15 de ago de 2015

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA AGOSTINIANA 2015 DO INSTITUTO AGOSTINIANO DE FILOSOFIA EM FRANCA-SP.

Instituto Agostiniano de Filosofia
Franca-SP



Na semana do dia 24 ao dia 28 de agosto de ano corrente de 2015 acontecerá a “SEMANA AGOSTINIANA 2015 DO INSTITUTO AGOSTINIANO DE FILOSOFIA na cidade de FRANCA-SP.

Este ano, nossa Semana Agostiniana está especial, com alguns destaques, como o lançamento de dois livros:

- "A cura de minhas memórias...", de João Carlos Medeiros e Maria Luíza da Silva Medeiros e;
- "Educação Integradora da Sexualidade Humana...", de Marina Lemos Silveira Freitas.


Sobre os autores dos livros:

João Carlos Medeiros – Psicólogo clínico, terapeuta familiar, logoterapêuta, sexólogo, mestre em Sexualidade Humana, membro da Comunidade Canção Nova (segundo elo). Ministra palestras e cursos para as famílias e jovens. Trabalha, também, com formação humana para seminarista e religiosos.

Maria Luiza da Silva Medeiros – Psicóloga clínica, terapeuta familiar, pós-graduada em Psicoterapias Cognitivas e Neuropsicologia. Membro da Comunidade Canção Nova (segundo elo). Ministra palestras e cursos para as famílias e jovens. Trabalha, também, com formação humana para seminaristas e religiosos.

Marina Lemos Silveira Freitas - Médica pediatra, mestre e doutora em Medicina pela USP, especialista em Logoterapia aplicada à Educação, especialista em Análise Existencial e Logoterapia, coordenadora do curso de pós-graduação em Logoterapia aplicada à Educação do Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl, de Ribeirão Preto-SP, docente do curso de pós-graduação da Associação de Logoterapia Viktor Frankl de Curitiba-PR, conferencista, autora de livros sobre Logoterapia.


Venha participar conosco.

Divulguem, por obséquio, em suas mídias sociais.

Por Frei Afonso de Carvalho Garcia, OAR


Veja a programação completa:



  
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:




14 de ago de 2015

ARTIGO ESCRITO POR FREI RHUAM: SANTA MÔNICA E SANTO AGOSTINHO - CORAÇÕES EM BUSCA DE DEUS.

Província Santa Rita de Cássia
Brasil



Um ditado popular nos diz que “por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher”. Tal ditado ilustra muito bem a relação que existe entre Santa Mônica e Santo Agostinho, a ponto de levá-lo a declarar que “se alimentava da Palavra de Deus juntamente com o leite materno” (Confissões VII). A sintonia entre ambos é um laço de fé, que vai além do sanguíneo.

Mônica era uma mulher simples, como tantas outras de seu tempo, temente a Deus e observadora das Sagradas Escrituras. Assumiu com responsabilidade o cuidado do lar, da educação dos filhos Agostinho, Perpétua e Navígio e do zelo humano e espiritual de seu esposo Patrício. De fé sólida e exímia cristã, procurou instruir sua família no temor a Deus. Contando sempre com a intercessão de Nossa Senhora, pedia com insistência a conversão de seu esposo e de seu filho Agostinho (Confissões IX, 8).

Por outro lado, Agostinho, dotado de um coração inquieto e sedento do conhecimento da Verdade, até os trinta anos viveu errante à procura do sentido da própria existência e de respostas as suas muitas interrogações. Essa sua inquieta busca o levou ao encontro de seitas religiosas, mas também lhe proporcionou deparar-se com o grande pregador Ambrósio, o Bispo de Milão.

Certa vez, Mônica foi a catedral de Milão conversar com Santo Ambrósio. Entre lágrimas e lamúrias, apresentou ao santo suas preocupações. Profundamente tocado pelas lágrimas daquela mãe, o piedoso bispo disse: “Vá em paz e continue a viver assim, porque é impossível que pereça um filho de tantas lágrimas” (Confissões III, 12).

Orações e lágrimas. De ambas as partes o Senhor presenteia estes santos com tão admirável dom. De um lado, lágrimas pela graça da convivência junto à Igreja de Cristo; de outro, lágrimas de um coração inquieto que buscava conhecer a Verdade. Tais lágrimas expressam o encontro com Jesus Cristo e jorram de um “coração que está inquieto enquanto não descansar em Deus” (Confissões X, 27).

Por Frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida, OAR


Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:



13 de ago de 2015

PARÓQUIA AGOSTINIANO-RECOLETA NOSSA SENHORA DE LOURDES NA CAPITAL PAULISTA PROMOVE CURSO BÁSICO DE COMPUTAÇÃO.

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
São Paulo-SP



Não há idade para se aprender e voltar a estudar. Com este intuito, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (São Paulo-SP) iniciou um belo trabalho de levar inclusão digital aos paroquianos e interessados em aprender ou aprimorar seu contato com o mundo digital.

Tal projeto conta com o incentivo de nosso pároco Frei Egisto Cansian e o apoio de cinco professores da própria comunidade que em diferentes dias da semana se doam voluntariamente; são eles: Paula, Maurício, Fernando, Silvio e Eduardo.

O curso conta com mais de 50 alunos das mais diferentes idades que se reúnem toda semana em dia e horário previamente definidos (somados serão oito aulas) e dentro de dois meses sairão com noções básicas de informática.

Agradecemos a Deus pela vida de pessoas que colocam sua vida e vocação a serviço e pedimos a Deus para que presenteie com determinação estes irmãos que buscam o conhecimento.

Você que deseja aprimorar ou iniciar seus conhecimentos em informática, procure a secretaria paroquial e participe conosco!

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
Ordem dos Agostinianos Recoletos
Rua Paulo Franco S/N
Vila Hamburguesa- São Paulo (SP)

Segunda à Quinta-feira (dois horários)
Grupos: 8h00 às 9h00 ou
9h00 às 10h00

Terça-feira (dois horários)
16h00 às 17h00 ou
17h00 às 18h00

Por Frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida, OAR


Veja algumas fotos:







 Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL: 
  

10 de ago de 2015

NO ÚLTIMO DIA 08 DE AGOSTO/2015 INICIARAM-SE AS VISITAS MISSIONÁRIAS NA PARÓQUIA AGOSTINIANA RECOLETA SANTA RITA DE CÁSSIA EM IGARAPAVA-SP.

Paróquia Santa Rita de Cássia
Igarapava-SP


Diocese de Franca, aderindo o sonho de seu Pastor, Dom Paulo Roberto Beloto, decidiu dar início neste ano corrente de 2015 “ÀS SANTAS MISSÕES POPULARES NA DIOCESE DE FRANCA”. Para que este sonho se torne realidade, ele conta com a ajuda de todos os batizados e todas as batizadas da diocese para “arregaçarem as mangas” e cumprirem o mandato do Senhor como verdadeiros DISCÍPULOS-MISSIONÁRIOS DO MESTRE.

Neste intuito, dia 08/08/2015 iniciaram-se as “VISITAS MISSIONÁRIAS NAS RESIDÊNCIAS DOS IGARAPAVENSES”. Mais de 200 missionários (as) visitaram todas as casas das comunidades “SANTO ANTÔNIO, BEATA DULCE DOS POBRES (CAMPO DE AVIAÇÃO) E SÃO FREI GALVÃO”.

Lembramos que no próximo dia 15/08 não faremos as visitas missionárias, pois estaremos todos empenhados na “Quermesse da Abadia”. Retornaremos as visitas no próximo sábado, dia22/08 e, as mesmas continuarão durante todos os sábados dos meses de AGOSTO, SETEMBRO E OUTUBRO DE 2015.

PONTOS DE ENCONTRO DIA 22/08: IGREJA DE NOSSA SENHORA DA ABADIA ÀS 14HS.

Agradecemos a todos (as) que direta ou indiretamente estão envolvidos (as) neste processo missionário em nossa paróquia e contamos com a colaboração de todos (as) na realização das visitas.


“MISSIONÁRIO VAI, MISSIONÁRIO VEM, UM DELES POSSO SER E TU TAMBÉM”!

Por Frei Ricardo Alberto Dias, OAR
Fotos: Vanusa Branquinho Eustáquio e Lúcia Zanforlin


Veja algumas fotos das visitas missionárias:


















  Saiba mais notícias dos freis agostinianos acessando a nossa WEB OFICIAL:

  

ACONTECEU O “PRIMEIRO SARAU VOCACIONAL” NA PARÓQUIA AGOSTINIANA RECOLETA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS EM FRANCA-SP.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Franca-SP



Aconteceu neste último sábado passado, dia 8 de agosto de 2015, o “PRIMEIRO SARAU VOCACIONAL DA PARÓQUIA AGOSTINIANA RECOLETA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS” (Franca-SP).

Graças a Deus deu tudo certo e foram lindas as apresentações.

Agradecemos a equipe que com muito amor e dedicação preparou tudo com carinho para acolher a todos os visitantes da paróquia.

Foi um sucesso, que venha o Sarau de 2016 com muitas novidades para você. Abraços a todos.

Por Vambléia Sarroche

Veja algumas fotos:






























Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL: