11 de abr de 2017

ACONTECEU O PRIMEIRO ENCONTRO VOCACIONAL AGOSTINIANO-RECOLETO NO ANO DE 2017 NA REGIÃO DO NORDESTE.

SAV/OAR
Limoeiro/Pe




        Neste último final de semana passado, 08 e 09 de abril de 2017 aconteceu na cidade de Limoeiro/Pe o “PRIMEIRO ENCONTRO VOCACIONAL AGOSTINIANO-RECOLETO NO ANO DE 2017 NA REGIÃO DO NORDESTE”.

        Com a direção dos religiosos, Frei Gustavo Barbiero Mello e Frei André Pereira de Arruda (Promotores Vocacionais), 5 jovens (Tiago da Silva Moreira, Ewerton Manoel Santana da Silva, Josinaldo Antônio da Silva Filho, Lucas Aleixo e Marcio Alexandre) conheceram um pouco mais do carisma agostiniano-recoleto convivendo mais de perto com os frades e o carisma de nossa Ordem Religiosa.

        O objetivo principal do encontro foi entre outros, ajudar os jovens que procuram a Ordem dos Agostinianos Recoletos com alguma inquietação vocacional, a discernirem o chamado e a vontade de Deus em suas vidas. Criar laços de confiança e amizade, promover a convivência dos vocacionados com os frades e também entre eles.

        O principal assunto tratado neste encontro vocacional foi: o seguimento de Jesus Cristo, nas diferentes vocações, abordando os seguintes aspectos: VOCAÇÃO É DOAÇÃO (Teologia da vocação); VOCAÇÃO LAICAL; VOCAÇÃO SACERDOTAL; VOCAÇÃO MATRIMONIAL e VOCAÇÃO RELIGIOSA.

        Esse foi o primeiro encontro vocacional do ano de 2017 para a região do Nordeste Brasileiro, que a princípio não estava incluso no calendário da província. No entanto, devido ao grande número de vocacionados acompanhados da região, o encontro se fez necessário.

        Além dos assuntos principais abordados, foram programados momentos fortes de oração, de convivência comunitária, partilha e interiorização. Destacou-se a Liturgia das Horas e o deserto com a Palavra de Deus como momentos marcantes. O ápice dos momentos de oração se deu com a Eucaristia celebrada na Comunidade dos Mendes (Domingo de Ramos).

        Somado aos momentos de recreação comunitária com os frades, foram promovidas convivências dirigidas com aplicação de dinâmicas corporais, partilhas e recursos áudio visuais. Durante todo o encontro a equipe utilizou o material formativo proposto pela Ordem, como o IVAR, e demais materiais da Igreja.

Que o Senhor continue chamando moças e rapazes dispostos a doarem suas vidas no serviço do Reino de Deus!


Texto escrito por Frei Ricardo Alberto Dias, OAR – Franca/SP.
Envio dos dados: Frei Gustavo Barbiero Mello, OAR – Cachoeiro do Itapemirim/ES e Frei André Pereira de Arruda, OAR - Ribeirão Preto/SP.


Algumas fotos do encontro:








  
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:


10 de abr de 2017

FREI SÉRGIO SAMBL PARTICIPA DO ENCONTRO DE ASSESSORES DA JAR EM LIMA (PERU).

Juventude Agostiniana Recoleta
Lima-Peru


        Nos dias 03 e 04 de Abril/2017 estiveram reunidos em Lima (Peru) os frades recoletos assessores das JARs (Juventude Agostiniana Recoleta) da América Latina (Brasil, Argentina, Peru, Venezuela). Provenientes de quatro Províncias distintas (Santa Rita de Cássia, Santo Tomás de Vilanova, São José e São Nicolau de Tolentino).

        Esteve representando a nossa província o frade: Frei Sérgio Sambl, pertencente à comunidade religiosa de Vitória/ES.

        A coordenação dos trabalhos foi do religioso Frei Juan Pablo Martínez Peláez (Presidente do Secretariado de Vocações e Juventude da Ordem).

        Nestes dias os frades se reuniram para refletir sobre:
·       A Carta do Papa Francisco aos Jovens e;
·       O Documento preparatório para o Sínodo dos Bispos: “Os Jovens - A fé e o Discernimento Vocacional”.

        Foram apresentadas as realidades das JARs em cada um dos países, conforme as respectivas províncias ou vicarias. Deu-se a avaliação do Itinerário Formativo da JAR, dos questionários enviados aos grupos JARs e propostas de formação para os assessores das JARs. Outros temas também discutidos foram: sobre a próxima JMJ, sobre os projetos de encontros internacionais da JAR e sobre o Ano da Santidade, proposto para a Ordem neste ano de 2017.

        Nestes dias, os frades buscaram viver mais profundamente os momentos de oração e vida fraterna em comunidade.

Rezemos por toda Juventude Agostiniana Recoleta, para que seja, verdadeiramente, sal da terra e luz do mundo!


Por Frei Sérgio Sambl, OAR – Vitória/ES.
Edição para o Blog: Frei Ricardo Alberto Dias, OAR – Franca/SP.
Colaboração: Vanessa Pagiola – Vitória/ES.


Algumas fotos:







  
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:


POSSE DE FREI DIDIER ESPERIDIÃO NETO, OAR COMO PÁROCO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS – FRANCA/SP.

Paróquia Nossa Senhora das Graças
Franca-SP




        No último dia 08 de abril de 2017, o Senhor Bispo da Diocese de Franca, Dom Paulo Roberto Beloto deu posse a Frei Didier Esperidião Neto, OAR como Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na cidade de Franca.

        A celebração eucarística com a posse do novo pároco iniciou-se às 19h e, contou com a presença de vários padres, diáconos, frades recoletos e seminaristas da Capelinha, dentre os quais, destacamos: Frei Benedito, Frei José Carlos, Frei Raimundo, Frei Afonso, Frei Luís Gonzaga, Frei Rodolfo, Frei Sérgio Sambl, Frei Ricardo, Frei Sidney, Frei Rhuam e Frei Wesley.

        Logo após a celebração, a paroquia ofereceu a todos um delicioso coquetel que foi servido no salão Santo Agostinho, anexo à igreja matriz.

Rezemos por Frei Didier, para que possa imitar sempre a Jesus, o Bom Pastor.

Por Frei Ricardo Alberto Dias, OAR – Franca/SP
Fotos: Coletadas do Facebook


Algumas fotos:















Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL: