12 de mai de 2017

REINICIOU AS MISSÕES DE EVANGELIZAÇÃO NOS PRÉDIOS EM VITÓRIA/ES.

Paróquia Santa Rita de Cássia
Vitória-ES




        No dia 09/05/2017 o pároco da Paróquia Agostiniana Recoleta Santa Rita de Cássia em Vitória/ES, Frei Agostinho Morosini, atendendo ao pedido do Papa Francisco para sairmos das sacristias e irmos ao encontro do povo, presidiu a Santa Missa no Edifício Palos Verde, localizado no território paroquial.

        Assim sendo, inspirado por esse mandato do Papa Francisco (“sair das sacristias e ir ao encontro do povo de Deus”), foi reiniciado o trabalho de “Missões nos Prédios”, visando mensalmente celebrar nos condomínios ou outro lugar público.

        Durante a celebração eucarística, Frei Agostinho convidou a todos para - “...que sejamos cristãos verdadeiros, dando exemplo de discípulos e missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde quer que estejamos”.

        Ao final da celebração, recordando os “Pastorzinhos de Fátima” (Francisco e Jacinta) que serão canonizados neste próximo domingo (13/05/2017) e, dentro do mês Mariano, as crianças fizeram a “Coroação a Nossa Senhora”.

        Você que mora nas localidades próximas à igreja matriz e deseja a celebração da Santa Missa em seu prédio, entre em contato conosco pela secretaria paroquial:

Paróquia Santa Rita de Cássia
Rua Fortunato Ramos, 345, Praia do Canto - Vitória - ES
Tel.: (27) 3227 0010

Por Vanessa Pagiola – Vitória/ES.
Edição para o Blog: Frei Ricardo Alberto Dias, OAR – Franca/SP.


Algumas fotos da celebração:







  
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:


11 de mai de 2017

ACONTECEU O ENCONTRO DE LIDERANÇAS JOVENS DAS PARÓQUIAS AGOSTINIANAS RECOLETAS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (MUQUI-ES).

Paróquia São João Batista
Muqui-ES



        No domingo, dia 07/05/2017 em Muqui-ES, reuniram-se lideranças da Juventude das paróquias Agostinianas Recoletas do Estado do Espírito Santo.

        O encontro teve início pela manhã com a acolhida de Frei Ademildo Gomes e, a oração inicial, dirigida pelos Jovens de Castelo.

        Com o tema "Vocação e Missão do Jovem na Igreja e na Sociedade", o encontro foi assessorado por Alex Graça Lima, pedagogo e especialista em juventude, que através de palestras, reflexões, dinâmicas e partilhas em grupo os motivou a servir a igreja e a sociedade, a partir de sua experiência juvenil. Também os levou a trabalhar o autoconhecimento e o conhecimento de sua realidade, para buscarem propostas concretas de mudança onde estiverem inseridos.

        Também contamos com a visita de Dom Santiago, Bispo Agostiniano Recoleto da Prelazia de Lábrea (AM) que incentivou os jovens a trabalharem pela igreja e mostrou-se grato pela disponibilidade dos jovens que ali participavam da formação.

        O missionário leigo Orly esteve presente e os animou convidando os jovens a não "levantarem bandeira" de pastoral, movimento ou grupo, mas unidos defenderem a Bandeira de Cristo na defesa dos valores que os unem; da defesa da vida e dignidade humana.

        O encontro finalizou com a Santa Missa presidida por Frei Sergio Sambl, que no Domingo do Bom Pastor convidou os jovens a seguirem a Cristo através de sua condição de jovens na Igreja, disponíveis á construção do Reino de Deus.

Por Frei Sérgio Sambl, OAR – Vitória/ES.
Colaboração: Vanessa Pagiola – Vitória/ES.
Edição para o Blog: Frei Ricardo Alberto Dias, OAR – Franca/SP.


Algumas fotos do encontro:







  
Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:



BISPO DE LÁBREA VISITA A COMUNIDADE AGOSTINIANA RECOLETA EM VITÓRIA-ES.

Paróquia Santa Rita de Cássia
Vitória-ES


        No dia que os Agostinianos celebraram o dia de Nossa Senhora da Graça (08/05), Dom Santiago, bispo Agostiniano Recoleto da Prelazia de Lábrea-AM, presidiu a celebração eucarística na Paróquia Santa Rita de Cássia em Vitória ES. Frei Agostinho e Frei Sérgio também participaram da celebração.

        Dom Santiago esta em um período de descanso e fez questão de visitar o Estado do Espírito Santo para agradecer toda ajuda da igreja capixaba à Prelazia de Lábrea.

Por Vanessa Pagiola – Vitória/ES.
Edição para o Blog: Frei Ricardo Alberto Dias, OAR – Franca/SP.


Algumas fotos da celebração:






Saiba mais acessando a nossa WEB OFICIAL:


8 de mai de 2017

SANTORAL AGOSTINIANO: 08 DE MAIO – NOSSA SENHORA DA GRAÇA.

Província Santa Rita de Cássia
Brasil


        
A Ordem dos Agostinianos, desde as suas origens, devota um amor filial à Mãe de Deus.

        Uma das devoções muito apreciada pelos frades Agostinianos Recoletos é a de Nossa Senhora da Graça.

        O título Mãe (Nossa Senhora) da Graça encontra seu fundamento no fato de Maria ser Mãe do verdadeiro Mediador, Jesus Cristo. Ela é a Mãe da fonte de toda a graça, o próprio Filho de Deus.

        O título de Nossa Senhora da Graça é o mais antigo sob o qual Maria é venerada na Ordem Agostiniana, datando suas raízes no Capítulo Geral de 1284.

        Já em 1410 havia confrarias sob esta devoção, tanto na Espanha quanto em Portugal. Os Agostinianos ajudaram muito a expandir esta devoção mariana e ela foi muito difundida especialmente no século XVI.

        O século XVI foi uma época de expansão e crescimento da Ordem. Muitos conventos foram dedicados à Nossa Senhora Mãe da Graça.

        A partir do século XVII a devoção passa a ser considerada como própria da Ordem de Santo Agostinho e os agostinianos chegaram até a ser chamados de "gracianos" por causa da relação filial com a Virgem da Graça.

        A celebração litúrgica com Missa e Ofício próprios foi concedida no dia 2 de setembro de 1806 pelo Papa Pio VII a pedido do venerável José Bartolomé Menoquio, sacristão do Papa e Vigário Geral da Ordem.

        No continente americano - a exemplo do resto do mundo onde os Agostinianos se faziam presentes - várias escolas, Igrejas e comunidades foram erigidas e colocadas sob a sua proteção.

        A festa de Nossa Senhora da Graça tem sido celebrada em diversas datas segundo a interpretação dos liturgistas eclesiásticos de diversos tempos.

        Atualmente a festa é celebrada no dia 8 de maio.