20 de ago de 2016

CELEBRAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA NA PARÓQUIA SANTA RITA EM VITÓRIA-ES.

Paróquia Santa Rita de Cássia
Vitória-ES





        Na Semana Nacional da Família/2016, nós da Paróquia Agostiniana Recoleta Santa Rita de Cássia de Vitória-ES fomos presenteados na missa das 18h30 desta terça-feira (16/08/2016) com a participação do casal Genilda e José Jacinto que comemoraram o 60º aniversário de casamento. A família se colocou próxima ao altar para receber a benção de Deus pelas mãos de Frei Cassiano. O sorriso no rosto da D. Genilda nos traz a certeza de que vale a pena acreditar na família.

        Após a missa, em continuidade com a programação da Semana da Família, os casais do ECC realizaram sua reunião mensal com o tradicional lanche partilhado e uma palestra cujo tema foi "O perdão na família - fonte de reconciliação e libertação" ministrada por Frei Gustavo.

        Palavras fortes e firmes do Frei Gustavo levaram os casais a refletir sobre a necessidade do perdão na família. Disse o frei:

"Onde há amor ali também tem que haver compreensão e perdão, senão não é amor... Nenhum amor pode durar sem que haja perdão. O casal que não é capaz de viver todos os dias, a família, os filhos com os pais, os pais com os filhos, que não são capazes de compreender, de viver o perdão verdadeiro, são famílias que tem dia, hora, minuto e segundo para acabar". A falta de perdão vai causando feridas e essas feridas precisam ser curadas todos os dias. Não vá dormir sem se reconciliar com sua família. (Frei Gustavo Barbiero Mello, OAR).

        Ao final Frei Gustavo, Frei Didier e Frei Sérgio nos deram a benção final juntos.

Por Jeanne Santos
Edição: Frei Ricardo Alberto Dias, OAR


Algumas fotos desses momentos abençoados:












  
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:




19 de ago de 2016

SANTORAL AGOSTINIANO: 19 DE AGOSTO – SANTO EZEQUIEL MORENO, BISPO.

Província Santa Rita de Cássia
Brasil



        Ezequiel (Alfaro, La Rioja, Espanha, 9 de abril de 1848 – Monteagudo, Navarra, 19 de agosto de 1906), aos dezessete anos de idade, emitiu seus votos na Recoleção Agostiniana no dia 22 de setembro de 1865. Ordenou-se sacerdote em Manila (Filipinas) aos 3 de junho de 1871. Durante quinze anos, exerceu nas Filipinas o ministério pastoral imbuído de ardente zelo apostólico.

        A partir de 1888, dedicou sua multiforme atividade à Colômbia: restaurou a Província da Candelária e deu início ali a uma nova etapa missionária, tendo sido nomeado, em 1893, como primeiro Vigário Apostólico de Casanare e, mais tarde, em 1895, Bispo de Pasto. Foi grande devoto do Sagrado Coração de Jesus e mostrou sempre um intenso amor à Ordem.

        Tendo regressado à Espanha, por causa de um tumor maligno, morreu, poucos meses depois, aos 19 de agosto de 1906, no mesmo convento de Monteagudo (Navarra), onde havia emitido seus votos e onde exercera, anos mais tarde, o ofício de prior.

        Foi beatificado pelo Papa Paulo VI, no dia 1º de novembro de 1975, e canonizado por São João Paulo II, aos 11 de outubro de 1992, no contexto das celebrações do quinto centenário de evangelização da América.

Edição: Frei Ricardo Alberto Dias, OAR


Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:

17 de ago de 2016

BAZAR EM PARÓQUIA AGOSTINIANA RECOLETA DE VITÓRIA-ES EM PROL DO SEMINÁRIO.

Paróquia Santa Rita de Cássia
Vitória-ES




        Neste mês de agosto/2016 está acontecendo na PARÓQUIA AGOSTINIANA RECOLETA SANTA RITA DE CÁSSIA em Vitória-ES o “Bazar em prol dos seminários de nossa província”.

        O Bazar, neste mês de agosto está sendo promovido pelas “Obras Sociais de Santa Rita” em prol das vocações! E está aberto das segundas as sextas-feiras, das 10h ás 18h, no salão anexo à paróquia na Praia do Canto.

        Contamos com a colaboração de todos! No momento, a equipe está necessitando de doações de roupas, sapatos, brinquedos, bijuterias e utensílios que poderão ser entregues na secretaria paroquial.

Desde já agradecemos a todos!
Por Vanessa Pagiola





Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:


16 de ago de 2016

ACONTECEU NA CIDADE DE ITAÚNA (MG) O RETIRO DA JUVENTUDE AGOSTINIANA RECOLETA (JAR) EM CONJUNTO COM OS GRUPOS “SEJA LUZ” E “RENASCER”.

Juventude Agostiniana Recoleta
Itaúna-MG



        Aconteceu nos dias 13-15 de agosto de 2016 na chácara Oásis na cidade de Itaúna (MG) o retiro da Juventude Agostiniana Recoleta (JAR) em conjunto com o grupo de jovens “Seja Luz” e “Renascer”, ambos da paróquia Nossa Senhora da Piedade. Durante o fim de semana, contou-se com o apoio e assessoria de Frei Rhuam Ferreira R. de Almeida que, a pedido do Secretariado Juvenil da Província Santa Rita de Cássia, esteve presente junto aos jovens.

        O tema do retiro foi: “Não quero minha vida igual a tudo o que se vê” e o lema: “Jovem, você tem identidade”; este foi um momento rico de retomada de consciência e o despertar dos jovens de sua filiação Divina e sua identidade de cristão e membro de uma comunidade cristã.

        No sábado, demos início ao retiro às 14h00 onde os jovens foram conduzidos às suas instalações e após estarem acomodados, um delicioso lanche foi servido. Com as forças restauradas, alguns avisos e comunicados foram transmitidos pelos assessores da JAR-Itaúna Pedro Henrique e Anete. O primeiro momento do dia foi a palestra com Frei Rhuam sobre “O amor de Deus” introduzindo a temática do retiro e despertando em cada jovem a abertura de coração nos dias que viriam.

        No domingo, dia dos pais, a família esteve junto aos filhos para um belíssimo testemunho do casal Regina Célia e Vítor sendo conduzidos ao almoço. Os dias de retiro foram repletos de espiritualidade e partilha contando com momentos de palestras, círculos de reflexão, dinâmicas, teatro, luau, momento Mariano, Adoração ao Santíssimo e Santa Missa.

        Somos gratos a Deus pela entrega de cada pessoa que, direta ou indiretamente, colaboraram para que este retiro pudesse acontecer. Nosso agradecimento aos líderes dos respectivos grupos, de forma especial, a Glorinha e a equipe da cozinha bem como aos jovens que, abertos à ação de Deus, estiveram presentes conosco nestes maravilhosos dias de encontro com Deus e com os irmãos.

        Agora, nossa missão é levar aos nossos amigos e familiares tudo o que vivemos!
Fraternalmente!

Por Frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida, OAR


Algumas fotos do retiro:











  
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:


15 de ago de 2016

DIA DO RELIGIOSO (3º. DOMINGO DE AGOSTO).

Província Santa Rita de Cássia
Brasil




        No próximo domingo (21/08/2016) celebraremos o “DIA DO RELIGIOSO”. Neste pequeno artigo, queremos homenagear a todos os homens e as mulheres que se entregam de corpo e alma ao Senhor na Vocação Religiosa, principalmente a todos os AGOSTINIANOS RECOLETOS.

        RELIGIOSOS E RELIGIOSAS: É a vocação de homens e mulheres que buscam, na vivência comunitária e fraterna, a perfeição pessoal como vocação.

        Esta realidade, normalmente, acontece no contexto de um Instituto Religioso, cada pessoa fazendo ali sua opção de vida cristã, concretizada na vivência dos Conselhos Evangélicos, isto é, esforçando-se para colocar em prática a pobreza, a castidade e a obediência, tendo como pano de fundo e objetivo o Reino de Deus.

        Temos uma diversidade de formas e de caminhos na vida religiosa. São maneiras de testemunhar a vida de fé, seja numa comunidade apostólica, ou contemplativa, ou monástica. Em alguns casos, isto acontece de forma pessoal, ficando o indivíduo inserido no seu próprio mundo profissional, agindo ali com testemunho de fé.

        Existem inúmeros Institutos Religiosos, mas também Institutos Seculares, cada um com seu carisma próprio, ambos voltados para o exercício da missão cristã no mundo. São formas das pessoas colocarem suas vidas e existências a serviço do Reino de Deus. Tudo passa pelo seguimento e pela paixão por Jesus Cristo.

        A referência principal da vocação religiosa é a busca da santidade no caminho das bem-aventuranças. Para o Documento de Aparecida: “A vida consagrada é um dom do Pai, por meio do Espírito, à sua Igreja...”. Quem a vivencia deve ter um coração indiviso para servir a Deus e a humanidade de forma total e livre.

        A vida religiosa quer testemunhar que somente Deus basta para preencher a vida das pessoas de sentido e de alegria. Quer mostrar para o mundo, que vem perdendo o sentido do divino, supervalorizado as coisas materiais, os valores pelos quais vivem. Tudo isto deve ser um novo sopro de Deus na Igreja e na vida das pessoas de hoje.

Queremos parabenizar todos os religiosos pela opção que fizeram, respondendo ao chamado de Deus no contexto de hoje.

Por Dom Paulo Mendes Peixoto - http://catequeseebiblia.blogspot.com.br
Edição para o Blog: Frei Ricardo, OAR











Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL: