2 de dez de 2015

PREPARANDO-NOS PARA O NATAL DO SENHOR.

Província Santa Rita de Cássia
Brasil


         Com o Advento, a Igreja inicia o novo ano litúrgico. Advento significa “chegada” e é o tempo santo de preparação para o Natal de Jesus. Esse tempo litúrgico possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o Tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa.

      O Advento é um tempo especial para fazermos um questionamento sério sobre nossa vida pessoal e também sobre o mundo em que vivemos. É um momento privilegiado para averiguarmos se a semente de amor e justiça lançada por Jesus Cristo no coração dos homens está nascendo e frutificando.

        O Natal é uma celebração que nos transmite profundas verdades de vida. Ao contemplarmos a gruta de Belém, descobrimos o imenso amor de Deus que assume nossa condição humana, vindo ao mundo para nos salvar. É Deus que se humaniza, para divinizar o homem.

        Celebrar o Natal é descobrir, na pequenez e na pobreza do presépio, a grandeza e a riqueza do amor divino. É perceber a lição de humildade que Cristo veio nos ensinar. É optar pelo caminho que Ele veio nos mostrar. É acolher com sinceridade as verdades que veio nos comunicar, vivendo-as no nosso dia a dia. É assumir o compromisso com as causas do evangelho, lutando em defesa da vida, colocando-nos ao lado dos pobres, excluídos e injustiçados. É, a exemplo de Jesus Cristo, ser um sinal de contradição na sociedade, buscando a construção da justiça, da paz e da fraternidade.

        Os cristãos devem celebrar o Natal com esse espírito. Por ser uma comemoração tão importante, é necessário que nos preparemos bem. Na Igreja, o Advento é o tempo de preparação, quando somos convidados a nos converter, mudando nossa mentalidade e nossas atitudes, para nos identificarmos cada vez mais com a proposta de vida que o Divino Mestre veio nos ensinar.

Coroa do Advento – Um dos símbolos do Advento é a grinalda ou coroa, que representa o infinito amor de Deus. Quatro velas são acesas e colocadas no círculo, uma a cada semana do Advento. Elas simbolizam a luz de Cristo que nasce para iluminar nossas vidas.


Dimensão cristológica e dimensão mariana

        Em bonita reflexão, Padre José Luiz Majella Delgado (CSSR) nos apresenta o sentido desse tempo litúrgico: importante: “O Advento invoca a vinda do Senhor por meio de seus profetas. É um período de quatro semanas, tempo de preparação para as festas do Natal e Epifania. Esses dias proporcionam à nossa oração e à nossa meditação um mundo rico em realidades, em mistérios, em modelos, em tipos, em pensamentos e em sugestões espirituais.

        Dois grandes temas dominam o Advento: o cristológico e o mariano. Algumas figuras dão uma tonalidade especial para este tempo litúrgico: Isaías e João Batista, a Virgem Maria e São José. A espiritualidade desses dias é um apelo para que possamos viver alguns comportamentos fundamentais da nossa vida cristã: a expectativa vigilante e alegre, a esperança, a conversão, a pobreza. A celebração deste Tempo é uma pedagogia para compreendermos o mistério da salvação: Jesus é o ponto de referência não só para os sentimentos piedosos e religiosos, mas para empenharmos toda a nossa existência no anúncio e testemunho do Reino de Deus. O Advento é também o tempo da Virgem Maria que se prepara na oração e no recolhimento para o grande mistério do nascimento de Cristo." 

Edição para o Blog da Província: Frei Ricardo A. Dias, OAR




Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:



O DIA 1º DE DEZEMBRO FOI INSTITUÍDO COMO O “DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS”.

Pastoral da Aids
Niterói-RJ



O dia 1º de dezembro foi instituído como o “Dia Mundial de Luta Contra a Aids”.


        A Pastoral da Aids, serviço da Igreja Católica do Brasil, organizada para ajudar na superação dos desafios que a epidemia da Aids apresenta para a sociedade, governo e igreja, ciente de que a epidemia exige uma ação global para seu efetivo enfrentamento, quer unir mais forças para diminuir o número de infecções e garantir vida digna para todas as pessoas que vivem e convivem com HIV/Aids.

        Desde a descoberta em 1980 a AIDS já provocou a morte de mais de 25 milhões de pessoas no mundo, além de atingir atualmente mais de 33 milhões que vivem com o vírus. Destas, somente 1,8 a 2,2 milhões tem acesso ao tratamento.

        Cerca de 150 mil brasileiros convivem com HIV sem saber, pois nunca fizeram o teste de HIV/Aids. Grande parte da população nunca se testou. Muitas pessoas recebem o diagnóstico quando já estão doentes. Por causa disso, 17% vão a óbito no 1º ano do diagnóstico. O diagnóstico precoce torna o tratamento mais eficiente, evita doenças e garante qualidade de vida.

        Diante destas estatísticas, conscientizar para fazer o teste e chegar antes do que a doença, ainda deve ser o “carro-chefe” na prevenção e combate ao HIV/Aids. O teste de HIV está disponível na rede de saúde e é gratuito, seguro e sigiloso.

        No Dia Mundial de luta contra a Aids e durante sua vida, junte-se nesta campanha. Faça parte nesta grande mobilização. Teremos palestras, debates, serão entregues panfletos, realização de teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, palestras e outras ações, não só neste dia, mas constantemente. A sua participação é fundamental. Procure um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ou uma das diversas unidades das redes públicas de saúde e faça o exame de diagnóstico do HIV/Aids. Converse com seus amigos, colegas de trabalho e outras pessoas de sua convivência pessoal. Sua atitude faz a diferença.


Por Padre Ricardo F. Dias - Assessor Eclesiástico Arquidiocesano de Niterói da Pastoral da Aids.
Enviado por Edson Antônio dos Reis – Igarapava-SP

 

Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:




1 de dez de 2015

ENCERRAMENTO DA CATEQUESE 2015 NA PARÓQUIA AGOSTINIANA RECOLETA SANTA RITA DE CÁSSIA EM VITÓRIA-ES.

Paróquia Santa Rita de Cássia
Vitória-ES



         No último domingo passado (29/11/2015), “Primeiro Domingo do Advento”, na Paróquia Agostiniana Recoleta Santa Rita de Cássia em Vitória-ES celebrou-se o “Encerramento da Catequese/2015”.

        A missa foi presidida pelo pároco, Frei Toninho e o coral "Os Anjos", formado por crianças da catequese paroquial animou a celebração.

        Ao final da celebração, Frei Toninho chamou as grávidas para a já instituída, “Benção Mensal das Grávidas”. A seguir, foi a vez dos pais e catequizandos serem abençoados.

        Após a celebração teve um delicioso café no salão paroquial anexo para todos.

 Por Vanessa Pagiola


Veja algumas fotos:




















Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:


MOMENTO DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES NA PARÓQUIA AGOSTINIANO-RECOLETA N. S. DE LOURDES EM SÃO PAULO-SP.

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
São Paulo-SP

            
        Reunimos-nos na noite de sexta-feira, dia 27 de novembro de 2015 às 19h00 para celebrarmos a última missa vocacional do ano de 2015 organizada pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) da paróquia Nossa Senhora de Lourdes da capital paulista. Neste dia, rezamos pelo aumento e santificação da vocação Escolápia, dado que as Irmãs são parte de nossa paróquia e de nosso movimento.

        Logo após a Santa Missa, presidida pelo pároco Frei Egisto Cansian (OAR), um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento foi organizado pela comunidade Escolápia do Colégio Madre Paula Montalt, na pessoa de Madre Rosana Aparecida Jacinto, contando com a presença de paroquianos e membros do SAV paroquial.

        Agradecemos a Deus pelo dom da oração constante e profunda que faz crescer a fé na comunidade cristã, na certeza sempre renovada de que DEUS nunca abandona o seu povo e que continua suscitando vocações.

Por Frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida, OAR
Fotos: Frei Fernando Mazer da Silva, OAR


Segue algumas fotos:






  
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL: