28 de abr de 2017

SEMINARISTAS AGOSTINIANOS RECOLETOS DA CAPELINHA (FRANCA/SP) PARTICIPAM DA PEREGRINAÇÃO ESTADUAL REUNIU MAIS DE 700 SEMINARISTAS EM APARECIDA/SP.

Encontro de Seminaristas
Aparecida-SP


 Seminaristas/OAR da Capelinha 2017.

        O Santuário Nacional de Aparecida recebeu, no último sábado (22/04/2017), a Peregrinação dos Seminaristas de todo o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as dioceses do estado de São Paulo. Dentre os quais, estavam os 29 SEMINARISTAS AGOSTINIANOS RECOLETOS que moram no Seminário Nossa Senhora Aparecida (Capelinha) e cursam Filosofia no Instituto Agostiniano de Filosofia (ambos na cidade de Franca/SP e órgãos da Ordem dos Agostinianos Recoletos).

        Mais de 700 seminaristas participaram desta peregrinação promovida pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB). As atividades da Peregrinação começaram com uma concentração na Tribuna Bento XVI onde seminaristas, juntamente com os padres formadores, receberam uma palavra de acolhimento por parte de Dom Paulo Beloto, bispo de Franca e Referencial da Osib no Regional e do presidente da Organização, padre Leandro dos Santos, seguida de procissão até o interior do Santuário, que seguiu com a oração do Terço presidida por dom Paulo e organizada pelos seminaristas da diocese de Jundiaí (SP).

        O momento central foi a celebração das 9h presidida por Dom Jaime Pedro Kohl, bispo diocesano de Osósrio (RS) e concelebrada pelo bispo de Franca (SP) e referencial da Osib do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Paulo Beloto; Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto; Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes e Vice Presidente do Regional Sul 1. Também na ocasião estava visitando o santuário um bispo da África. A missa também foi concelebrada por dezenas de sacerdotes formadores de seminário.

        Após a Missa, na Capela São José, os seminaristas tiveram um encontro com o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes que dirigiu palavras de encorajamento aos seminaristas e fez uma belíssima reflexão sobre a imagem de Nossa Senhora Aparecida e o que ela tem a dizer aos futuros padres da Igreja.

        Após o encontro, padre Leandro dos Santos, Presidente da OSIB agradeceu o apoio, empenho e dedicação dos padres formadores das dioceses presentes nessa peregrinação, aos bispos presentes e a toda a equipe da OSIB que pensou e colaborou para que o evento acontecesse.

        Para o padre Leandro, “A Peregrinação foi muito válida. Nosso objetivo era celebrar com os seminários do Regional Sul 1 os 300 anos da aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Acredito que nosso objetivo foi alcançado”.

        Já o Bispo de Mogi das Cruzes (SP) e vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB, dom Pedro Luiz Stringhini falou que “foi um momento muito significativo na dimensão da vocação e ministério. A romaria reforça a caminhada vocacional de nossos seminaristas, porque traz entusiasmo, e sobretudo também se coloca sob a proteção de nossa Senhora, isto fortalece nas comemorações dos 300 Anos de Nossa Aparecida e nos 100 Anos de Nossa de Senhora de Fátima. A peregrinação serviu de exemplo para outras comissões, dimensões, e de estimulo para outros momentos e eventos com os seminaristas de nosso Regional.

        A Peregrinação encerrou-se com a Consagração Solene a Nossa Senhora Aparecida.

Edição para o Blog da Província: Frei Ricardo Alberto Dias, OAR – Franca/SP.


Algumas fotos do encontro:



















  
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:



24 de abr de 2017

ENCONTRO DE RELIGIOSOS JOVENS/2017 – ATÉ 10 ANOS DE PROFISSÃO SOLENE (MARATAÍZES-ES).

Secretariado de Espiritualidade
Marataízes-ES



        Aconteceu na última semana passada (20 e 21 de abril de 2017) o “Encontro de Religiosos Jovens – até 10 anos de profissão solene da Província Santa Rita de Cássia”. O encontro aconteceu na casa da família Barbiero na cidade de Marataízes-ES.

        Durante estes dois dias, os frades jovens de nossa província puderam refletir sobre vários temas e viver a fraternidade sonhada por nosso pai Santo Agostinho.

        Participaram do encontro os seguintes frades: Frei Rodolfo, Frei Ricardo, Frei Clébson e Frei Wesley (Capelinha-Franca/SP); Frei Hélton e Frei Geraldo (Teologado Santa Mônica-São Paulo/SP); Frei Mason e Frei André (Ribeirão Preto/SP); Frei Agostinho e Frei Sérgio Sambl (Vitória/ES); Frei Jonas (Muqui/ES); Frei Gustavo (Cachoeiro/ES) e Frei Evandro (Rio de Janeiro/RJ). Já a coordenação do encontro foi de Frei Mário (Presidente do Secretariado de Espiritualidade da Província).

        Pela manhã do dia 20/04, a reflexão girou em torno do “Discurso do Papa Francisco aos Jovens Consagrados” em Roma (17/09/2015), onde estavam presentes Frei Jonas e Frei Wesley. À tarde, os religiosos estiveram em Guarapari/ES, onde visitaram a casa e família de Frei Wesley e desfrutaram de um belo passeio de escuna em alto-mar. Já à noite, assistiram ao filme: “Até o último homem” (Mel Gibson) e degustaram um delicioso cachorro-quente preparado pelos pais e tia de Frei Gustavo que auxiliaram na cozinha nestes dois dias de encontro.

        No último dia de encontro (21/04), pela manhã, os religiosos refletiram sobre o texto: “A ética do cuidado na Vida Religiosa Consagrada” do agostiniano recoleto Danilo José Janegitz. À tarde os religiosos partiram para a cidade de Anchieta, onde conheceram o “Museu de São José de Anchieta” e, puderam rezar em seu santuário nacional. Ao regressarem à Marataízes, os frades rezaram o Santo Terço caminhando pelas areias da praia. À noite, aconteceu uma recreação com jogos e bingo.

        Agradecemos a todos que direita ou indiretamente contribuíram para que este encontro se tornasse realidade.





Um só coração e uma só alma!

Por Frei Ricardo Alberto Dias, OAR – Franca/SP.


Momentos de fraternidade:















  

Santa Missa:










  


Passeio em Guarapari:
































Passeio em Anchieta:




























  
Santo Terço na praia:













  
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL: