27 de jan de 2016

O RELIGIOSO.

Província Santa Rita de Cássia
Brasil

        
        RELIGIOSOS E RELIGIOSAS: É a vocação de homens e mulheres que buscam, na vivência comunitária e fraterna, a perfeição pessoal como vocação.

        Esta realidade, normalmente, acontece no contexto de um Instituto Religioso, cada pessoa fazendo ali sua opção de vida cristã, concretizada na vivência dos Conselhos Evangélicos, isto é, esforçando-se para colocar em prática a pobreza, a castidade e a obediência, tendo como pano de fundo e objetivo o Reino de Deus.

        Temos uma diversidade de formas e de caminhos na vida religiosa. São maneiras de testemunhar a vida de fé, seja numa comunidade apostólica, ou contemplativa, ou monástica. Em alguns casos, isto acontece de forma pessoal, ficando o indivíduo inserido no seu próprio mundo profissional, agindo ali com testemunho de fé.

        Existem inúmeros Institutos Religiosos, mas também Institutos Seculares, cada um com seu carisma próprio, ambos voltados para o exercício da missão cristã no mundo. São formas das pessoas colocarem suas vidas e existências a serviço do Reino de Deus. Tudo passa pelo seguimento e pela paixão por Jesus Cristo.

        A referência principal da vocação religiosa é a busca da santidade no caminho das bem-aventuranças. Para o Documento de Aparecida: “A vida consagrada é um dom do Pai, por meio do Espírito, à sua Igreja...”. Quem a vivencia deve ter um coração indiviso para servir a Deus e a humanidade de forma total e livre.

        A vida religiosa quer testemunhar que somente Deus basta para preencher a vida das pessoas de sentido e de alegria. Quer mostrar para o mundo, que vem perdendo o sentido do divino, supervalorizado as coisas materiais, os valores pelos quais vivem. Tudo isto deve ser um novo sopro de Deus na Igreja e na vida das pessoas de hoje.

Queremos parabenizar todos os religiosos pela opção que fizeram, respondendo ao chamado de Deus no contexto de hoje.

Edição para o Blog: Frei Ricardo, OAR


Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:

26 de jan de 2016

LEIA AQUI SANTO AGOSTINHO, MEU AMIGO EM E-BOOK.

Província Santa Rita de Cássia
Brasil


Clique no link abaixo e leia o livro SANTO AGOSTINHO, MEU AMIGO em E-BOOK:



Link para leitura: SANTO AGOSTINHO - MEU AMIGO




Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:


25 de jan de 2016

PARÓQUIA AGOSTINIANO RECOLETA NOSSA SENHORA DE LOURDES (SÃO PAULO-SP) SE DESPEDE DE FREI LAÉRCIO, OAR.

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
São Paulo-SP



        Neste domingo, 24 de janeiro de 2016, numa Celebração Eucarística presidida por Frei Gustavo Barbiero e concelebrada por Frei José Alexandre, as 10h30, a comunidade paroquial Agostiniano Recoleta de Nossa Senhora de Lourdes da capital paulista se despediu de Frei Laércio Rodrigues da Cruz (OAR) que, após quatro anos de estudos teológicos, parte para a missão de Lábrea (AM), mais especificadamente, na localidade de Pauiní (AM) pertencente a esta prelazia.

        Nos anos em que viveu e estudou no seminário Santa Mônica, Frei Laércio se mostrou um frade atuante e dinâmico, principalmente junto ao movimento dos Círculos Bíblicos, sopão e grupo de adolescentes onde conseguiu cativar os paroquianos realizando junto deles trabalhos sociais e formativos.

        Assim como diz a canção, “vai, vai missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor”, queremos render graças a Deus pelo serviço de Frei Laércio prestado a esta comunidade e pedindo que “não tenhas medo de evangelizar” entregando-se assim como Maria Santíssima através de um sim sem reservas tendo Deus como foco.

Deus abençoe sua nova etapa formativa!


Por Frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida, OAR
Comunidade do Teologado Santa Mônica
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
Fotos: Ivonete Sacramento


Veja algumas fotos da celebração:







  
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL: