundância, é vida eterna, em exultação! Celebremos por isso a nossa Páscoa, com Vida!

        Uma Páscoa com Vida é uma Páscoa celebrada, à mesa da Eucaristia, com “os pães ázimos da pureza e da verdade” (I Cor.5,9)! E que, por isso mesmo, é uma Páscoa que nos convida a voltar a Jerusalém, a ir ao encontro dos outros discípulos, a regressar à comunhão com a Igreja confiada por Cristo aos apóstolos, testemunhas da sua Ressurreição!

        Uma Páscoa com Vida é uma Páscoa anunciada a todos, com a alegria de quem sabe ter a sua vida escondida, com Cristo, em Deus (Col.3,3), sem que ninguém mais a possa arrebatar! Por isso mesmo é uma Páscoa que nos convida a uma alegria partilhada!

        Uma Páscoa, com vida, é uma Páscoa aberta à esperança e à confiança na vida! A vitória de Cristo não aconteceu fora da vida que nos atinge, entre alegrias e dores, esperanças e quase desesperos. Bem pelo contrário, foi bem dentro da nossa condição, que Cristo assumiu até ao fim, que a morte foi repassada pela sua caridade infinda, que a venceu e ofereceu. De modo que uma Páscoa com Vida convida-nos a viver em esperança! Pese embora as dificuldades económicas e sociais do país, com estatísticas e previsões tão negativas, a Páscoa faz-nos crer e esperar que Deus sempre irrompa no meio das crises, com sinais de novidade e com a surpresa do seu próprio mistério de amor! Cristo não ressuscitou para desaparecer, mas convida-nos a intensificar a sua presença entre nós e a animar a nossa esperança numa vida nova, no futuro do seu Reino.

        Uma Páscoa com vida é uma Páscoa intensamente vivida, em gestos largos de novidade, de criatividade, de ousadia! Sendo por isso mesmo, uma Páscoa que nos convida a ir e a partir em missão. Porque a Ressurreição é vida em movimento, é envio permanente. O encontro com Jesus Ressuscitado abre, espontaneamente, às mulheres, aos discípulos, aos apóstolos, o caminho da missão.

        Portanto, queridos leitores e leitoras, esta alegre notícia, não é coisa que se possa calar, nem guardar para si! Se as mulheres não tivessem saído do sepulcro, se os primeiros a lá chegar não tivessem saído de Jerusalém, ainda hoje, aqui onde estamos não saberíamos da vitória de Cristo sobre a morte. E nada seria como é!

        Enfim, devemos anunciar como a última e perene novidade que trazemos a arder no coração: Cristo Ressuscitou. Vá contar tudo isto a todos! Esta é a Boa Nova, que se faz missão!

Bibliografia: Cf. LUÍS, José. ABC da Catequese, São Paulo, 2013.

Por Frei Ricardo A. Dias, OAR

Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:

COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE FREI WESLEY E RETIRO MENSAL DOS FRADES: REGIÃO INTERIOR DE SÃO PAULO.

Província Santa Rita de Cássia - Região São Paulo
Ribeirão Preto-SP


        Ontem, dia 16-04-2015 aconteceu na cidade de Ribeirão Preto-SP o RETIRO MENSAL COM OS FRADES DA REGIÃO INTERIORANA DE SÃO PAULO. Fizeram-se presentes os frades das comunidades: Sagrado, Capelinha e Graças (Franca), São José (Ribeirão Preto) e Santa Rita (Igarapava).

        Durante o retiro, o tema refletido e rezado foi: “SOBRE O QUE FOI OMITIDO NAS CONSTITUIÇÕES OAR E UMA ANÁLISE DA FORMA DE VIVER, ESCRITA POR FREI LUÍS DE LEÓN”.

        Neste mesmo dia o nosso irmão Frei Wesley colheu mais uma flor no jardim da vida. Sendo assim, comemorou-se o seu aniversário e dos demais irmãos que aniversariam neste mês de abril (Frei Sérgio Peres, Frei Jonas Gusson, Frei Wagno, Frei André, Frei Leopoldo, Frei Mason).

        Ao final do retiro foi oferecido um delicioso almoço pela comunidade local dos frades.

Frei Ricardo Alberto Dias, OAR

VEJA ALGUMAS FOTOS DO RETIRO:













Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:

13 de abr de 2015

ACONTECERÁ O I SEMINÁRIO ECUMÊNICO DA PASTORAL DA AIDS EM IGARAPAVA-SP.

Paróquia Santa Rita de Cássia
Igarapava-SP



No dia 25 de abril de 2015 acontecerá no Salão Santo Agostinho em Igarapava-SP, das 8hs às 18hs o “I SEMINÁRIO ECUMÊNICO DA PASTORAL DA AIDS EM IGARAPAVA” organizado pela Diocese de Franca e, com a participação de toda comunidade igarapavense.

Os assessores que estarão à frente dos trabalhos serão: Frei Mauro, Drª Dulce de Andrade, Edson Antônio dos Reis, Lucinda Marcolino dos Reis, Ivone Carrocini e Cláudia Rodrigues.

Contaremos também com o apoio e a presença do Pastor Ezaquiel e de Glaucia, ambos da cidade de São Joaquim da Barra-SP e da SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE e CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE IGARAPAVA.



Contamos com a sua presença e a sua divulgação do evento.

Por Edson Antônio dos Reis – Igarapava-SP


Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:


12 de abr de 2015

ENCONTRO VOCACIONAL AGOSTINIANO RECOLETO NA CIDADE DE MARATAÍZES-ES.

SAV - Província Santa Rita de Cássia
Marataízes-ES



Aconteceu neste último final de semana, dias 11 e 12 de abril de 2015 o Encontro Vocacional Agostiniano Recoleto na cidade de Marataízes-ES.

O encontrou contou com a presença de vários jovens de MG, ES e RJ que se sentem chamados à vida agostiniana recoleta.

Estiveram à frente dos trabalhos, os promotores vocacionais provinciais: Frei André Pereira e Frei Gustavo Barbieiro Mello e, o religioso Frei Edmilson Vidal da comunidade do Rio de Janeiro. Também estiveram presentes os membros do SAV de Castelo (Orlando e Leonea).


E você jovem? Venha ser um Agostiniano Recoleto!
"Tarde de amei, beleza infinita. Tarde te amei, tarde te amei, beleza sempre antiga e sempre nova...
No entanto Senhor estavas dentro em mim e eu fora de ti..."

Por Frei Ricardo Alberto Dias, OAR
Fotos: Frei Gustavo Barbieiro Mello, OAR

Veja algumas fotos do encontro:









Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL: